Jump to content
  • 0

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde @Hyan Praxedes, tudo bem?

Eu acho que já vi essa pergunta aqui na comunidade umas 5 vezes só nos últimos dias, e a resposta é: depende.

Primeiramente, a marcação a mercado acontece somente nos Tesouro IPCA+ e Pré-fixado, o Renda+ não é utilizado para marcação a mercado, ele é como uma aposentadoria.

A marcação a mercado é arriscada. Atualmente pode-se pensar que é uma boa o tesouro pre-fixado, contudo, num cenário de crises mundiais e ameaça de guerra como estamos, a taxa Selic pode subir ainda mais, apesar de aparentemente ter chegado no teto.

O mesmo pensamento vale para o IPCA+.

Na marcação a mercado o foco não é acertar na mosca, mas sim, comprar títulos que fazem sentido naquele momento, esperando uma valorização do título, se isso não ocorrer, espera chegar no vencimento ou pouco antes e resgata.

A regrinha básica é:

Tendência de queda a médio prazo na Selic - Comprar Tesouro Pré-fixado
Inflação controlada, sem preocupação com inflação ou tendência de queda no médio prazo - Comprar Tesouro IPCA+.

Vale lembrar que os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado, então o preço no curto prazo já está definido. O que você deve buscar é ganho no médio e longo prazo.

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Bom dia @João Vitor Bueno Da Silva
Os títulos do Renda+ não sofre marcação a mercado ? 
Pelo que eu tinha entendido os títulos do Renda+ também sofrem marcação a mercado e de forma ainda mais intensa considerando que o prazo de vencimento são mais longos e que estão de certa forma atrelados ao mesmo indexador IPCA+.

Mas considerando essa informação se compararmos os prefixados com o IPCA+ apenas, eu gostaria de saber qual tem o maior potencial de rentabilidade considerando o retorno para as médias.
Tentei fazer alguns cálculos utilizando as rentabilidades médias do IRF-M P2 e do IMA-B mas não consegui chegar a lugar nenhum.

Deve existir uma conta para isso.

• 0
Postado
3 horas atrás, Hyan Praxedes disse:

Bom dia @João Vitor Bueno Da Silva
Os títulos do Renda+ não sofre marcação a mercado ? 
Pelo que eu tinha entendido os títulos do Renda+ também sofrem marcação a mercado e de forma ainda mais intensa considerando que o prazo de vencimento são mais longos e que estão de certa forma atrelados ao mesmo indexador IPCA+.

Mas considerando essa informação se compararmos os prefixados com o IPCA+ apenas, eu gostaria de saber qual tem o maior potencial de rentabilidade considerando o retorno para as médias.
Tentei fazer alguns cálculos utilizando as rentabilidades médias do IRF-M P2 e do IMA-B mas não consegui chegar a lugar nenhum.

Deve existir uma conta para isso.

Bom dia, @Hyan Praxedes

O Tesouro RendA+ e o EducA+ sofrem sim de marcação a mercado na fase de acumulação e também na de recebimento, salvo engano.

Não estou certo sobre o cálculo você está procurando. Realizar a marcação é bastante simples, pois você vai observar o preço que aquele título vai render no vencimento, o preço teórico e o preço real dele na data atual.

Acesse a lista de títulos que você comprou no site Tesouro Direto, selecione o título que você quer consultar, abra sua posição detalhada nele e clique no símbolo do gráfico (imagem abaixo) para ver se vale a pena resgatar ou não naquele momento - o gráfico mostrará o quanto ele deveria valer e o quanto ele realmente vale. E considere a alíquota apropriada de I.R e o IOF.

image.png.54f21d3756de68e4a7d833f8ab3ac552.png

• 0
Postado
On 24/06/2025 at 16:10, João Vitor Bueno Da Silva disse:

Boa tarde @Hyan Praxedes, tudo bem?

Eu acho que já vi essa pergunta aqui na comunidade umas 5 vezes só nos últimos dias, e a resposta é: depende.

Primeiramente, a marcação a mercado acontece somente nos Tesouro IPCA+ e Pré-fixado, o Renda+ não é utilizado para marcação a mercado, ele é como uma aposentadoria.

A marcação a mercado é arriscada. Atualmente pode-se pensar que é uma boa o tesouro pre-fixado, contudo, num cenário de crises mundiais e ameaça de guerra como estamos, a taxa Selic pode subir ainda mais, apesar de aparentemente ter chegado no teto.

O mesmo pensamento vale para o IPCA+.

Na marcação a mercado o foco não é acertar na mosca, mas sim, comprar títulos que fazem sentido naquele momento, esperando uma valorização do título, se isso não ocorrer, espera chegar no vencimento ou pouco antes e resgata.

A regrinha básica é:

Tendência de queda a médio prazo na Selic - Comprar Tesouro Pré-fixado
Inflação controlada, sem preocupação com inflação ou tendência de queda no médio prazo - Comprar Tesouro IPCA+.

Vale lembrar que os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado, então o preço no curto prazo já está definido. O que você deve buscar é ganho no médio e longo prazo.

Abraços!

Opa, tudo bem?

Uma dúvida que eu tenho é sobre essa sua última frase: "os títulos já estão precificados com a expectativa do mercado". No que exatamente isso implica? Teria como fazer um exemplo? Na minha cabeça, no caso do pré-fixado, o título vai ter um valor X e, no vencimento, ele vai valer R$1000. O que seria esse "preço"do curto prazo?

• Criar novo...