Ricardo Machado Silva Postado Segunda-feira às 23:09 Postado Segunda-feira às 23:09 OLá amigos. Meu nome é Ricardo e sou da turma 45. Tenho CDB de liquidez diária no Banco Inter. Quase uma ou duas vezes ao mês preciso resgatar algum valor. Nesses saques eu terei que pagar Imposto de renda? Se sim, como será pago? Desde já agradeço a ajuda.
0 Bolívar Luiz Postado Terça-feira às 16:05 Postado Terça-feira às 16:05 16 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse: Independente de quanto será resgatado? Olá, @Ricardo Machado Silva. Como nosso amigo falou, na renda fixa o I.R é retido na fonte, ou seja, quando você saca você já pagou. O saldo líquido que você visualiza já está descontando o I.R para facilitar. O tempo entre aplicação e saque vai ser sim relevante no valor que você paga de I.R, mas não irá isentá-lo. Você será isento de IOF após 30 dias da aplicação, mas o Imposto de Renda é incidido em no mínimo 15% conforme o tempo decorrido entre aplicação e resgate, segundo a tabela regressiva. Abaixo estão as tabelas regressivas de IOF e de I.R: Vale reforçar o que já dito pelo @João Vitor Bueno Da Silva: Apesar de já ter pago o imposto, essas movimentações devem ser declaradas no IRPF mesmo assim. Abraços! 2
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado Segunda-feira às 23:15 Postado Segunda-feira às 23:15 Boa noite @Ricardo Machado Silva, tudo bem? O imposto é retido direto na fonte, ou seja, no ano seguinte não precisa pagar nada. Apenas declarar. Abraços! 1
0 Ricardo Machado Silva Postado Segunda-feira às 23:17 Author Postado Segunda-feira às 23:17 Independente de quanto será resgatado?
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado Segunda-feira às 23:19 Postado Segunda-feira às 23:19 Just now, Ricardo Machado Silva disse: Independente de quanto será resgatado? Independente, qualquer CDB tem IR retido na fonte. Contudo, só é "debitado", no momento do saque, para fazer o cálculo do imposto. O imposto incide comente sobre o rendimento. Geralmente os bancos mostram o saldo líquido, já descontado o IR até aquela data e se entrar em detalhes, consegue saber a rentabilidade total, sem o desconto do IR. 1
0 Ricardo Machado Silva Postado ontem às 02:19 Author Postado ontem às 02:19 Obrigado amigos por todo o esclarecimento. Uma última dúvida: Tenho um print do CDB que tenho e ali mostra o valor de ganho /perda do investimento. Na verdade eu querida confirmar se esse ganho já aconteceu de fato em cima do valor que investi.
0 Matheus P S Postado ontem às 06:38 Postado ontem às 06:38 4 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse: Obrigado amigos por todo o esclarecimento. Uma última dúvida: Tenho um print do CDB que tenho e ali mostra o valor de ganho /perda do investimento. Na verdade eu querida confirmar se esse ganho já aconteceu de fato em cima do valor que investi. Oi Ricardo, A resposta está na própria imagem: você investiu R$ 29 mil, que rendeu R$ 522,97. Em relação a este valor você está atualmente pagando o imposto de renda na alíquota de 22,5%, que equivale a R$ 117.53. Portanto, seu tendimento líquido é de R$ 404.84 - que, somados ao valor inicial investido de R$ 29 mil, totaliza R$ 29.404,84, que é o valor líquido disponível para você. Se você mantiver até a data de vencimento, sua alíquota de imposto será reduzida para 15%. Ou seja, você receberá de volta os R$ 29 mil investidos mais o rendimento total até lá, menos 15% de imposto aplicado apenas sobre os rendimentos obtidos. Veja abaixo na imagem: Vamos supor que a taxa Selic se mantivesse a 14,75% ao ano até 2027 (o que provavelmente não vai ocorrer - então é só um exemplo), você receberia R$ 9.185,93 de rendimentos totais. Em relação a este valor seria aplicada a alíquota de 15%, portanto: R$ 9.185,93 - 15% = R$ 7.808,04 de rendimento líquido. Somando-se aos R$ 29 mil iniciais, você receberia R$ 36.808,04 quando o CDB vencer. Lembrando que o valor efetivamente seria um pouco menos porque você investiu em abril deste ano e já estamos em junho, e também que neste exemplo estou usando a taxa Selic de 14,75%, que não será a mesma até lá. Mas espero que o raciocínio tenha ficado claro. Espero ter ajudado! 1
0 Artur Barbosa Postado ontem às 08:21 Postado ontem às 08:21 5 horas atrás, Ricardo Machado Silva disse: Obrigado amigos por todo o esclarecimento. Uma última dúvida: Tenho um print do CDB que tenho e ali mostra o valor de ganho /perda do investimento. Na verdade eu querida confirmar se esse ganho já aconteceu de fato em cima do valor que investi. Fala Ricardo, ainda resta dúvidas? Você já ganhou 522,37 que está descrito, mas se retirar todo o dinheiro agora, vai pagar 117,53 de Imposto. Por isso a diferença do bruto para o líquido é o valor dos impostos. Agora, se retirar só uma parte, o cálculo será feito só para essa parte de retirada e calculada em cima dos investimentos mais antigo, se houve investimentos em diferentes datas. 1
0 Elcimar Guimarães Postado ontem às 11:38 Postado ontem às 11:38 On 10/06/2025 at 13:05, Bolívar Luiz disse: Vale reforçar o que já dito pelo @João Vitor Bueno Da Silva: Apesar de já ter pago o imposto, essas movimentações devem ser declaradas no IRPF mesmo assim. O informe de rendimentos do Inter não é muito detalhado. Deve ser bem complicado declarar esses rendimentos no IR.
Pergunta
Ricardo Machado Silva
OLá amigos. Meu nome é Ricardo e sou da turma 45.
Tenho CDB de liquidez diária no Banco Inter.
Quase uma ou duas vezes ao mês preciso resgatar algum valor.
Nesses saques eu terei que pagar Imposto de renda? Se sim, como será pago?
Desde já agradeço a ajuda.
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
9/Jun
4
13/Jun
4
10/Jun
1
Top Posters For This Question
Ricardo Machado Silva 3 posts
João Vitor Bueno Da Silva 2 posts
Matheus P S 1 post
Bolívar Luiz 1 post
DIAS POPULARES
9/Jun 2025
4 posts
13/Jun 2025
4 posts
10/Jun 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Bolívar Luiz
Olá, @Ricardo Machado Silva. Como nosso amigo falou, na renda fixa o I.R é retido na fonte, ou seja, quando você saca você já pagou. O saldo líquido que você visualiza já está descontando o I.R p
João Vitor Bueno Da Silva
Boa noite @Ricardo Machado Silva, tudo bem? O imposto é retido direto na fonte, ou seja, no ano seguinte não precisa pagar nada. Apenas declarar. Abraços!
João Vitor Bueno Da Silva
Independente, qualquer CDB tem IR retido na fonte. Contudo, só é "debitado", no momento do saque, para fazer o cálculo do imposto. O imposto incide comente sobre o rendimento. Geralment
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts