Anônimo Postado ontem às 00:35 Postado ontem às 00:35 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor?
1 Post popular Narlubia Prada Postado ontem às 13:29 Post popular Postado ontem às 13:29 Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um condomínio, pegou a certidão de quitação, onde o condomínio afirma que não há débitos em aberto? 3) Consultou o site da justiça trabalhista para ver se não há processos contra o atual proprietário? Imagina se esse imóvel é o único bem de alguém que está com uma dívida trabalhista em vias de execução? 4) Consultou o site da justiça estadual do local onde o imóvel está situado ou do local onde o vendedor reside, para saber se há processos de conhecimento acerca de possível dívida ou processos de execução? 5) Consultou no cartório se o imóvel está devidamente regularizado, se há escritura ou se é um imóvel sem documentação? Você pode ou não estar disposto a comprar um imóvel não regularizado, isso é uma decisão sua, mas é importante saber essa informação. 6) O imóvel, presumo eu, já está quitado pelo vendedor. Não há nenhuma penhora em andamento e nenhuma pendência de financiamento, você já conferiu? 7) O imóvel é residencial? Existem moradores nesse imóvel? 8) O imóvel é em uma área que de acordo com os dados está com valorização/expansão imobiliária? 9) Há algum projeto de bem feitoria pública para a região? Ou seja, alguma praça a ser construída ou algum comércio interessante a ser instalado ou coisas do gênero? 10) Há algum projeto para a região que trará alguma externalidade ruim, como por exemplo uma obra de uma boate que trará barulho para a região ou uma mudança no trânsito que complicará o acesso ao imóvel? 11) Já visitou ao dia, a noite, quando chove? Tudo ok, sem alagamentos, a prefeitura cuida, não é uma área abandonada como a parte de trás de um shopping que pode atrair um fluxo indesejado de usuários de crack ou algo nesse sentido? 12) Fez seu orçamento / fluxo de caixa? Você conseguiria arcar com o pagamento sem sacrificar a saúde financeira da sua família? 13) Comparou os rendimentos do seu dinheiro investido X a oportunidade que se aproxima? Você teria ganhos financeiros? 14) Esse imóvel seria de média liquidez? 15) O dinheiro investido é investimento ou reserva de emergência? Acredito que as respostas para esses questionamentos acima te nortearão acerca da melhor decisão. A melhor decisão nem sempre envolve apenas aspectos financeiros, principalmente quando se trata de um imóvel. 2 1 5
0 Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 14 horas atrás, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Eu não faria. Se vc tem investimentos em ações, fundos...provavelmente é para o LONGO PRAZO, não tava acumulando para esse objetivo. E assim 30k de entrada, e qntas parcelas a mais? de qual valor? sem juros? Vc precisa desse bem agora? Vc já tem outro imóvel? Lembre-se um apartamento, tem condomínio, IPTU, fora taxa de transferência e outras questões.
0 Thiago M Borges Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás Eu preferiria pegar os 30mil emprestado que liquidar as operações kkk Depois de passar em todo o crivo que o colega majestosamente elencou, vê se consegue outro amigo parceiro que nem esse pra pegar 30k sem juros parceladinho. Por mais que possa parecer brincadeira eu comprei a chave de um apartamento assim, pedindo emprestado pra 3 brother e pro meu pai kkkkk
0 Bruno Alex Pereira Rodrigues Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás 15 horas atrás, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Antes de decidir, vale destrinchar os prós, contras e alternativas desse negócio – afinal, nem todo “acordo flexível” significa oportunidade de ouro. 1. Pontos positivos Transferência imediata do apartamento para o seu nome, com entrada “baixinha” de R$ 30 000. Contrato e advogado já alinhados, o que reduz (mas não elimina) riscos jurídicos. Se o preço do apartamento estiver abaixo do valor de mercado, pode ser um desconto interessante. 2. Riscos e custos ocultos Custo de oportunidade Esses R$ 30 000, hoje aplicados em ações e fundos, podem render talvez 8–10 % a.a. (mas da elevar isso a 12% a 14% com bons estudos) (~R$ 2 400–3 000/ano). Ao sacar tudo, você abre mão desse rendimento. Liquidez e imobilização de capital Imóvel é pouco líquido: se você precisar de caixa, vender poderá levar meses—e talvez com desconto. Valor total, despesas e financiamento Qual o preço final do apartamento? Você sabe quanto “resta pagar” e em que prazo? Além da entrada, virão custos de ITBI, escritura, registro, e eventuais reformas ou condomínio atrasado. Parcelamento direto x juros de mercado Seu amigo pode cobrar taxa implícita (juros embutidos) no parcelamento. Compare com uma hipoteca bancária ou CDC imobiliário: muitas vezes a taxa do banco fica abaixo de 8–10 % a.a. 3. Checklist antes de “fechar” Avaliação de mercado: faça uma cotação em imobiliárias ou use sites de referência (por m² na mesma região). Laudo de vistoria e certidões: verifique dívida de condomínio, IPTU, garantias de uso, possíveis ônus no cartório. Fluxo de pagamento: detalhe o cronograma de cada parcela, valor, eventuais correções (IGP-M, IPCA, juros fixos?). Impacto no seu orçamento: simule um mês “pior” (imprevistos, queda na bolsa, ferroou no emprego) e veja se cabe essa despesa. Minha visão resumida Se esse apartamento estiver com preço substancialmente abaixo do mercado, e o parcelamento for a juro realmente zero ou próximo disso, pode valer a pena considerar um bate-volta rápido (só o suficiente para captar a “oportunidade” antes que outra pessoa apareça). Se for preço de tabela ou o contrato embutir juros razoáveis, liquidar toda a sua carteira para esse fim tende a ser uma furada: você perde rendimento, abre mão de liquidez e assume todos os custos extras do imóvel. Peça ao seu amigo o laudo de avaliação e as certidões negativas. Compare com duas ou três ofertas de financiamento num banco. Só então decida se vale a pena sacar os R$ 30 000 ou se é melhor financiar e manter seu portfólio trabalhando para você. Com essas informações em mãos, você terá muito mais clareza se é o negócio certo… ou se vale a pena esperar outra oportunidade.
0 Bolívar Luiz Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás 8 horas atrás, Narlubia Prada disse: Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um condomínio, pegou a certidão de quitação, onde o condomínio afirma que não há débitos em aberto? 3) Consultou o site da justiça trabalhista para ver se não há processos contra o atual proprietário? Imagina se esse imóvel é o único bem de alguém que está com uma dívida trabalhista em vias de execução? 4) Consultou o site da justiça estadual do local onde o imóvel está situado ou do local onde o vendedor reside, para saber se há processos de conhecimento acerca de possível dívida ou processos de execução? 5) Consultou no cartório se o imóvel está devidamente regularizado, se há escritura ou se é um imóvel sem documentação? Você pode ou não estar disposto a comprar um imóvel não regularizado, isso é uma decisão sua, mas é importante saber essa informação. 6) O imóvel, presumo eu, já está quitado pelo vendedor. Não há nenhuma penhora em andamento e nenhuma pendência de financiamento, você já conferiu? 7) O imóvel é residencial? Existem moradores nesse imóvel? 8) O imóvel é em uma área que de acordo com os dados está com valorização/expansão imobiliária? 9) Há algum projeto de bem feitoria pública para a região? Ou seja, alguma praça a ser construída ou algum comércio interessante a ser instalado ou coisas do gênero? 10) Há algum projeto para a região que trará alguma externalidade ruim, como por exemplo uma obra de uma boate que trará barulho para a região ou uma mudança no trânsito que complicará o acesso ao imóvel? 11) Já visitou ao dia, a noite, quando chove? Tudo ok, sem alagamentos, a prefeitura cuida, não é uma área abandonada como a parte de trás de um shopping que pode atrair um fluxo indesejado de usuários de crack ou algo nesse sentido? 12) Fez seu orçamento / fluxo de caixa? Você conseguiria arcar com o pagamento sem sacrificar a saúde financeira da sua família? 13) Comparou os rendimentos do seu dinheiro investido X a oportunidade que se aproxima? Você teria ganhos financeiros? 14) Esse imóvel seria de média liquidez? 15) O dinheiro investido é investimento ou reserva de emergência? Acredito que as respostas para esses questionamentos acima te nortearão acerca da melhor decisão. A melhor decisão nem sempre envolve apenas aspectos financeiros, principalmente quando se trata de um imóvel. Excelentes questionamentos, @Narlubia Prada! 1
Pergunta
Anônimo
🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês.
Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível:
💰 Entrada de R$ 30.000,00
📜 Transferência imediata pro meu nome
📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele.
O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada.
Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora.
tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro
O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor?
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
26/Jun
6
Top Posters For This Question
Narlubia Prada 1 post
Thiago M Borges 1 post
Antonio De Matos Teixeira Neto 1 post
Bruno Alex Pereira Rodrigues 1 post
DIAS POPULARES
26/Jun 2025
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Narlubia Prada
Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts