Jump to content

Pergunta

Postado

Fala Sardinhas, tudo tranquilo!

Sei que estamos bastante ansiosos com a grande estreia desse ETF que é a cara (quase que literalmente) da AUVP e do que o Raul vem ensinando para a gente. Além disso, ele possui muita credibilidade ensinando as melhores práticas que irão trazer o melhor para nós Holder's.

Porém, eu gostaria de lembrar também que de acordo com o próprio Raul, tudo deve ser questionado, e que devemos SEMPRE fazer as nossas pesquisas para que possamos entender da melhor maneira possível as características, riscos e vantagens de qualquer investimento.

Dito isso, aqui vai a minha dúvida/observação:
Pelo que eu entendi, 20% da composição do fundo está sendo composta apenas de ações do ITAÚ (sem contar a parte de ITSA4). É isso mesmo? Quais as observações que podemos tirar disso, tanto em relação aos riscos dessa concentração quanto em relação ao balanceamento das nossas carteiras?

Obs: Antes que os emocionados venham hatear o post achando que estou querendo re-balancear o índice, ou dizer fizeram algo errado etc, esse não é o caso. Esse post é só para mantermos um ambiente saudável de questionamentos e análises que TODOS nós fazemos normalmente com QUALQUER índice que iremos investir.

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Fala, @Felipe Brandão.

22 horas atrás, Felipe Brandão disse:

Pelo que eu entendi, 20% da composição do fundo está sendo composta apenas de ações do ITAÚ (sem contar a parte de ITSA4). É isso mesmo?

É isso. Tem uns 12% de Itaú e uns 13% de Itaúsa, cuja maior parte é Itaú, mas também tem um pouco de Dexco, Alpargatas, Motiva, AEGEA, Copa Energia e NTS.

Quais as observações que podemos tirar disso, tanto em relação aos riscos dessa concentração quanto em relação ao balanceamento das nossas carteiras?

De fato há uma concentração maior em Itaúsa, e o setor financeiro representa uma parte expressiva das holdings, mas isso é porque é o setor mais perene e de empresas mais sólidas no país.

O ETF se propõe a ser fundamentalista. Seus fundamentos e metodologia são condizentes com o que aprendemos na AUVP Escola. Dito isso, as observações serão feitas principalmente da sua própria análise do fundo, considerando sua estratégia pessoal para a composição de sua carteira.

Obs: Antes que os emocionados venham hatear o post achando que estou querendo re-balancear o índice, ou dizer fizeram algo errado etc, esse não é o caso. Esse post é só para mantermos um ambiente saudável de questionamentos e análises que TODOS nós fazemos normalmente com QUALQUER índice que iremos investir.

Que isso, amigo. Fica tranquilo. rsrsrs

Abraços.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
22 minutes ago, Danilo Valli Lisbôa disse:

O que acontece com os dividendos das empresas, tipo, sei q é reinvestido no próprio fundo ja que ele nao vai repassar os dividendos, mas na pratica como isso ocorre? aumentam o numero de ações na "cesta" de cada cota? 

Dividendos ficam "armazenados" em renda fixa, que não lembro qual é..alguém jájá fala aqui ...   e em ABRIL é usado na totalidade no re-balanceamento dos ativos.

Abraço.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...