Jump to content

Recommended Posts

Postado
2 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Conta, mas em cafés gourmet é mais difícil de encontrar, mas vá um passo de cada vez, compre um moedor que consiga usar para coados e inicie por eles, depois busque torras mais recentes.

Agora, mais para frente, há uma grande diferença entre esses cafés comerciais e os de origem, os especiais. Esses com pontuações mais altas são excelentes, mas sair do carvão de supermercado para esses é complicado, o ideal é ir treinando com os cafés mais baratos.

Algumas dicas:

- Quanto mais fino o pó, mais tempo leva para coar o café e te levará para o lado do amargor.

- Quanto mais grosso o pó, menos tempo leve para coar o café e te levará para o lado do azedo.

- Você precisa chegar o meio termo, seu paladar que manda.

- Se está usando aquele coador mellita, corte o fundo dele para almentar o fluxo.

Aí entra a questão do peso, normalmente iniciamos com 7g para 100ml de água e marcamos o tempo para coar o café, dependendo do sabor você pode seguir para moer mais fino ou mais grosso e vai notar que o tempo de preparo muda.

A relação de 7g para 100ml pode mudar, sabe quando você faz aquele xá de saquinho, mas usa dois saquinhos em vez de um, mesma coisa... se o sabor não ficou ideal para você (xá fé?), coloca 8g, 9g ou 10g.

Vai mudando uma variável por vez.

Ixi... acho que falei demais... 🙄

Se progredir nesse estudo, posso te dar mais direções, equipamentos, processos diferentes, técnicas, cafés, etc.

Estou no sul de minas, café bom aqui, não falta!

>>> Ah, faltou uma dica, deixe o café ir esfriando no copo, quanto mais frio ele estiver, mais irá identificar a qualidade dele... a acidez vai ressaltando enquanto ele vai esfriando e isso é uma qualidade do café.

🤪

Isso foi uma aula!! Vou avançando como vc disse e assim que chegar nesse nível a acima ja te mando um alô pra saber sobre equipamentos e tudo 

• Brabo 2
Postado
56 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Gabriel Novais Caetano conta e muito! Temperatura da água que pode extrair mais ou menos dulçor do grão, o tipo de extração, quanto tempo de contato entre água e o café, espessura da moagem, e por aí vai. Tem um calhamaço de possibilidades para extrair sabores e características diferentes de um mesmo café inclusive!

Mais um mundo de detalhes que entrei e vou acabar fissurado kkkkkk

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Postado
25 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

não estão. são e sempre foram.

quem sabe um dia isso mude.

já moí em casa, mas não é prático.

hoje compro moído, direto da torrefação.

procure produtores ou torrefadores locais que aí é certeza do melhor custo benefício.

a mesma qualidade mas em um mercado ou loja especializada custaria no mínimo 50% a mais.

inclusive se interessar a alguém, estou vendendo uma Rancilio Época S2.

Sou aqui do RJ vou atrás de cafés daqui 

• Brabo 1
Postado
39 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

O café é a primeira coisa..

quando estiver com o paladar adaptado pra um café bom, o chocolate e o sorvete vão te exigir mais ainda 🤣

sobre o forte/fraco só precisa primeiro entender que a maioria dos cafés ditos extra forte são queimados e alguns devem ter de tudo além do café em si (galho, folha, outros grãos).

você toma o café sem açúcar?

se sim, basta ajustar a proporção de café e água.

se ainda não esse é o primeiro passo, corte o açúcar.

Sem açúcar???

Me deixa errar no café torrado com bastante açúcar e a amizade continua 👍🏻

Postado
2 horas atrás, Gabriel Novais Caetano disse:

Acredita que acabei de comprar um moedor genérico justamente na Amazon? 🫠😂 tem algum específico que recomende? Vou cancelar lá 

Eu comprei um da Hamilton Beach, com vários niveis de moagem. Dá para usar para expresso, coado e prensa francesa. Achei o melhorzinho que pesquisei dentro de uma faixa de valor 

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, A tal da Barbie disse:

Sem açúcar???

Me deixa errar no café torrado com bastante açúcar e a amizade continua 👍🏻

Se for pra tomar café com açúcar, melhor não gastar com um café bom mesmo e continuar no que está 😅

Mas aí eu coloco em dúvida o que você considera um chocolate e um sorvete top. quais são?

Postado
5 horas atrás, Gabriel Novais Caetano disse:

Acredita que acabei de comprar um moedor genérico justamente na Amazon? 🫠😂 tem algum específico que recomende? Vou cancelar lá 

É eu também fiz isso no começo. O ruim deles é que não tem uma marcação ou clicks como falam. Aí você nunca tem certeza se está moendo igual antes ou não. Mas enfim, usa ele e vê no que dá. Talvez esse aí já tenha os clicks.

eu tenho um Timemore C2. É bom mas já é mais caro.

Postado
2 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Se for pra tomar café com açúcar, melhor não gastar com um café bom mesmo e continuar no que está 😅

Mas aí eu coloco em dúvida o que você considera um chocolate e um sorvete top. quais são?

Chocolate Lindt

Sorvete Baccio

Café Melitta extraforte com açúcar e canela

Apesar que a @Mariana Sengling Favaro faz um café baggio com avelã que é bom demais. Esse aí eu tomo 👍🏻

• Criar novo...