Jump to content

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Para investidores minoritarios e de longo prazo, nosso caso, na minha opinião a tag along é importante. Mas vou explicar o porque e você decide o que achar melhor.

A diferença entre uma ação com tag along e uma ação sem tag along está no direito de proteção ao acionista minoritário em caso de venda do controle da empresa.

O que é o Tag Along?

Tag along significa, literalmente, "ir junto". No mercado de ações, é um direito que garante ao acionista minoritário o recebimento de uma oferta nas mesmas condições que o controlador, caso este resolva vender o controle da empresa.

Ação com tag along:

O que acontece?

Se o controlador vender o controle da empresa, o minoritário tem direito de vender suas ações pelo mesmo preço por ação (ou por um percentual mínimo desse preço, dependendo do tag along).

Proteção ao minoritário:

O acionista pequeno não fica "largado" com um novo controlador que ele não escolheu.

Ação sem tag along:

O que acontece?

Se o controlador vender o controle, o minoritário não tem garantia nenhuma de poder vender suas ações no mesmo preço ou junto com o controlador.

Risco para o minoritário:

Ele pode ficar com ações de uma empresa que passa a ter um novo dono, com nova gestão, nova estratégia, e sem poder sair ao mesmo preço pago ao controlador.

• 0
Postado
5 horas atrás, Cristiano Reche Figueira disse:

Cemig e isa energia  sem tag along 

Pagam mais ,que as mesmas sem tag along ,vale o risco ?

Oi Cristiano,

Investir em ações sem tag along é como comprar um carro de luxo sem seguro: enquanto tudo vai bem, o passeio é confortável e até pode render bons momentos. Mas se der problema, o prejuízo pode ser só seu.

O tag along funciona como uma proteção legal que garante que os acionistas minoritários recebam uma oferta justa (geralmente 80% ou até 100% do valor pago aos majoritários) caso a empresa seja vendida. Sem essa garantia, o investidor pode ser deixado para trás se os novos controladores decidirem mudar a gestão ou a estratégia da companhia.

No caso de empresas como Cemig e Isa Energia, talvez elas paguem dividendos mais generosos justamente por saberem que não oferecem o mesmo nível de proteção ao investidor minoritário. Isso pode compensar o risco para quem entende bem a empresa, acompanha os fundamentos e aceita essa assimetria. Mas é essencial lembrar que o prêmio de risco não é garantia de retorno. O ideal é que, se o investidor optar por ações sem tag along, o faça com moderação na carteira e com a consciência de que está assumindo um risco extra em troca de uma possível recompensa maior.

Dito tudo isso, pra responder à sua pergunta: na minha visão não vale o risco.

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
6 horas atrás, Cristiano Reche Figueira disse:

Cemig e isa energia  sem tag along 

Pagam mais ,que as mesmas sem tag along ,vale o risco ?

Eu não investiria em uma sem Tag Along (agora que sei o que é né rsrsrs), mas me considero mais conservadora.

Acho que se você está em fase de construção de patrimônio, não deveria considerar investir nesse caso, pois se não tem Tag along, já é um alarme aí que pode te trazer bastante dor de cabeça.

• Criar novo...