Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, assisti a aula do Tesouro Selic e fiquei com uma dúvida referente ao IOF cobrado até os 30 dias do investimento.

Vamos supor que eu coloco 100 reais na caixinha do Nubank, que rende 100% da Selic, portanto, em 30 dias terei realizado 4 aportes diferentes. Na prática, o dinheiro de todos os aportes "se misturam" totalizando o montante final.

Caso eu tire 100 reais na terceira semana, antes de completar 30 dias do primeiro aporte, qual vai ser o valor que incidirá sobre essa retirada? No caso, foram feitos vários aportes de 100 reais em datas diferentes, o saque vai considerar qual data, do último aporte?

Se eu tenho um fluxo de entrada e saída constante, eu consigo estimar quanto de imposto vou pagar em cada saque?

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
38 minutes ago, André Luiz Alcântara Ostrufka disse:

Bom dia, assisti a aula do Tesouro Selic e fiquei com uma dúvida referente ao IOF cobrado até os 30 dias do investimento.

Vamos supor que eu coloco 100 reais na caixinha do Nubank, que rende 100% da Selic, portanto, em 30 dias terei realizado 4 aportes diferentes. Na prática, o dinheiro de todos os aportes "se misturam" totalizando o montante final.

Caso eu tire 100 reais na terceira semana, antes de completar 30 dias do primeiro aporte, qual vai ser o valor que incidirá sobre essa retirada? No caso, foram feitos vários aportes de 100 reais em datas diferentes, o saque vai considerar qual data, do último aporte?

Se eu tenho um fluxo de entrada e saída constante, eu consigo estimar quanto de imposto vou pagar em cada saque?

Bom dia. 

O saque sempre vai ser feito do aporte mais "antigo", quando o valor de data mais longe acaba, vai para o próximo e assim por diante.

Ou seja, se fez depósitos nos dias 2, 10, 15 e 24. Quando for sacar, primeiro é retirado os valores do dia 2, 10, 15 e 24. Para fins do pagamento de IOF.

Contudo, vale observar que muitas vezes as caixinhas podem não valer a pena. Não sei como é a do banco que você usa, vale a pena dar uma olhada. Em alguns o IR é pago diariamente, ou seja, sobre o rendimento diário do valor da caixinha é cobrado o IR de 22.5%, não sendo cobrado o da tabela regressiva. Com as novas mudanças no IR, esse não será mais um problema, pois a taxa será fixa, mas vale a pena conferir, por enquanto.

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, André Luiz Alcântara Ostrufka disse:

Boa tarde, @André Luiz Alcântara Ostrufka. Como o @João Vitor Bueno Da Silva disse, a data considerada é sempre a mais antiga. Vale lembrar que as caixinhas estão sujeitas ao I.R e IOF retidos na fonte, mas você não vai "sentir" pois no app elas já informam a rentabilidade líquida da aplicação.

5 horas atrás, João Vitor Bueno Da Silva disse:

Contudo, vale observar que muitas vezes as caixinhas podem não valer a pena. Não sei como é a do banco que você usa, vale a pena dar uma olhada. Em alguns o IR é pago diariamente, ou seja, sobre o rendimento diário do valor da caixinha é cobrado o IR de 22.5%, não sendo cobrado o da tabela regressiva. Com as novas mudanças no IR, esse não será mais um problema, pois a taxa será fixa, mas vale a pena conferir, por enquanto.

A caixinha de 100% do CDI do Nubank é um RDB, mas também tem algumas alternativas com condições para diferentes rentabilidades que são fundos de investimento ou CDBs.

• Brabo 1
  • Criar novo...