Jump to content

Pergunta

Postado

Assisti ao modulo de renda fixa, mas hoje me surgiram 2 duvidas que não lembro se o Raul falou sobre. 

1) No tesouro selic, vamos supor que apliquei quando a selic estava a 12% e fiz uma nova aplicação quando ela chegou a 14%. O dinheiro que eu apliquei a 12%, ficará rendendo na taxa que eu contratei ou ela irá render na taxa atual da selic? 

2) Eu tenho 8000,00 aplicado no IPCA+5, vale a pena retirar agora, mesmo tendo prejuízo, para aproveitar as novas taxas? 

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa noite @Enya Monteiro De Aquino, tudo bem?

1 hora atrás, Enya Monteiro De Aquino disse:

1) No tesouro selic, vamos supor que apliquei quando a selic estava a 12% e fiz uma nova aplicação quando ela chegou a 14%. O dinheiro que eu apliquei a 12%, ficará rendendo na taxa que eu contratei ou ela irá render na taxa atual da selic? 

O Tesouro Selic sempre rende a Selic atual, ou seja, se a Selic sobe o rendimento do seu título também sobe.

1 hora atrás, Enya Monteiro De Aquino disse:

2) Eu tenho 8000,00 aplicado no IPCA+5, vale a pena retirar agora, mesmo tendo prejuízo, para aproveitar as novas taxas? 

Você terá que fazer uma conta do risco de oportunidade. Basicamente, calcula o prejuízo que terá ao resgatar agora. Depois, calcula quanto a mais o novo título daria de rentabilidade comparado ao atual que já tem, se esse valor for maior que o prejuízo atual, vale a pena. Lembre-se também de descontar o IR da rentabilidade para fazer a conta.

Abraços!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Boa noite, @Enya Monteiro De Aquino !

Apenas complementando nosso amigo @João Vitor Bueno Da Silva.

3 horas atrás, Enya Monteiro De Aquino disse:

Sempre será considerada a Selic vigente independente se na época da compra você comprou quando ela estava maior ou menor.

3 horas atrás, Enya Monteiro De Aquino disse:

Pelas taxas de hoje sendo ofertadas nos títulos IPCA+ do Tesouro, provavelmente você estaria perdendo para a marcação a mercado o que não é bom para essa movimentação que você cogitou. 

Para se certificar disso, você pode acompanhar o desempenho do seu título através do próprio gráfico que o site do Tesouro oferece mostrando a relação entre os preços teórico e real do seu título. A marcação só vale e fará sentido se você estiver antecipando boa parte da rentabilidade deste título e se houver outro título para realocar o dinheiro que pague uma taxa maior.

Sempre bom reforçar o cuidados nessas movimentações pois patrimônio é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica  😅

Espero que agregue ao tema!

• Criar novo...