Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia sardinhas!

Pelo que entendi,claro se o Andrade não mudou,se vc vende ações até 20 mil temos a isenção de impostos já no ETF para qualquer tipo de venda com lucro é descontado 20% então no ETF além da taxa de administração tem o desconto do imposto, seria isso mesmo?

• Brabo 2

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Rafael Schumacher disse:

Bom dia sardinhas!

Pelo que entendi,claro se o Andrade não mudou,se vc vende ações até 20 mil temos a isenção de impostos já no ETF para qualquer tipo de venda com lucro é descontado 20% então no ETF além da taxa de administração tem o desconto do imposto, seria isso mesmo?

Fala @Rafael Schumacher, tudo certo?

É isso mesmo que você falou, cara. ETF não tem aquela isenção dos 20 mil que existe nas ações. Se você vender qualquer valor de ETF com lucro, já tem imposto pra pagar, que normalmente é 15% sobre o lucro (swing trade). E se for day trade, aí sobe pra 20%. Além disso, como você bem colocou, ETF ainda tem aquela taxinha de administração embutida, que já vai sendo descontada direto na própria cotação do ativo.

Por isso que, dentro do que a gente acredita aqui na comunidade, ETFs acabam sendo ativos muito específicos. Faz sentido quando você quer se expor a mercados que não teria como acessar diretamente, tipo lá fora (EUA), ou em algum setor muito nichado. Mas pra quem quer viver de dividendos, construir patrimônio e seguir o jogo no Buy and Hold, normalmente o caminho mais inteligente é ir direto nas ações. Assim você não paga essa taxa de administração do ETF, e ainda tem a vantagem da isenção dos 20 mil quando for vender, coisa que no ETF não tem.

Forte abraço.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Carlos Filho disse:

Fala @Rafael Schumacher, tudo certo?

É isso mesmo que você falou, cara. ETF não tem aquela isenção dos 20 mil que existe nas ações. Se você vender qualquer valor de ETF com lucro, já tem imposto pra pagar, que normalmente é 15% sobre o lucro (swing trade). E se for day trade, aí sobe pra 20%. Além disso, como você bem colocou, ETF ainda tem aquela taxinha de administração embutida, que já vai sendo descontada direto na própria cotação do ativo.

Por isso que, dentro do que a gente acredita aqui na comunidade, ETFs acabam sendo ativos muito específicos. Faz sentido quando você quer se expor a mercados que não teria como acessar diretamente, tipo lá fora (EUA), ou em algum setor muito nichado. Mas pra quem quer viver de dividendos, construir patrimônio e seguir o jogo no Buy and Hold, normalmente o caminho mais inteligente é ir direto nas ações. Assim você não paga essa taxa de administração do ETF, e ainda tem a vantagem da isenção dos 20 mil quando for vender, coisa que no ETF não tem.

Forte abraço.

Eaee @Carlos Filho, tudo tranquilo!

Muito obrigado pela resposta,venho acompanhando nas lives sobre o ETF auvp11 achei interessante mas sem a isenção dos 20 mil tenho que avaliar se vale a pena, além do que das 9 empresas que aporto hj 8 estão no ETF então seria uma dupla exposição,como o ETF é de crescimento não paga dividendos e dentro de 20 anos pretendo usufruir dos rendimentos teria que vendê-lo.

• Brabo 3
  • 0
Postado
59 minutes ago, Rafael Schumacher disse:

Eaee @Carlos Filho, tudo tranquilo!

Muito obrigado pela resposta,venho acompanhando nas lives sobre o ETF auvp11 achei interessante mas sem a isenção dos 20 mil tenho que avaliar se vale a pena, além do que das 9 empresas que aporto hj 8 estão no ETF então seria uma dupla exposição,como o ETF é de crescimento não paga dividendos e dentro de 20 anos pretendo usufruir dos rendimentos teria que vendê-lo.

Boa boa!

Vamos esperar e ver o que o Raul trará para nós com este ETF AUVP11. Pelo que entendi, este ETF será com base na filosofia da AUVP: Buy and Hold. Ou seja, diferente do BOVA11 que é day trade toda hora, o da AUVP comprará boas empresas que geram resultados.

Não somente essa questão de isenção, mas devemos analisar outros pontos como taxa de administração, de performance, e quais empresas estarão dentro desse bolo.

Forte abraço.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa tarde!

Etf eu acho mais interessante pra dolarizar o patrimônio (tipo o IVV) ou se expor ao dólar (tipo o IVVB11/QQQI11).

Ações nacionais mesmo eu prefiro ir comparando elas diretamente, mas fiquei com vontade de colocar o da AUVP.

Porém, investimento, tem que ser pautado sempre pela lógica e racionalidade.

Se eu analisar e entender que de alguma forma não compensa na minha carteira, não faz sentido investir só porque gosto da AUVP...

Dos etfs nacionais, ele de fato parece ser o melhor pro buy and hold, especialmente se a pessoa estiver insegura e não souber o que está fazendo.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Rafael Schumacher disse:

Bom dia sardinhas!

Boa tarde, @Rafael Schumacher!

Apenas complementando a excelente resposta do @Carlos Filho,

Outra diferença que vale a pena se observar é que os dividendos distribuídos por ETFs estão sujeitos a tributação de I.R. A maioria esmagadora dos ETFs brasileiros não distribuem, inclusive o futuro ETF da AUVP. Mas se por acaso o ETF pagasse ao invés de reinvestir você iria ter a sua rentabilidade afetada neste quesito.

• Criar novo...