Jump to content
  • 0

Troca de CLT para PJ?

Pergunta

Postado

Fala pessoal, aqui mais um dev passando por uma situação e queria ouvir opiniões ou perspectivas.

Hoje sou CLT e recebo R$ ~14k líquidos/mês (~19k brtuos), com benefícios como plano de saúde pago pela empresa (coparticipativo), VA/VR (~R$ 630 com desconto de 7%), Férias pagas, décimo, FGTS e tals.

Recebi uma proposta para virar PJ recebendo en dolar 4.5k USD/mês (~R$ 24-25k), sendo que depois dos impostos e contador deveria sobrar uns 22k (prolabore 30% para entrar no fator R)

A questão é que só conseguiria negociar dias de descanso não pagos, ou seja, cero beneficios.

O valor foi o teto que a empresa estrangeira pode pagar (já recusei e essa foi a proposta final, inicialmente queria 5k e eu me virava com as ferias)

Mesmo com a diferença líquida, me pergunto se vale a pena abrir mão de tudo isso (principalmente das férias pagas e a multa caso demitido sem justa causa) pra ter esse salto como PJ.

Obs: o objetivo dessa troca é pagar menos impostos, investir mais (a diferencia com o salario atual) a troca de "estabilidade" e/o "segurança" porque tenho 2 anos como CLT nesta primeira empresa.

Agradeço muito quem puder opinar 😁

• Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
44 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Fala pessoal, aqui mais um dev passando por uma situação e queria ouvir opiniões ou perspectivas.

Hoje sou CLT e recebo R$ ~14k líquidos/mês (~19k brtuos), com benefícios como plano de saúde pago pela empresa (coparticipativo), VA/VR (~R$ 630 com desconto de 7%), Férias pagas, décimo, FGTS e tals.

Recebi uma proposta para virar PJ recebendo en dolar 4.5k USD/mês (~R$ 24-25k), sendo que depois dos impostos e contador deveria sobrar uns 22k (prolabore 30% para entrar no fator R)

A questão é que só conseguiria negociar dias de descanso não pagos, ou seja, cero beneficios.

O valor foi o teto que a empresa estrangeira pode pagar (já recusei e essa foi a proposta final, inicialmente queria 5k e eu me virava com as ferias)

Mesmo com a diferença líquida, me pergunto se vale a pena abrir mão de tudo isso (principalmente das férias pagas e a multa caso demitido sem justa causa) pra ter esse salto como PJ.

Obs: o objetivo dessa troca é pagar menos impostos, investir mais (a diferencia com o salario atual) a troca de "estabilidade" e/o "segurança" porque tenho 2 anos como CLT nesta primeira empresa.

Anônimo, fazendo uma conta totalmente aleatória e talvez errada rsrsrs mas vamos lá tentar talvez ajudar a olhar algo que você não tenha visto. 

Para mim a melhor forma é olhar anualmente.

CLT:
- Salário Líquido: R$154.000 (vou considerar 11 meses e um de férias mais abaixo)
- VA/VR: R$7.560
- Férias com 1/3: R$18.200
- FGTS: R$18.240
Total: R$198.000/ano

PJ:
- Faturamento líquido: R$242.000 (vou considerar 11 meses e um de férias mais abaixo)
- VA/VR: <R$10.560> (R$40/dia x 22 dias x 12 meses)
- Plano de saúde: <R$10.000>
- Férias não remunerada: <R$zero>
Total: R$221.440/ano

Para a empresa ela vai considerar ainda 40% sobre os R$18.240 do FGTS como multa em caso de rescisão, e que eu não coloquei na conta.

• Brabo 2
  • 1
Postado
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Adicionalmente ao que o @Flavio Prado já disse, eu diria que depende.

• Depende se vc tem família e quanta confiiaça vc tem nesse novo emprego.
  • Depende de quantas férias vc pode pedir, mesmo pagando por elas.
  • Depende se a ideia é que esse seja um primeiro passo pra alçar voos maiores (com maiores salarios) no experior.

Mas se vc tem só 2 anos nessa empresa eu diria que vale a pena sim. Provavel que vc consiga continuar dando saltos a  partir daí

• 0
Postado

Talvez vale a pena aclarar um ponto que eu não mencionei mas que tem muita relevancia na minha cabeça, eu continuaria trabalhando na mesma empresa, só que faria uma troca na contratação: Empresa A contratou empresa B e empresa B me contratou CLT, agora empresa C me oferece PJ para continuar trabalhando com empresa A. Resumo, continuo trabalhando para a mesma empresa mas trocando a contratação.

1 hour ago, Flavio Prado disse:

Anônimo, fazendo uma conta totalmente aleatória e talvez errada rsrsrs mas vamos lá tentar talvez ajudar a olhar algo que você não tenha visto. 

Para mim a melhor forma é olhar anualmente.

CLT:
- Salário Líquido: R$154.000 (vou considerar 11 meses e um de férias mais abaixo)
- VA/VR: R$7.560
- Férias com 1/3: R$18.200
- FGTS: R$18.240
Total: R$198.000/ano

PJ:
- Faturamento líquido: R$242.000 (vou considerar 11 meses e um de férias mais abaixo)
- VA/VR: <R$10.560> (R$40/dia x 22 dias x 12 meses)
- Plano de saúde: <R$10.000>
- Férias não remunerada: <R$zero>
Total: R$221.440/ano

Para a empresa ela vai considerar ainda 40% sobre os R$18.240 do FGTS como multa em caso de rescisão, e que eu não coloquei na conta.

Obrigado pelo detalhamento das contas, realmente não calculei dessa forma (ainda que devia), mesmo assim quando estava calculando os custos dos benefícios também achei que o mínimo para compensar era 5k/mês, mesmo que sem ferias. Sobre o VA/VR talvez não seja oportuno colocar como despesa afinal não é um custo que deva ter (creio).

@Francisco Vianna Valeu pela adição, respondendo seus pontos:

- Depende se vc tem família e quanta confiiaça vc tem nesse novo emprego.

Seria teoricamente a mesma coisa, no dia a dia mudaria quase nada, mas sem um vínculo clt.

- Depende de quantas férias vc pode pedir, mesmo pagando por elas.

Não houve nada explícito, mas questão mais de organização com a equipe, não seria um problema.

- Depende se a ideia é que esse seja um primeiro passo pra alçar voos maiores (com maiores salarios) no experior.

Não vou descartar mas a princípio a ideia é ficar alguns anos a mais.

Como contraproposta final pedi 20 días de ferias sem desconto (ainda esperando retorno deles), e neste ponto já considero que vale a pena, mas qual a opinião de vocês?

• 0
Postado

Cara entendi que você trabalha em uma empresa de consultoria e agora o cliente final te chamou para trabalhar diretamente com vc, se for isso eu iria de boa já é o seu trampo habitual e ainda ganharia a mais. Se essa for sua escolha acho que fez certo!

• 0
Postado
3 minutes ago, Mateus Souza disse:

Cara entendi que você trabalha em uma empresa de consultoria e agora o cliente final te chamou para trabalhar diretamente com vc, se for isso eu iria de boa já é o seu trampo habitual e ainda ganharia a mais. Se essa for sua escolha acho que fez certo!

É exatamente isso, @Mateus Souza e minha ideia era ganhar o aumento na negociação, mas afinal foi um pouco menos do que queria para "achar" que ganhava rs. Valeu pela força!

• 1
Postado

Valeu @Rodolfo_ isso fez toda diferença no cálculo, tirando o FGTS (também não fez tanta diferença) que mesmo sendo um valor que a recebo todo mes não é um dinheiro que posso usar a vontade então nem penso nisso como ingresso ou benefício direto, acho que me deu mais visibilidade. 
Vou meditar ainda um pouco, já considerando spread, o cambio (num ponto mais ruim porque o dolar está no chão) e as contas continuam favoráveis.

Valeu pela ajuda, pessoal.
image.png.9d879413bd236ced75df5a0e3c617188.png

• Criar novo...