Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)
1 hora atrás, Gabriel Novais Caetano disse:

Até isso conta? Vou atrás de marcas que tenham isso 

Conta, mas em cafés gourmet é mais difícil de encontrar, mas vá um passo de cada vez, compre um moedor que consiga usar para coados e inicie por eles, depois busque torras mais recentes.

Agora, mais para frente, há uma grande diferença entre esses cafés comerciais e os de origem, os especiais. Esses com pontuações mais altas são excelentes, mas sair do carvão de supermercado para esses é complicado, o ideal é ir treinando com os cafés mais baratos.

Algumas dicas:

- Quanto mais fino o pó, mais tempo leva para coar o café e te levará para o lado do amargor.

- Quanto mais grosso o pó, menos tempo leve para coar o café e te levará para o lado do azedo.

- Você precisa chegar o meio termo, seu paladar que manda.

- Se está usando aquele coador mellita, corte o fundo dele para almentar o fluxo.

Aí entra a questão do peso, normalmente iniciamos com 7g para 100ml de água e marcamos o tempo para coar o café, dependendo do sabor você pode seguir para moer mais fino ou mais grosso e vai notar que o tempo de preparo muda.

A relação de 7g para 100ml pode mudar, sabe quando você faz aquele xá de saquinho, mas usa dois saquinhos em vez de um, mesma coisa... se o sabor não ficou ideal para você (xá fé?), coloca 8g, 9g ou 10g.

Vai mudando uma variável por vez.

Ixi... acho que falei demais... 🙄

Se progredir nesse estudo, posso te dar mais direções, equipamentos, processos diferentes, técnicas, cafés, etc.

Estou no sul de minas, café bom aqui, não falta!

>>> Ah, faltou uma dica, deixe o café ir esfriando no copo, quanto mais frio ele estiver, mais irá identificar a qualidade dele... a acidez vai ressaltando enquanto ele vai esfriando e isso é uma qualidade do café.

🤪

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Postado
4 horas atrás, Janderson Costa Leão Lima disse:

Estou testante aos poucos, mas um que achei muito bom foi esse aqui da Baggio com aroma de chocolate trufado

image.png.5bfa3331dba1c0f0bb80796c9e4af993.png

Pra mim, meu segundo lugar é o 3 corações Mogiana Paulista.

Ontem no supermercado aqui da região eu vi um do 3 corações rituais de frutas secas e frutas vermelhas, mas não tinha selo da Abic, não comprei na hora mas vou pesquisar pra ver se vale a pena. 

Desconhecia a Abic pesquisei agr, tinha visto tbm que os café tem uma nota da SCA. Uma galera elogia esse e eu vou comprar 

• Brabo 1
Postado
4 horas atrás, Bruno Leonardo Conti disse:

O LOR realmente já é um avanço.

Se for entrar nessa, recomendo um moedor manual bom, não inventa de comprar aqueles genéricos que você encontra na Amazon. E estou falando do moedor por que sim, café em grãos com certeza vai mudar muito seu gosto em relação a outros cafés.

Mas no começo, fica nos cafés gourmet ou especiais em pó mesmo, já vai ser bom. Tem bastante vídeo no YouTube ensinando como tirar um bom café sem amargor dos gourmets. O Coffee++ também é um bom café se quiser um especial.

Acredita que acabei de comprar um moedor genérico justamente na Amazon? 🫠😂 tem algum específico que recomende? Vou cancelar lá 

• Brabo 1
Postado
4 horas atrás, Thalysson Santos disse:

Bom dia! Eu gostei da linha Portinari, dessas marcas mais fáceis de encontrar em mercado foi um dos que eu mais gostei. Curti mais o Notas trufadas, mas o Notas frutadas também é bom. 

Essa linha também tem aqueles drips que já vem pronto pra fazer uma xícara, acho bacana para experimentar. 

Esse l’or foi pura curiosidade em mercado msm. Onde eu moro os mercados n tem mta variedade mais de nicho ou mais caras 

• Brabo 2
Postado
3 horas atrás, A tal da Barbie disse:

Gente, já não consigo mais comer chocolate e tomar sorvete barato. Não venham me influenciar no café também.

Mas só por curiosidade, qual é o café forte que é bom? Já experimentei café gourmet em cafeterias, mas são sempre bem fracos. Eu sou acostumada com café extraforte.

Gosto não retrocede kkkkkk chocolates da lindt, milka ou Tony’s são incríveis e tbm sorvete bom é outra coisa kkkkk tenta pegar um café da l’or torra escura ou um torra media e bota uma dosagem maior pra ficar mais forte 

• Brabo 2
Postado
3 horas atrás, Everton Luciano Macedo disse:

Comecei também com esses da 3 corações. Como em casa é só eu que tomo café, e agora com o café bom eu bebo menos, um pacote desse dura quase 1 mês kkkkk. Da linha gourmet da 3 corações os que mais gostei foi desses aqui:

cafe.png.6b9ea6cc7836d9e089acc50367b91cd5.png

E como o @Thalysson Santos disse, esses drips são os mais fáceis pra testar se vc vai gostar por fazer direto na própria xícara.

Obg pela dica vou procurar 👀 

• Brabo 1
Postado
3 horas atrás, Leonardo Souza disse:

Acho que o primeiro passo você já deu, de comprar cafés Gorumet. Hoje o investimento que fiz foi um chaleira bico de ganso e um Hario V60. Pela praticidade acabo comprando moído mesmo e geralmente essa linha da 3 corações, mas vira e mexe compro algum café especial de alguma torrefação pequena aqui do estado de SP, mas em todos os estados deve ter algo.

Um canal BR que fala bastante de marcas especiais é o Não Sou Barista e se quiser pirar mais ainda nas coisas de café olha o canal do James Hoffmann.

Assim que chegar em casa já vou ver o canal dessa galera 

• Brabo 1
Postado
3 horas atrás, Gabriel Novais Caetano disse:

Até isso conta? Vou atrás de marcas que tenham isso 

@Gabriel Novais Caetano conta e muito! Temperatura da água que pode extrair mais ou menos dulçor do grão, o tipo de extração, quanto tempo de contato entre água e o café, espessura da moagem, e por aí vai. Tem um calhamaço de possibilidades para extrair sabores e características diferentes de um mesmo café inclusive!

• Brabo 2
Postado
9 horas atrás, Gabriel Novais Caetano disse:

o quão ruins estão

não estão. são e sempre foram.

quem sabe um dia isso mude.

já moí em casa, mas não é prático.

hoje compro moído, direto da torrefação.

procure produtores ou torrefadores locais que aí é certeza do melhor custo benefício.

a mesma qualidade mas em um mercado ou loja especializada custaria no mínimo 50% a mais.

inclusive se interessar a alguém, estou vendendo uma Rancilio Época S2.

• Brabo 2
Postado
5 horas atrás, A tal da Barbie disse:

Gente, já não consigo mais comer chocolate e tomar sorvete barato. Não venham me influenciar no café também.

Mas só por curiosidade, qual é o café forte que é bom? Já experimentei café gourmet em cafeterias, mas são sempre bem fracos. Eu sou acostumada com café extraforte.

O café é a primeira coisa..

quando estiver com o paladar adaptado pra um café bom, o chocolate e o sorvete vão te exigir mais ainda 🤣

sobre o forte/fraco só precisa primeiro entender que a maioria dos cafés ditos extra forte são queimados e alguns devem ter de tudo além do café em si (galho, folha, outros grãos).

você toma o café sem açúcar?

se sim, basta ajustar a proporção de café e água.

se ainda não esse é o primeiro passo, corte o açúcar.

• Brabo 3
  • Criar novo...