Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde galera!! Espero que todos estejam bem.

Hoje fui fazer mais um aporte do Tesouro Prefixado 2032, a taxa de juros está de 13,63%. Contudo, no mês passado, comprei com uma taxa de juros de 14,03%. Na minha cabeça a taxa de juros deveria estar mais alta por conta do aumento da selic para 15%, mas isso não aconteceu.
Compro prefixado para marcação, na minha cabeça como a selic aumentou a taxa de juros do prefixado deveria aumentar e o meu título do mês passado deveria estar valendo menos, mas isso também não está acontecendo.

Alguém pode me explicar o problema da minha lógica?

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
35 minutes ago, Alice Ximenes disse:

Hoje fui fazer mais um aporte do Tesouro Prefixado 2032, a taxa de juros está de 13,63%. Contudo, no mês passado, comprei com uma taxa de juros de 14,03%. Na minha cabeça a taxa de juros deveria estar mais alta por conta do aumento da selic para 15%, mas isso não aconteceu.
Compro prefixado para marcação, na minha cabeça como a selic aumentou a taxa de juros do prefixado deveria aumentar e o meu título do mês passado deveria estar valendo menos, mas isso também não está acontecendo.

Boa tarde, @Alice Ximenes !

Apenas complementando nossos amigos. 

É importante lembrar também que essa métrica de falar que quando a Selic sobe e a taxa de mercado responde de uma determinada maneira é uma forma mais simplista. Na prática essa variação é mais complexa pois envolve outros fatores como oferta e procura dos títulos, variação da inflação e até mesmo o PIB.

Outro detalhe importante é que fazer este tipo de investimento visando fazer marcação a mercado não tem muito sentido. Como a marcação a mercado é uma antecipação de rentabilidade e não um ganho extra, para que uma marcação seja efetiva de fato, o valor antecipada na marcação deve ser reaplicado a uma taxa que pague mais do que se levássemos o título até o vencimento. Caso contrário, seria mais efetivo levar o título até o vencimento e receber a taxa contratada do que reaplicar ele em outra aplicação que renda menos desacelerando o efeito dos juros compostos.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
  • 1
Postado
3 minutes ago, Alice Ximenes disse:

O unico problema da tua lógica é acreditar que tesouro selic e tesouro pre-fixado são conectados...
O tesouro selic é a taxa basica de juros definida pelo BACEN, Prefixados, ipca + etc são baseados nas taxas de juros futuras e expectativa de mercado. 

O tesouro selic aumentando o pre-fixado caiu porque a taxa de juros futura do brasil caiu, ou seja, o mercado já está demandando menos juros para comprar esses titulos do mercado... se já está demandando menos juros quer dizer que a expectativa é de "melhora".

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
9 minutes ago, Alice Ximenes disse:

@Alice Ximenes acredito qu evc cai no clic bait, pois basta ver as previcoes/estimativas do Boletim FOCUS

mas ainda sim voce pegara um curva boa na marcação a mercado (oremos)

image.png.55d8631f2a921876bbed7de84fbf5add.png 

• Brabo 2
  • Criar novo...