Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia!

Não sou (ainda) um profundo conhecedor do setor de cosméticos, mas tenho a impressão inicial de que há um mercado gigantesco relacionado e em plena expansão. Por esta razão, venho considerando fazer gradativamente algumas alocações em ações destas empresas por meio de ETFs gringos.

Alguém aqui está investindo neste setor? Estou aberto à opiniões.

Valeu!

Daniel

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 25/06/2025 at 10:23, Daniel Souza Bezerra disse:

Bom dia!

Não sou (ainda) um profundo conhecedor do setor de cosméticos, mas tenho a impressão inicial de que há um mercado gigantesco relacionado e em plena expansão. Por esta razão, venho considerando fazer gradativamente algumas alocações em ações destas empresas por meio de ETFs gringos.

Valeu!

Daniel

Boa tarde, @Daniel Souza Bezerra!

ETF focado só em cosmético vou ficar te devendo, pois não encontrei nenhum.

Contudo, achei uma possível alternativa na forma de uma empresa holding para você estudar. Chama-se ELF. Segue o link:

https://investor.vanguard.com/investment-products/stocks/profile/ELF

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra, apenas uma sugestão de estudo.

Abraço.

• 0
Postado
On 25/06/2025 at 10:23, Daniel Souza Bezerra disse:

Bom dia!

Valeu!

Daniel

Bom dia a todos!

Concordo que o mercado de cosméticos e cuidados pessoais tem visto um crescimento consistente — tanto em países desenvolvidos quanto em emergentes — puxado por tendências como e-commerce, produtos “clean beauty” e inovação em formatos.

1. ETFs “puros” de Cosméticos são raros
Não existe, hoje, um ETF listado nos EUA ou Europa que seja 100% dedicado a cosméticos puros. A maioria dos produtos que você vai encontrar faz parte de ETFs mais amplos de consumo:

Consumer Discretionary (Consumo Discricionário)

• Exemplo: XLY (Consumer Discretionary Select Sector SPDR Fund)
  • Tem em carteira nomes como ULTA Beauty, Lululemon e até participações em fabricantes de bens de consumo de maior apelo (mas não exclusivamente cosméticos).

Consumer Staples (Consumo Não-Cíclico)

• Exemplo: XLP (Consumer Staples Select Sector SPDR Fund)
  • Aqui entram gigantes como Estée Lauder e Coty, mas misturados com alimentos, bebidas e produtos de higiene.

Luxo & Lifestyle

• Exemplo: LUX (Insight Global Luxury ETF)
  • Concentra-se em marcas de luxo globais — pense LVMH, Hermès, Estée Lauder — e inclui perfumes, mas é um recorte ainda mais nichado.

2. Como “setorializar” melhor sua carteira
Se quiser foco maior em beleza, você pode:

• Mesclar dois ou mais ETFs (por ex., XLY + LUX) para elevar o peso de empresas de cosméticos/luxo dentro da sua alocação de consumo.
  • Alocar um pequeno percentual em ações diretas de players-chave (Estée Lauder, L’Oréal ADR, Shiseido ADR, ULTA Beauty) — assim consegue exposição “pura” e pode complementar a parte de ETF.

3. Pontos de atenção

• Taxa de administração: ETFs americanos giram em torno de 0,10–0,20% a.a.; os de luxo costumam ser um pouco mais caros (0,30–0,40% a.a.).
  • Risco cambial: lembre-se de que, ao investir em ETFs “gringos”, sua rentabilidade flutua também conforme o dólar/euro.
  • Overlap de carteira: muitos ETFs de consumo acabam tendo participações comuns. Verifique o peso de Estée Lauder ou L’Oréal nos fundos que escolher, para não exagerar na concentração.

4. Alternativa em mercados distintos

• Europa: iShares STOXX Europe 600 Consumer Goods (SXXP) — tem L’Óreal e Beiersdorf.
  • Ásia/Pacífico: MSCI Asia ex-Japan Consumer Staples ETFs — expõem Shiseido, AmorePacific.

Minha opinião pessoal se eu fosse investir:
Para “dar o pontapé” sem complicar, eu começaria com uma combinação 70/30 entre XLY e XLP, e, conforme for ganhando confiança, alocaria 5–10% do total em ações diretas de Estée Lauder ou ULTA Beauty. Assim você:

• Capta o crescimento amplo do consumo discricionário e não-cíclico.
  • Torna a carteira mais profunda no core de beleza.
  • Mantém diversificação e controla custos.

Importante: isto não é uma recomendação de investimento, são somente dados de pesquisas que fiz. Antes de decidir, lembre-se de que ETFs cobram taxa de administração, há custos de conversão cambial ao comprar/vender em dólar e possíveis emolumentos de corretagem.

Espero que ajude.

• Brabo 1
  • Criar novo...