Jump to content
  • 0

Oportunidade ou não

Pergunta

Postado

🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês.

Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível:

💰 Entrada de R$ 30.000,00

📜 Transferência imediata pro meu nome

📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele.

O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada.

Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora.

tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro

O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor?

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
14 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível:

O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada.

Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora.

Eu não faria.

Se vc tem investimentos em ações, fundos...provavelmente é para o LONGO PRAZO, não tava acumulando para esse objetivo.

E assim 30k de entrada, e qntas parcelas a mais? de qual valor? sem juros?
Vc precisa desse bem agora? Vc já tem outro imóvel? 
Lembre-se um apartamento, tem condomínio, IPTU, fora taxa de transferência e outras questões.

• 0
Postado

Eu preferiria pegar os 30mil emprestado que liquidar as operações kkk
Depois de passar em todo o crivo que o colega majestosamente elencou, vê se consegue outro amigo parceiro que nem esse pra pegar 30k sem juros parceladinho.
Por mais que possa parecer brincadeira eu comprei a chave de um apartamento assim, pedindo emprestado pra 3 brother e pro meu pai kkkkk

• 0
Postado
15 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Antes de decidir, vale destrinchar os prós, contras e alternativas desse negócio – afinal, nem todo “acordo flexível” significa oportunidade de ouro.

1. Pontos positivos

• Transferência imediata do apartamento para o seu nome, com entrada “baixinha” de R$ 30 000.
  • Contrato e advogado já alinhados, o que reduz (mas não elimina) riscos jurídicos.
  • Se o preço do apartamento estiver abaixo do valor de mercado, pode ser um desconto interessante.

2. Riscos e custos ocultos

Custo de oportunidade

• Esses R$ 30 000, hoje aplicados em ações e fundos, podem render talvez 8–10 % a.a. (mas da elevar isso a 12% a 14% com bons estudos) (~R$ 2 400–3 000/ano). Ao sacar tudo, você abre mão desse rendimento.

Liquidez e imobilização de capital

• Imóvel é pouco líquido: se você precisar de caixa, vender poderá levar meses—e talvez com desconto.

Valor total, despesas e financiamento

• Qual o preço final do apartamento? Você sabe quanto “resta pagar” e em que prazo?
  • Além da entrada, virão custos de ITBI, escritura, registro, e eventuais reformas ou condomínio atrasado.

Parcelamento direto x juros de mercado

• Seu amigo pode cobrar taxa implícita (juros embutidos) no parcelamento. Compare com uma hipoteca bancária ou CDC imobiliário: muitas vezes a taxa do banco fica abaixo de 8–10 % a.a.

3. Checklist antes de “fechar”

• Avaliação de mercado: faça uma cotação em imobiliárias ou use sites de referência (por m² na mesma região).
  • Laudo de vistoria e certidões: verifique dívida de condomínio, IPTU, garantias de uso, possíveis ônus no cartório.
  • Fluxo de pagamento: detalhe o cronograma de cada parcela, valor, eventuais correções (IGP-M, IPCA, juros fixos?).
  • Impacto no seu orçamento: simule um mês “pior” (imprevistos, queda na bolsa, ferroou no emprego) e veja se cabe essa despesa.

Minha visão resumida

Se esse apartamento estiver com preço substancialmente abaixo do mercado, e o parcelamento for a juro realmente zero ou próximo disso, pode valer a pena considerar um bate-volta rápido (só o suficiente para captar a “oportunidade” antes que outra pessoa apareça).

Se for preço de tabela ou o contrato embutir juros razoáveis, liquidar toda a sua carteira para esse fim tende a ser uma furada: você perde rendimento, abre mão de liquidez e assume todos os custos extras do imóvel.

Peça ao seu amigo o laudo de avaliação e as certidões negativas.

Compare com duas ou três ofertas de financiamento num banco.

Só então decida se vale a pena sacar os R$ 30 000 ou se é melhor financiar e manter seu portfólio trabalhando para você.

Com essas informações em mãos, você terá muito mais clareza se é o negócio certo… ou se vale a pena esperar outra oportunidade.

• 0
Postado
8 horas atrás, Narlubia Prada disse:

Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá:

1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura?

2) Se o imóvel for em um condomínio, pegou a certidão de quitação, onde o condomínio afirma que não há débitos em aberto?

3) Consultou o site da justiça trabalhista para ver se não há processos contra o atual proprietário? Imagina se esse imóvel é o único bem de alguém que está com uma dívida trabalhista em vias de execução?

4) Consultou o site da justiça estadual do local onde o imóvel está situado ou do local onde o vendedor reside, para saber se há processos de conhecimento acerca de possível dívida ou processos de execução?

5) Consultou no cartório se o imóvel está devidamente regularizado, se há escritura ou se é um imóvel sem documentação? Você pode ou não estar disposto a comprar um imóvel não regularizado, isso é uma decisão sua, mas é importante saber essa informação.

6) O imóvel, presumo eu, já está quitado pelo vendedor. Não há nenhuma penhora em andamento e nenhuma pendência de financiamento, você já conferiu?

7) O imóvel é residencial? Existem moradores nesse imóvel? 

8) O imóvel é em uma área que de acordo com os dados está com valorização/expansão imobiliária?

9) Há algum projeto de bem feitoria pública para a região? Ou seja, alguma praça a ser construída ou algum comércio interessante a ser instalado ou coisas do gênero?

10) Há algum projeto para a região que trará alguma externalidade ruim, como por exemplo uma obra de uma boate que trará barulho para a região ou uma mudança no trânsito que complicará o acesso ao imóvel?

11) Já visitou ao dia, a noite, quando chove? Tudo ok, sem alagamentos, a prefeitura cuida, não é uma área abandonada como a parte de trás de um shopping que pode atrair um fluxo indesejado de usuários de crack ou algo nesse sentido?

12) Fez seu orçamento / fluxo de caixa? Você conseguiria arcar com o pagamento sem sacrificar a saúde financeira da sua família?

13) Comparou os rendimentos do seu dinheiro investido X a oportunidade que se aproxima? Você teria ganhos financeiros?

14) Esse imóvel seria de média liquidez? 

15) O dinheiro investido é investimento ou reserva de emergência? 

Acredito que as respostas para esses questionamentos acima te nortearão acerca da melhor decisão. A melhor decisão nem sempre envolve apenas aspectos financeiros, principalmente quando se trata de um imóvel. 

Excelentes questionamentos, @Narlubia Prada!

• Brabo 1
  • Criar novo...