Jump to content

Recommended Posts

Postado

Pessoal, queria saber de vocês dicas sobre por onde começar no mercado financeiro.
Atualmente sou estudante de Ciências Contábeis e devo me formar no ano que vem. Tenho bastante interesse em trabalhar com investimentos e vi que os certificados CPA-10, CPA-20 e CEA serão descontinuados, dando lugar a novas certificações.
Vocês acham que ainda vale a pena tentar tirar algum desses certificados este ano ou é melhor esperar pelas novas versões?

Outra dúvida que tenho é sobre por onde começar. Será que já vale ir direto para o CEA? Ou é melhor seguir a ordem, do mais fácil para o mais difícil? Ou, quem sabe, estudar para todos de uma vez e marcar as provas ainda este ano e deixar rolar?

Também queria saber a opinião de quem já trabalha na área e possui os certificados: vale a pena tirar algum outro além desses? A faculdade ajuda de alguma forma na preparação para as provas? O que eu já poderia começar a estudar desde agora? E é realmente necessário ter conhecimento aprofundado da calculadora HP12C?

Desde já eu agradeço.

• Brabo 1
Postado
19 horas atrás, Lucas Daniel Cardoso Silva disse:

Vocês acham que ainda vale a pena tentar tirar algum desses certificados este ano ou é melhor esperar pelas novas versões?

Pelo que sei, a partir de ano que vem vai ficar bem mais burocrático, então tentar ainda este ano pode dar menos dor de cabeça, agora se for dar muita dor de cabeça pela correria, já não sei.

Outra dúvida que tenho é sobre por onde começar. Será que já vale ir direto para o CEA? Ou é melhor seguir a ordem, do mais fácil para o mais difícil? Ou, quem sabe, estudar para todos de uma vez e marcar as provas ainda este ano e deixar rolar?

Não tirei as certificações ainda, mas na minha opinião vale a pena tirar a melhor certificação para a função que você quer e estudar muito. Abaixo um gráfico sobre o nível de dificuldade das certificações.

image.png.9bd5233cc6f37e447d98a5d5f2c433b5.png

Também queria saber a opinião de quem já trabalha na área e possui os certificados: vale a pena tirar algum outro além desses? A faculdade ajuda de alguma forma na preparação para as provas? O que eu já poderia começar a estudar desde agora? E é realmente necessário ter conhecimento aprofundado da calculadora HP12C?

Essa vou ficar devendo, pois não possuo ainda. Hahaha

• Brabo 2
Postado
On 26/06/2025 at 15:12, Lucas Daniel Cardoso Silva disse:

Pessoal, queria saber de vocês dicas sobre por onde começar no mercado financeiro.
Atualmente sou estudante de Ciências Contábeis e devo me formar no ano que vem. Tenho bastante interesse em trabalhar com investimentos e vi que os certificados CPA-10, CPA-20 e CEA serão descontinuados, dando lugar a novas certificações.

Desde já eu agradeço.

Oi!!!

Se você tiver disponibilidade, faz as provas pelo menos para poder sentir o que é a prova. Algumas pessoas ficam nervosas na hora de fazer prova, então, fazer algumas provas te treina pelo menos "psicologicamente".

Foque seus estudos na prova CEA. Se fizer as outras, alguns dias antes você dá uma lida no conteúdo, mas é importante ter um foco. Estudar para provas que não possuem o mesmo conteúdo dispersará seu tempo.

Se na graduação você teve matérias como Finanças Empresarias, Mercados de Capitais, ESG ou temas relacionados a blockchain, smartcontrols, etc... isso te auxiliará. Se não teve, você pode fazer seu trabalho de conclusão de curso abordando um desses assunto e os 3 últimos são bem interessantes e gostosos de estudar.

Devore o curso da AUVP, assista todos os vídeos do Raul, do Douglas, o Lucros Líquidos e os plantões das segundas-feiras. Te ajudarão mais do que a facul, principalmente pq você terá oportunidade de visualizar na prática, a teoria estudada. Isso ajuda a assimilar o conteúdo.

Sobre a calculados, usei a HP12C, não no mercado financeiro pq nunca atuei nele, mas te afirmo que não há nenhuma complexidade para o uso da calculadora. 

Sobre a questão abaixo eu não posso responder.

"Também queria saber a opinião de quem já trabalha na área e possui os certificados: vale a pena tirar algum outro além desses?"

Sucesso nos estudos.

Abraços!!!

• Criar novo...