Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Olá, pessoal!

Me chamo Luis Felipe, tenho 30 anos e comecei a investir no meio do ano passado. Antes de entrar na AUVP, cheguei a assinar uma casa de análise e segui carteiras recomendadas, inicialmente focadas em renda. Mas hoje entendo que ainda estou na fase de construção de patrimônio e preciso ajustar minha estratégia com mais consciência.

Montei este post com a composição atual da minha carteira — dividida por tipo de investimento, setor e peso percentual de cada ativo. Quero muito ouvir a opinião da comunidade para refletir melhor e fazer os ajustes necessários, sempre com foco no longo prazo.

Já finalizei todas as aulas do curso, mas sigo revisitando alguns conteúdos sempre que preciso reforçar conceitos.

Sei que a filosofia é o Buy and Hold, e que o ideal não é ficar vendendo ativos o tempo todo. Mas também acredito que revisar e calibrar a carteira faz parte da evolução como investidor.

Ações Brasil (30%): está 35%

ABCB4    Bancos                    4.95%
BBAS3    Bancos                    4.59%
BBDC4    Bancos                    6.95%
EGIE3    Energia Elétrica        5.02%
FLRY3    Saúde                    6.06%
GGBR3    Siderurgia                4.12%
KEPL3    Máquinas e Equipamentos    6.42%
KLBN11    Papel e Celulose        2.73%
MDIA3    Alimentos                4.93%
PETR4    Petróleo                3.41%
SAPR4    Água e Saneamento        4.04%
SLCE3    Agricultura                5.76%
STBP3    Portuário                3.23%
TGMA3    Transporte                5.51%
TOTS3    Tecnologia                6.08%
VALE3    Mineração                5.30%
VIVA3    Acessórios                8.05%
WEGE3    Motores                    7.83%
WIZC3    Previdência e Seguros    3.99%

Fundos Imobiliários (FIIs) (15%): está 18,51

BRCR11    Híbrido            11.83%
GARE11    Híbrido            10.73%
HGLG11    Logística        11.32%
LVBI11    Logística        7.27%
MALL11    Shopping        4.83%
PATL11    Logística        10.75%
RBVA11    Renda Urbana    6.11%
VILG11    Logística        9.97%
VISC11    Shopping        12.31%
XPML11    Shopping        12.49%

Investimentos no Exterior (BDRs/ETFs) (20%): está 22,60%

IVV        S&P             34.12%
SCHD    Dividendos        27.26%
VXUS     Internacional    23.52%
MCHI    China            6.25%
INDA    India            5.79%
VGK        Europa            5.95%

Criptomoedas    (5%): está 7,83%

BTC        45.53%
ETH        42.89%
SOL        19.68%

Renda Fixa (30%): está 12,38% (estou repondo a parte do tesouro que precisei resgatar)

Tesouro Selic: 18%
CDB Pré-Fixado: 12%

Desde já, agradeço a todos pelos comentários e contribuições! 👊

Editado por Luis Felipe Da Silva Sousa
Remover a TAUROS
  • Brabo 3

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
15 minutes ago, Luis Felipe Da Silva Sousa disse:

Olá, pessoal!

Me chamo Luis Felipe, tenho 30 anos e comecei a investir no meio do ano passado. Antes de entrar na AUVP, cheguei a assinar uma casa de análise e segui carteiras recomendadas, inicialmente focadas em renda. Mas hoje entendo que ainda estou na fase de construção de patrimônio e preciso ajustar minha estratégia com mais consciência.

Montei este post com a composição atual da minha carteira — dividida por tipo de investimento, setor e peso percentual de cada ativo. Quero muito ouvir a opinião da comunidade para refletir melhor e fazer os ajustes necessários, sempre com foco no longo prazo.

Já finalizei todas as aulas do curso, mas sigo revisitando alguns conteúdos sempre que preciso reforçar conceitos.

Sei que a filosofia é o Buy and Hold, e que o ideal não é ficar vendendo ativos o tempo todo. Mas também acredito que revisar e calibrar a carteira faz parte da evolução como investidor.

TASA4    Armas e Munições        3.74% (Nota está zerada.)

BTC        45.53%
ETH        42.89%
SOL        19.68%

Renda Fixa (30%): está 12,38% (estou repondo a parte do tesouro que precisei resgatar)

Boa tarde, @Luis Felipe Da Silva Sousa !

Acho que o primeiro a ponto a mencionar com base no que você colocou, é sobre as vendas. Mesmo ao longo do tempo que formos investindo e acumulando nosso patrimônio, ainda não haveria uma necessidade implícita de vender ativos. Normalmente vamos sempre fazendo correções com dinheiro novo. E além disso em quais casos que seria necessária uma venda? Quando um ativo se valoriza muito? Mas se ele está se valorizando é um sinal então de quem estamos com uma empresa que está dando certo dado que no longo prazo as cotações tendem a acompanhar os lucros. Não teria sentido vender algo que está dando lucros.

Você tem uma quantidade de ativos que alguns podem considerar grande. O que penso ser mais importante neste ponto é o quanto você consegue acompanhar estes ativos. Falando de ações e FIIs, você tem 30 ativos sendo 20 ações e 10 FIIs. Você tem tempo para acompanhar 30 empresas? E acompanhar não é abrir o broker e ver como estão as cotações dos ativos. Mas sim ler relatórios, pelo menos os relatórios anuais das ações e os relatórios trimestrais dos FIIs dado que eles apresentam variações em suas operações de forma mais rápida que as ações. Lembrando que não tem um número mágico de ativos em carteira. Mas a questão que fica é: você terá tempo e paciência para ler 30 relatórios?

A diversificação na minha opinião está interessante, mas acho que vale também olhar com mais atenção para alguns ativos escolhidos que em tese, sequer passariam nas nossas premissas básicas de tag along, lucros consistentes e dívida controlada. Kepler, Santos e Taurus por exemplo, requerem um nível maior de atenção. 

A diversificação internacional achei bem massa!

E é isso haha

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Boa tarde, @Eddy Paulini!

Muito obrigado pelo retorno detalhado — realmente agregou bastante!

Sobre a questão das vendas, concordo contigo: a ideia é manter o foco no longo prazo e fazer os ajustes com aportes novos. Meu comentário sobre possíveis revisões foi mais no sentido de reavaliar a tese de alguns ativos que talvez não se encaixem tão bem nas premissas do Buy and Hold. E, como você bem colocou, vender só porque subiu não faz sentido se os fundamentos seguem firmes.

Quanto à quantidade de ativos, também venho refletindo sobre isso. Percebo que a carteira está bem pulverizada e, sendo sincero, não consigo acompanhar tudo com a profundidade que gostaria. Estou considerando reduzir um pouco e focar mais em boas empresas que eu realmente consiga acompanhar bem — sem virar refém de cotação.

Sobre os ativos mais polêmicos como Kepler e Taurus, reconheço que vieram de uma carteira recomendada por uma casa de análise. No caso da Santos Brasil, talvez tenha sido uma tese antiga de crescimento antes da pandemia, mas hoje vejo que é um ativo com mais riscos e que exige atenção. Já estão na minha lista de reavaliação.

E fico feliz que tenha achado interessante a diversificação.

Valeu demais pelo feedback! Está ajudando muito nesse processo de lapidar a estratégia. 👊

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Luis Felipe Da Silva Sousa disse:

Sobre a questão das vendas, concordo contigo: a ideia é manter o foco no longo prazo e fazer os ajustes com aportes novos. Meu comentário sobre possíveis revisões foi mais no sentido de reavaliar a tese de alguns ativos que talvez não se encaixem tão bem nas premissas do Buy and Hold. E, como você bem colocou, vender só porque subiu não faz sentido se os fundamentos seguem firmes.

@Luis Felipe Da Silva Sousa aqui então neste caso seu raciocínio é perfeito! Até porque na verdade faz parte da nossa rotina de revisar os ativos que temos periodicamente. Falando de ações, uma vez ao ano é o ideal lendo os balanços de fechamento das empresas divulgados no 4T de cada ano. Acompanhamentos semestrais podem até serem lidos mas são espaços de tempo muito curtos para de fato se avaliar legal uma empresa. Ela pode ter um prejuízo em um determinado semestre por algum fator como, por exemplo, sazonalidade e ainda assim fechar com lucro no exercício somando os lucros dos demais trimestres. Para FIIs o acompanhamento trimestral faz mais sentido pois as mudanças neles são sentidas mais rápidas.

Novamente, fico feliz em ter ajudado!

Está no caminho  =D

• Brabo 1
  • 0
Postado
15 horas atrás, Luis Felipe Da Silva Sousa disse:

Olá, pessoal!

TASA4    Armas e Munições        3.74% (Nota está zerada.)

BTC        45.53%
ETH        42.89%
SOL        19.68%

Oi Luís,

Só acrescentando outras ideias para você refletir:

• Pontos de Atenção - Ações:
    • Concentração bancária (16.5%) entre BBDC4, BBAS3 e ABCB4 pode amplificar riscos sistêmicos.
    • VIVA3 com peso elevado (8.05%), acima de empresas mais consolidadas, é um desvio notável. Sendo small cap e com menor liquidez, eleva o risco.
    • TASA4 zerada, mas ainda listada: recomenda-se removê-la para refletir corretamente a carteira ativa.
  • Ponto de Atenção - FIIs:
    • Exposição elevada a setores cíclicos (shoppings somam ~30%), sensíveis à inflação, consumo e juros.
  • Ponto de Atenção - Investimentos Internacionais:
    • Acho que você poderia considerar apenas três ETFs: S&P 500, mundo ex-USA e mercados emergentes, evitando gestão ativa da sua carteira (redistribuição de alocação conforme passa o tempo).
  • Ponto de Atenção - Renda FIxa:
    • Ausência de indexados ao IPCA ou pós-fixados de longo prazo limita a proteção inflacionária e diversificação

Espero ter ajudado!.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...