Jump to content

Pergunta

Postado

Opa galera, boa noite!
Investia ali por volta de 2020 (pela sorte que carrego, comecei a investir 10 dias antes do crash do covid rsrs), parei um tempo e voltei mais aplicado no ano passado, com emprego mais estabilizado e mais tranquilo psicologicamente. estou tendo um pouquinho de entender a funcionalidade do aporte na ferramenta da auvp. Vi em uma parte do curso que a ferramenta identifica qual ativo está em mais desvantagem, quedas recentes e oportunidades, mas não vi isso muito na prática. por isso, gostaria que dessem uma olhada na minha carteira atua. críticas construtivas sempre bem-vindas

https://investidor10.com.br/carteira/1811871/

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
9 horas atrás, William Krause disse:

Na verdade, quanto ao diagrama nada muito pontual, apenas que tem os diagramas para ações e fundos imobiliários apenas, não tem de ações eua ou mesmo ETFs (talvez cripto seria legal). Mas minha dificuldade em entender entra na ferramente de Aporte. Como falei antes, numa parte das aulas, o raul disse que a ferramenta funciona de forma "inteligente". ela identifica os ativos em maior queda (desconto nos últimos meses) e prioriza esse aporte. Mas não vi isso muito exposto na ferramenta do Aporte. Estou finalizando o módulo de investimentos no exterior.

@William Krause acho que podemos reforçar alguns pontos aqui.

Hoje realmente a ferramenta não tem uma categoria específica para ETFs. Mas é um assunto que vem sendo discutido pelos responsáveis.

Quanto a sugestão de aportes, é um conjunto de fatores. Não conseguimos passar o funcionamento preciso 100% pois a lógica toda da ferramenta quem tem são apenas os Devs  😅

O que o diagrama faz é ver quais classes de ativos suas estão abaixo das metas e direcionar aportes nelas. A título de exemplo, vou deixar uma simulação com minha carteira abaixo que possui atualmente os seguintes percentuais:

image.png.c64bf43a54ce2d90fcdbb060e544e2d6.png

E frisando que minhas metas são 5% para ações internacionais, 40% para ações nacionais, 20% para FIIs. 2 para criptos, 33% para renda fixa e nada para renda fixa internacional e REITs.

Simulando um aporte de R$2.000, o diagrama vai sugerir aportes para as seguintes classes:

image.png.cca45c41f51ee980b63e945d65908cd8.png

Aqui vem alguns detalhes. Primeiro é possível notar que ele não sugeriu nada para criptos e ações internacionais. Isso porque as metas delas conforme as mencionei antes já estão superadas. Ou seja, essas duas pontas da minha carteira estão na verdade acima do que eu almejo. Isso se dá porque neste momentos o volume da minha carteira como um todo está dividido em classes diferentes. Em outras o que meu todos deveria representar as metas ideias que comentei no início não estão sendo constadas neste momento pois estou com valorização nas criptos e ações internacionais bem como posso estar tendo quedas na renda variável nacional (FIIs e ações). O que o diagrama está fazendo é tentar equilibrar novamente. 

O segundo ponto é em como ele distribui este aporte. Aqui entra a nota de resistência dos ativos. A título de exemplo, veja que abaixo como ele distribuiu o aporte em duas ações (ele distribuiu em algumas outras, mas deixo apenas duas para elucidar):

image.png.77870f94df7e2fda4032791e8450862b.png

Observe que um ativo recebeu mais aporte que outro. Isso se deve tanto pelo preço do ativo como pela sua nota (a nota deixei oculta para não influenciar outros colegas, pois infelizmente tem gente que acaba copiando sem base alguma e fazendo besteira depois). Quanto maior a nota, mais aportes o ativo tende a receber pois ele é mais seguro com base nas perguntas que respondemos sobre eles.

O diagrama neste caso vai observar quais ativos estão com preços menores o que consequentemente nosso valor em carteira e que por sua vez mexe com os percentuais da carteira. 

Veja se essas explicações ajudam mais no tema e quaisquer dúvidas mais é só dizer!

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 horas atrás, William Krause disse:

Opa galera, boa noite!
Investia ali por volta de 2020 (pela sorte que carrego, comecei a investir 10 dias antes do crash do covid rsrs), parei um tempo e voltei mais aplicado no ano passado, com emprego mais estabilizado e mais tranquilo psicologicamente. estou tendo um pouquinho de entender a funcionalidade do aporte na ferramenta da auvp. Vi em uma parte do curso que a ferramenta identifica qual ativo está em mais desvantagem, quedas recentes e oportunidades, mas não vi isso muito na prática. por isso, gostaria que dessem uma olhada na minha carteira atua. críticas construtivas sempre bem-vindas

Bom dia, @William Krause !

Quais as dúvidas que você ficou com relação ao diagrama do cerrado? Em qual módulo do curso você está?

Queria entender melhor os pontos que não ficaram claros para podermos ajudar  =)

• Brabo 3
  • 0
Postado (edited)
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @William Krause !

Quais as dúvidas que você ficou com relação ao diagrama do cerrado? Em qual módulo do curso você está?

Queria entender melhor os pontos que não ficaram claros para podermos ajudar  =)

Na verdade, quanto ao diagrama nada muito pontual, apenas que tem os diagramas para ações e fundos imobiliários apenas, não tem de ações eua ou mesmo ETFs (talvez cripto seria legal). Mas minha dificuldade em entender entra na ferramente de Aporte. Como falei antes, numa parte das aulas, o raul disse que a ferramenta funciona de forma "inteligente". ela identifica os ativos em maior queda (desconto nos últimos meses) e prioriza esse aporte. Mas não vi isso muito exposto na ferramenta do Aporte. Estou finalizando o módulo de investimentos no exterior.

Editado por William Krause
  • Brabo 2
  • 0
Postado
On 19/06/2025 at 08:19, William Krause disse:

Opa galera, boa noite!

Oi William,

Vou dar meus pitacos sobre sua carteira, mesmo sem saber sua estratégia, objetivos, aportes, etc.

Ações: pessoalmente prefiro a SAPR11 à SAPR4, mas não muda muita coisa. No setor farmacêutico, preferi RADL3 e ODPV3 à FLRY3, mas não tenho nada contra esta última. Optei por parar de aportar em VIVT3, e não analisei LEVE3 em detalhes, mas parece ser viável. Baseando-me na Analítica AUVP, talvez valha rever INTB3, DIRR3, UNIP3 e SMFT3. Novamente, com base na Analítica, eu ficaria de fora automaticamente de SMFT3. Já VIVA3 está no meu radar, mas ainda tenho de analisar. E, por fim, CMIG4 não tem tag along - eu fugiria dela. De maneira geral, diria que você tem um pouco de concentração em três setores (financeiro, utilidade pública e industrial), e mais de um ativo em cada um deles. Obviamente não é um erro, só é bom refletir se isso está dentro da sua estratégia.

Em relação aos FIIs, me parece que você tem a maior parte em fundos de papel. Eu pessoalmente acho que deveria ser o contrário: para mim, pelo menos 70% deveriam ser de fundos de tijolo e no máximo 30% em fundos de papel. Também não conheço todos, mas recentemente congelei o RBRR11 e não pretendo mais aportar nele por enquanto.

Sobre criptos, é aquela coisa: BTC, ETH e talvez SOL (como você tem). A não ser que vocÊ tenha razões relevantes, não vejo o por quê de investir em XRP e ENA, a não ser que sejam as "pimentinhas" da carteira. Fiquei curioso por você ter dado nota zero ao ETH. Alguma razão específica?

Nos ETFs, eu não pegaria JEPI por parecer ser de gestão ativa. Fiquei também curioso em relação ao BND: algum motivo específico para investir em renda fixa nos EUA (se a do Brasil é tão boa)?

Nas ações internacionais, nada a comentar - dá pra perceberu seu interesse em tecnologia, hehehe.

E na renda fixa no Brasil, talvez você pudesse buscar algumas opções em prefixados, que acho que ainda estão valendo mais a pena nesse momento do que atrelados ao CDI.

Lembrando que não é recomendação de compra ou venda de qualquer ativo.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...