Jump to content
  • -1

Pergunta

Postado

Boa noite Rapaziadinhaa!

Estava estudando sobre ETFs ate agora à noite e queria compartilhar algo importante que cruzei durante a pesquisa. Como tenho formação em eletrônica e sempre mexi com montagem e upgrade de computadores, acabei ligando alguns pontos que podem impactar diretamente o futuro da NVIDIA e de quem investe em tecnologia.

O que são NPUs e por que elas podem derrubar o domínio da NVIDIA

Hoje, a NVIDIA domina o mercado de chips usados em inteligência artificial, especialmente com suas GPUs. Mas está surgindo uma tecnologia chamada NPU (Neural Processing Unit) — que pode mudar tudo.

As NPUs são chips feitos especialmente para rodar tarefas de inteligência artificial, como reconhecimento de voz, imagem e assistentes inteligentes. Elas são mais baratas, mais leves e muito mais eficientes que as GPUs da NVIDIA, principalmente quando falamos em IA no celular, notebook e PC.

Grandes empresas como Apple, Google, Qualcomm, Microsoft e AMD já estão criando seus próprios chips com NPU integradas. Isso significa que muitos serviços que antes dependiam de uma GPU cara da NVIDIA agora vão rodar direto no seu dispositivo — sem precisar da nuvem ou datacenters com placas NVIDIA.

O que isso muda?

Menos demanda por GPUs para tarefas simples de IA

Queda no domínio da NVIDIA, já que o mercado vai se abrir pra outros chips mais baratos e integrados

Empresas grandes estão fugindo do ecossistema da NVIDIA, criando soluções próprias

A margem de lucro da NVIDIA pode cair, e os investidores podem sentir isso

NPUs são muito mais baratas de produzir e operar, grandes empresas de tecnologia, bancos, seguradoras e até governos podem optar por ela.

E o impacto nos ETFs?

Se você investe ou pensa em investir em ETFs como SMH, VGT ou QQQ, saiba que muitos desses têm uma exposição alta à NVIDIA. Se essa tendência das NPUs continuar crescendo (e eu particularmente acredito que vai) a NVIDIA pode perder espaço e isso vai impactar a performance desses ETFs.

A NVIDIA ainda é forte, principalmente em datacenters e no treinamento de modelos grandes. Mas se a IA on-device com NPUs continuar avançando, ela pode sim perder espaço e valor de mercado.

Algum de vocês já chegou a ouvir falar das NPUs ou tem alguma visão diferente da minha? Aposto fortemente em mercados de Tecnologia e Inovação e sei que, cada dia mais, estamos indo rumo a um futuro mais tecnológico. Mas a tecnologia avança tão rápido que às vezes deixamos passar coisas como essa despercebidas.

• Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

NPU já tem uns anos circulando. O maior problema que vejo nesses equipamentos, principalmente para o
varejo é a falsa realidade que muitos vendem, de que você terá "IA" em seus
equipamentos, a maioria das boas IA's, são SaaS, ou seja tudo isso requer uma assinatura de algum "ChatGPT" da vida.

- Exemplo pratico. Se você compra um notebook com Windows, vem com Copilot, e você compra o Office 365, dentro dele você pode comprar o ChatGPT para o Excel, mesmo você já possuindo assinatura do ChatGPT puro. ela não serve pra quase nada dentro de outro ambientes, existem vários casos.

Já tenho visto muitos produtos vendidos com "IA", e na maioria dos casos não há um aprendizado real são produtos surfando uma onda. geladeira, lavadora, tv, FILTRO, etc, etc.

Em 2018 já rolava TV com "IA".

As GPU foram "trocadas" pelas ASIC (Application-Specific Integrated Circuit), para mineração de 
cripto, devido a maior eficiência, vários produtos da tecnologia evoluem e se aprimoram para reduzir custo de produção.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite @Gustavo Dias Jesus, tudo bem?

Não acredito que apenas as NPU's tem potencial para afetar tão fortemente a NVIDIA. É uma empresa gigante, com um setor de P&D muito bom e com certeza estão de olho em todas as novas tendências em chips. 

Claro que temos exemplos de empresas como a Kodak e a Xerox, mas não acredito que isso irá se repetir com a NVIDIA.

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Gustavo Dias Jesus disse:

Boa noite Rapaziadinhaa!

Estava estudando sobre ETFs ate agora à noite e queria compartilhar algo importante que cruzei durante a pesquisa. Como tenho formação em eletrônica e sempre mexi com montagem e upgrade de computadores, acabei ligando alguns pontos que podem impactar diretamente o futuro da NVIDIA e de quem investe em tecnologia.

O que são NPUs e por que elas podem derrubar o domínio da NVIDIA

Hoje, a NVIDIA domina o mercado de chips usados em inteligência artificial, especialmente com suas GPUs. Mas está surgindo uma tecnologia chamada NPU (Neural Processing Unit) — que pode mudar tudo.

As NPUs são chips feitos especialmente para rodar tarefas de inteligência artificial, como reconhecimento de voz, imagem e assistentes inteligentes. Elas são mais baratas, mais leves e muito mais eficientes que as GPUs da NVIDIA, principalmente quando falamos em IA no celular, notebook e PC.

Grandes empresas como Apple, Google, Qualcomm, Microsoft e AMD já estão criando seus próprios chips com NPU integradas. Isso significa que muitos serviços que antes dependiam de uma GPU cara da NVIDIA agora vão rodar direto no seu dispositivo — sem precisar da nuvem ou datacenters com placas NVIDIA.

O que isso muda?

Menos demanda por GPUs para tarefas simples de IA

Queda no domínio da NVIDIA, já que o mercado vai se abrir pra outros chips mais baratos e integrados

Empresas grandes estão fugindo do ecossistema da NVIDIA, criando soluções próprias

A margem de lucro da NVIDIA pode cair, e os investidores podem sentir isso

NPUs são muito mais baratas de produzir e operar, grandes empresas de tecnologia, bancos, seguradoras e até governos podem optar por ela.

E o impacto nos ETFs?

Se você investe ou pensa em investir em ETFs como SMH, VGT ou QQQ, saiba que muitos desses têm uma exposição alta à NVIDIA. Se essa tendência das NPUs continuar crescendo (e eu particularmente acredito que vai) a NVIDIA pode perder espaço e isso vai impactar a performance desses ETFs.

A NVIDIA ainda é forte, principalmente em datacenters e no treinamento de modelos grandes. Mas se a IA on-device com NPUs continuar avançando, ela pode sim perder espaço e valor de mercado.

Algum de vocês já chegou a ouvir falar das NPUs ou tem alguma visão diferente da minha? Aposto fortemente em mercados de Tecnologia e Inovação e sei que, cada dia mais, estamos indo rumo a um futuro mais tecnológico. Mas a tecnologia avança tão rápido que às vezes deixamos passar coisas como essa despercebidas.

@Gustavo Dias Jesus Interessante análise! O mercado está tendendo a ficar cada vez mais competitivo e acho isso muito bom.

Contudo, tendo a concordar com o @João Vitor Bueno Da Silva. A NVIDIA é uma empresa com uma gestão muito inteligente e muito inovadora, duvido que eles vão simplesmente ficar olhando sem ativamente buscar alguma forma de sair na vantagem.

• Criar novo...