Jump to content

Pergunta

Postado

Suponhamos que irei começar agora a investir em ações e fiis, tenho 200k para isso.
Como eu começo a levantar uma lista de ativos para eu começar a avaliar. Por exemplo, quero uma lista com 20 ações e 20 fiis para começar, sendo 5 por cada segmento, porem as que são consideradas por muitos "MELHORES".
Pego no google? Na corretora? Ou vocês tem uma alternativa melhor?

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite @Rodolfo Canedo Mesquita, tudo bem?

Na analítica ela faz essa seleção para você, entre azulim, viável, viável com estudos e bomba. É um bom começo. Ajuda bastante.

Com base no conteúdo que aprendeu, você também pode filtrar empresas de cada setor, com base no P/VP, P/L, ROE, DY e outros indicadores.

A bolsa brasileira não é muito grande, então se definir um padrão mínimo de indicadores, já corta uma boa parte, se não a maioria das empresas. Depois, é trabalho de comparar uma com a outra. Se preferir, pode instruir a IA para fazer isso.

Abraços!

• Aí cê deu aula... 3
  • 0
Postado
7 horas atrás, Rodolfo Canedo Mesquita disse:

Suponhamos que irei começar agora a investir em ações e fiis, tenho 200k para isso.
Como eu começo a levantar uma lista de ativos para eu começar a avaliar. Por exemplo, quero uma lista com 20 ações e 20 fiis para começar, sendo 5 por cada segmento, porem as que são consideradas por muitos "MELHORES".

Oi Rodolfo,

Não me leve a mal, mas você terminou o curso?

Sendo sincero, não entendi sua pergunta, porque o curso serve exatamente para isso: elencar quais são os ativos nos quais você quer investir.

Para ações, você precisa seguir a sequência sugerida: a) Identificar setores (isso inclusive é dado no curso); b) Identificar as melhores empresas por setor (seja com a análise Scuttlebutt, seja com indicadores - a Analítica está aí para isso); c) Comparar empresas e escolher a melhor por setor; d) Inserir no Diagrama e aportar.

O mesmo vale para FIIs: a) Identificar os tipos e subtipos (tijolo - renda urbana, shoppings, lajes corporativas, etc., papel, FOF, fi-infra, fi-agro); b) Usar os critérios dados no curso para avaliá-los (que majoritariamente são critérios quantitativos); c) Comparar os FIIs e escolher o melhor por categoria; d) Inserir no Diagrama e aportar.

Se você for pelo caminho que você sugeriu (pegar lista com "melhores"), você acaba não investindo para você, mas sim com base no que outros consideram que é o melhor - e o melhor para quem criou a lista pode não ser o melhor para você. Por isso, antes de aportar - na verdade, antes mesmo de seguir os passos que falei acima - o que você precisa é definir a sua estratégia de investimento para longo prazo, pois só assim você saberá em que investir.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado
15 horas atrás, Rodolfo Canedo Mesquita disse:

Amigo, eu apanhei muito e perdi muita grana. Hoje tenho 80% dos meus investimentos em renda variável todos em 10 FII, selecionados A DEDO com muito cuidado. Aqui vai um pouco da minha experiência (não é uma recomendação):

Crie um método de pontuar o risco de cada FII. Para fundos de tijolo, levo em consideração: a) segmento (industria, comercial, residencial, logistica, etc.); b) localização; c) valor patrimonial total; d) número de imóveis; e) número de clientes.

Veja que isso não vale para fundos de papel, os quais eu evito. Para fundos de papel a coisa é bem diferente, precisa ver onde o fundo investe e se tem possibilidade de calote (ou se já tem calote). Então eu hoje só tenho 1 fundo de papel que é o MXRF11 o qual investi por causa do bom histórico, mas sem análise profunda.

Invista mais naqueles FII que tem menor risco. Por exemplo, TRXF11 é o meu queridinho, com maior pontuação, pois tem VP maior de 1bi, vários imóveis e vários inquilinos, e uma boa gestão. Não queira fazer aquela distribuição de 10% em 10 FII que soma 100%. É pura cagada. Já levei fumo com o PATL11 e RURA11 fazendo isso no passado.

Eu particularmente não invisto mais em fundo de papel, FIAGRO, nem fundo de infraestrutura. Só levei fumo com esses. E só invisto em fundos com DY médio de 8% ou mais nos últimos 5 anos.

Também não invisto em FII com menos de 1 bi de patrimônio e que não tenha pelo menos 6 imóveis. E agora o mercado está bem descontado, dou preferência a ativos com P/VP menor que 1, tem vários bons.

Veja a taxa de vacância dos fundos. Tem muito fundo com valor descontado e V/P abaixo de 0,6, mas a vacância deles é enorme a as chances de recuperar baixas (PATL11 é um porque tem poucos imóveis em uma localização não tão boa, com vários outros imóveis melhores por perto, apenas para usar de exemplo).

Eu assino o Clube FII para ter acesso às informações e aos indicadores de forma mais detalhada, e com isso em mãos vou fazendo minhas análises. Você pode até seguir as carteiras recomendadas deles, mas muito cuidado com o que você pretende, pois alguns fundos lá são apostas no futuro e não geram muita renda agora (DY). Eu para ser sincero não sigo 100% as recomendações deles, pois tem fundo bosta lá que eles indicam.

Outra coisa: não caia naquele papo de que "diversificar ao extremo" é bom. Eu tinha 11 FII e agora tenho só 10. Mas desses eu conheço muito bem a situação pois fico de olho nos fatos relevantes que eles divulgam e acompanho de perto os relatórios aos investidores. Talvez você não consiga acompanhar 20 FII ou mais. Tente dividir de forma igualitária os fundos entre segmentos diferentes como residencial, lages corporativas, galpões, etc., mas não precisa levar isso à risca também. 

O principal que vai ditar se você vai ter sucesso ou não nos investimentos é acompanhar de perto os relatórios de cada fundo e ficar antenado. Por exemplo, quando começaram a falar que XPML11 ia falir porque tinha uma dívida de alguns milhoes, aquilo era totalmente absorvido pelo caixa mensal do fundo, e muita gente vendeu... e eu sabendo disso comprei. Hoje tenho esse na minha carteira com valorização de 5,6% (fora dividendos).

Antes que pergunte, essa é a lista dos meus FII. Analise com cuidado as informações desses fundos, acredito que seja um bom começo:

TRXF11

GARE11

HGBS11

HSLG11

XPML11

HSML11

BTLG11

VILG11

KNHF11

MXRF11

E LEMBRE-SE: FII é renda variável. Já perdi mais de 50% em alguns FII no passado. NADA garante que eu não vou ter o mesmo futuro com esses aí da minha carteira. Seja responsável pelas suas compras!

• 0
Postado
19 horas atrás, Rodolfo Canedo Mesquita disse:

@Rodolfo Canedo Mesquita apenas complementando os colegas,

Filtrar conforme indicadores e selo de viabilidade (ações) na AUVP Analítica já te dá um norte bem legal. Segue o passo-a-passo:

image.png.0e1be90a7c73b13643d1c1eb56d5b787.png

image.png.cb772d2ce8a7369bc3f245f94fd68675.png

image.png.bd4e8d5d0e3302bf8507f7598ca69557.png

Para FIIs, não há o selo de viabilidade ainda, mas ainda dá pra filtrar conforme os indicadores. Para filtrar eles, basta clicar aqui.

image.png.8d4287aec37c6a99a0fab0b4c7b9814f.png

Ao lado, "stocks" são ações gringas.

Uma última dica: É importante buscar pelos melhores ativos dentro de cada setor que lhe interessar pra você diversificar a sua carteira e vale lembrar que às vezes empresas de setores diferentes podem estar correlacionadas, como a Itaúsa que é uma Holding e o Itaú que é o banco onde a Itaúsa tem grande controle acionário.
Vale muito a leitura da matéria e assistir ao vídeo:

https://investidorsardinha.r7.com/aprender/correlacao-de-ativos/

Embora consideramos a correlação entre ativos um fator de risco, não é errado ter mais de uma empresa de um mesmo setor contanto que a exposição nele seja controlada e não represente uma fatia muito grande na carteira.

Feita toda a análise setorial e das empresas, você vai decidir as que quer ser sócio, e, por fim, adicionar elas no Diagrama do Cerrado utilizando as perguntas de segurança honestamente, como visto nas aulas.

Espero ter contribuído!

• Criar novo...