Jump to content

5 Forças de Porter ou SWOT


Recommended Posts

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Na faculdade só vi abordagem SWOT... E para falar a verdade eu nem dei muita importância, porque o ramo que me interessava, a gastronomia, eu entendo que a hospitalidade (que é completamente ignorada, na teoria e na prática, nos estabelecimentos do meu estado) está na base da cadeia de negócios mundo afora. Então na época eu foquei em estudar hospitalidade por fora...
Link para compartilhar
Share on other sites

Uso bastante a SWOT, pra empresas e vida pessoal até. Me traz muita clareza de quem sou, onde estou, pra onde vou, assim como a empresa. 5 forças de Porter nunca utilizei na prática, acredito que deve ser complementar, assim, se puder, use as duas. Se forem exatamente iguais, como é uma ferramenta de análise, use a que se identificou mais e consegue ler melhor
Link para compartilhar
Share on other sites

Estudei ambas na faculdade, mas confesso que nunca pensei em usar o SWOT para analisar possíveis investimentos, apenas para analisar meu próprio negócio. De qualquer forma, acredito que é válido sim usar as duas na análise visto que o foco do SWOT acaba sendo mais na empresa e a das 5 forças já aborda um pouco mais aquele nicho de mercado em geral. Também é bom se atentar ao seu conhecimento sobre aquele nicho, porque não necessariamente o que você considera uma força ou uma fraqueza realmente é uma caso seu conhecimento dá área não seja suficiente.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...