Jump to content
  • 0

Investimentos em ETFs na bolsa de LSE e US

Pergunta

Postado

Olá, pessoal!

Tenho um aporte mensal entre US$200-US$300 e pago $1+£1 de taxa de corretagem por aporte (aproximadamente 0,9% por aporte). Atualmente, invisto em 8 ETFs (3 EUA, 5 Irlanda/LSE), fazendo 2 aportes por mês. Percebi que meus investimentos estão muito diluídos e a diversificação em setores específicos (como tecnologia) leva muito tempo.

Gostaria de simplificar e otimizar para o longo prazo. Estou aberto a novas estratégias.

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Antonio Campos disse:

Olá, pessoal!

Tenho um aporte mensal entre US$200-US$300 e pago $1+£1 de taxa de corretagem por aporte (aproximadamente 0,9% por aporte). Atualmente, invisto em 8 ETFs (3 EUA, 5 Irlanda/LSE), fazendo 2 aportes por mês. Percebi que meus investimentos estão muito diluídos e a diversificação em setores específicos (como tecnologia) leva muito tempo.

Gostaria de simplificar e otimizar para o longo prazo. Estou aberto a novas estratégias.

Fala parceiro. A questão não é quantos ETFs você tem, mas se eles refletem sua visão de mundo + horizonte de longo prazo. Sinceramente 8 ETFs é coisa pra caramba. Se pensar que cada ETF tem dezenas de ativos, sua carteira basicamente se torna um índice. Se quer se manter somente em ETF eu cortaria isso pelo menos pela metade. Apesar de que acredito que a escolha de ações específica pode te dar mais resultado a longo prazo. 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
19 horas atrás, Antonio Campos disse:

Olá, pessoal!

Olá, @Antonio Campos!

Apenas complementando nosso amigo @Moroni Rolim,

8 ETFs realmente é uma diversificação muito grande, então não me impressiona que você sinta que está mais diluído do que realmente quer. Vale a pena rever se não existe uma forma de cortar ou trocar ETFs e diminuir esse número para se concentrar em ativos de maior interesse seus e até começar a estudar mais a fundo mercados específicos para selecionar ativos individualmente.

Procure por correlações de holdings entre seus ETFs e certifique-se de que você não está com um porcentual grande de duplas exposições, selecione empresas e/ou setores específicos para analisar mais de perto, entender se não há exposição demais em coisas que você não está tão interessado em ter.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...