Hyan Praxedes Postado Terça-feira às 18:54 Postado Terça-feira às 18:54 Atualmente temos o Tesouro Prefixado 2032 pagando 13,62% e o Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2065 pagando IPCA + 6,83% qual é mais interessante visando a marcação mercado ? Como que faço essa conta ? Obrigado.
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado Terça-feira às 19:10 Postado Terça-feira às 19:10 Boa tarde @Hyan Praxedes, tudo bem? Eu acho que já vi essa pergunta aqui na comunidade umas 5 vezes só nos últimos dias, e a resposta é: depende. Primeiramente, a marcação a mercado acontece somente nos Tesouro IPCA+ e Pré-fixado, o Renda+ não é utilizado para marcação a mercado, ele é como uma aposentadoria. A marcação a mercado é arriscada. Atualmente pode-se pensar que é uma boa o tesouro pre-fixado, contudo, num cenário de crises mundiais e ameaça de guerra como estamos, a taxa Selic pode subir ainda mais, apesar de aparentemente ter chegado no teto. O mesmo pensamento vale para o IPCA+. Na marcação a mercado o foco não é acertar na mosca, mas sim, comprar títulos que fazem sentido naquele momento, esperando uma valorização do título, se isso não ocorrer, espera chegar no vencimento ou pouco antes e resgata. A regrinha básica é: Tendência de queda a médio prazo na Selic - Comprar Tesouro Pré-fixado Inflação controlada, sem preocupação com inflação ou tendência de queda no médio prazo - Comprar Tesouro IPCA+. Vale lembrar que os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado, então o preço no curto prazo já está definido. O que você deve buscar é ganho no médio e longo prazo. Abraços! 1
0 Hyan Praxedes Postado ontem às 11:01 Author Postado ontem às 11:01 Bom dia @João Vitor Bueno Da Silva Os títulos do Renda+ não sofre marcação a mercado ? Pelo que eu tinha entendido os títulos do Renda+ também sofrem marcação a mercado e de forma ainda mais intensa considerando que o prazo de vencimento são mais longos e que estão de certa forma atrelados ao mesmo indexador IPCA+. Mas considerando essa informação se compararmos os prefixados com o IPCA+ apenas, eu gostaria de saber qual tem o maior potencial de rentabilidade considerando o retorno para as médias. Tentei fazer alguns cálculos utilizando as rentabilidades médias do IRF-M P2 e do IMA-B mas não consegui chegar a lugar nenhum. Deve existir uma conta para isso.
0 Bolívar Luiz Postado ontem às 15:24 Postado ontem às 15:24 3 horas atrás, Hyan Praxedes disse: Bom dia @João Vitor Bueno Da Silva Os títulos do Renda+ não sofre marcação a mercado ? Pelo que eu tinha entendido os títulos do Renda+ também sofrem marcação a mercado e de forma ainda mais intensa considerando que o prazo de vencimento são mais longos e que estão de certa forma atrelados ao mesmo indexador IPCA+. Mas considerando essa informação se compararmos os prefixados com o IPCA+ apenas, eu gostaria de saber qual tem o maior potencial de rentabilidade considerando o retorno para as médias. Tentei fazer alguns cálculos utilizando as rentabilidades médias do IRF-M P2 e do IMA-B mas não consegui chegar a lugar nenhum. Deve existir uma conta para isso. Bom dia, @Hyan Praxedes O Tesouro RendA+ e o EducA+ sofrem sim de marcação a mercado na fase de acumulação e também na de recebimento, salvo engano. Não estou certo sobre o cálculo você está procurando. Realizar a marcação é bastante simples, pois você vai observar o preço que aquele título vai render no vencimento, o preço teórico e o preço real dele na data atual. Acesse a lista de títulos que você comprou no site Tesouro Direto, selecione o título que você quer consultar, abra sua posição detalhada nele e clique no símbolo do gráfico (imagem abaixo) para ver se vale a pena resgatar ou não naquele momento - o gráfico mostrará o quanto ele deveria valer e o quanto ele realmente vale. E considere a alíquota apropriada de I.R e o IOF.
0 Giovani Rocha Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás Existe deságio do titulo na venda para prazos inferiores a 10 anos do vencimento, para o titulo Tesouro Renda+ ?
0 Nícolas Silva Gomes Dos Santos Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás On 24/06/2025 at 16:10, João Vitor Bueno Da Silva disse: Boa tarde @Hyan Praxedes, tudo bem? Eu acho que já vi essa pergunta aqui na comunidade umas 5 vezes só nos últimos dias, e a resposta é: depende. Primeiramente, a marcação a mercado acontece somente nos Tesouro IPCA+ e Pré-fixado, o Renda+ não é utilizado para marcação a mercado, ele é como uma aposentadoria. A marcação a mercado é arriscada. Atualmente pode-se pensar que é uma boa o tesouro pre-fixado, contudo, num cenário de crises mundiais e ameaça de guerra como estamos, a taxa Selic pode subir ainda mais, apesar de aparentemente ter chegado no teto. O mesmo pensamento vale para o IPCA+. Na marcação a mercado o foco não é acertar na mosca, mas sim, comprar títulos que fazem sentido naquele momento, esperando uma valorização do título, se isso não ocorrer, espera chegar no vencimento ou pouco antes e resgata. A regrinha básica é: Tendência de queda a médio prazo na Selic - Comprar Tesouro Pré-fixado Inflação controlada, sem preocupação com inflação ou tendência de queda no médio prazo - Comprar Tesouro IPCA+. Vale lembrar que os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado, então o preço no curto prazo já está definido. O que você deve buscar é ganho no médio e longo prazo. Abraços! Opa, tudo bem? Uma dúvida que eu tenho é sobre essa sua última frase: "os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado". No que exatamente isso implica? Teria como fazer um exemplo? Na minha cabeça, no caso do pré-fixado, o título vai ter um valor X e, no vencimento, ele vai valer R$1000. O que seria esse "preço"do curto prazo?
Pergunta
Hyan Praxedes
Atualmente temos o Tesouro Prefixado 2032 pagando 13,62% e o Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2065 pagando IPCA + 6,83% qual é mais interessante visando a marcação mercado ?
Como que faço essa conta ?
Obrigado.
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
24/Jun
2
25/Jun
2
26/Jun
2
Top Posters For This Question
Hyan Praxedes 2 posts
Giovani Rocha 1 post
Bolívar Luiz 1 post
João Vitor Bueno Da Silva 1 post
DIAS POPULARES
24/Jun 2025
2 posts
25/Jun 2025
2 posts
26/Jun 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
João Vitor Bueno Da Silva
Boa tarde @Hyan Praxedes, tudo bem? Eu acho que já vi essa pergunta aqui na comunidade umas 5 vezes só nos últimos dias, e a resposta é: depende. Primeiramente, a marcação a mercado acontece
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts