Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite turma !!

Queria pedir um conselho do pessoal mais experiente.

Estou iniciando agora de fato as alocações. E terminei uma prévia do que seria o diagrama do cerrado por equanto.

Pretendo até o final desse ano alocar em torno de 50 mil na divisão do cerrado.

Dentro deste cenário creio eu (me corrijam), que não é necessário diversificar mais dentro das categorias por já serem etfs.

E ai no ano que vem colocaria de fato ações avulsas em cada categoria. Para este anos, e esses 50 mil, seria uma ideia segura ?

Ações no Brasil 25%

Ações no exterior25%

Fundo Imobiliário 15%

Reserva de valor (Criptomoedas) 15%

Renda fixa 20%

image.png.474b75c1c75a69d55f1a3d619e844474.png

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
27 minutes ago, Gabriel Fernandes disse:

Boa noite turma !!

Estou iniciando agora de fato as alocações. E terminei uma prévia do que seria o diagrama do cerrado por equanto.

Dentro deste cenário creio eu (me corrijam), que não é necessário diversificar mais dentro das categorias por já serem etfs.

E ai no ano que vem colocaria de fato ações avulsas em cada categoria. Para este anos, e esses 50 mil, seria uma ideia segura ?

Ações no Brasil 25%

Ações no exterior25%

Fundo Imobiliário 15%

Renda fixa 20%

@Gabriel Fernandes não sei se entendi bem a sua dúvida, mas vamos tentar rsrs

Pelo que entendi você vai alocar R$50mil até o final do ano, porém em Ações Nacionais terá somente AUVP11 e em Ações Internacionais terá somente IVV. Se for isto, não é uma boa ideia. Na live mesmo o Raul disse que precisa estudar as empresas, precisa diversificar, que precisa fazer sentido na estratégia de cada um. Não é porque é um ETF criado pela AUVP que devemos simplesmente focar somente nele, ele precisa fazer sentido na sua carteira.

Aproveitando, eu, particularmente, achei 15% de criptomoeda (que não é uma reserva de valor provada no tempo) um percentual alto. Normalmente falamos que até 5% seria um percentual bom. 

• 0
Postado

@Flavio Prado Entendi o racional.

É que eu tendo em vista que ainda é um capital pequeno a ser alocado, imaginando os primeiro anos do que queremos que se torne um habito de investir. 

Esses primeiros 50 mil divididos nas categorias daria entre 7,5 a 12,5k em cada categoria. Faz sentido ainda assim, diversificar ainda mais esses 12,5k por exemplo, de nacional, em varias ações ?

Porque no meu racional, as duas ETFs contemplam grande parte das ações que eu investiria individualmente, (como no nacional: ITSA,ITUB,BBSA,BBDC,WEGE e no internacional: AAPL, AMZN, MSFT, GOOG) e ai por ser um capital pequeno por hora, imaginei que colocando em ETFs que tenham elas faria sentido.

Quanto ao BTC, seria uma opção pessoal mesmo, para esses primeiros 50k. Num segundo momento pretendo diversificar com ouro. Acho que colocando como reserva de valor ela pode mesmo perder o "sentido", dado que me coloco no risco pelo bitcoin.

• 0
Postado
6 horas atrás, Gabriel Fernandes disse:

Boa noite turma !!

Ações no Brasil 25%

Ações no exterior25%

Fundo Imobiliário 15%

Renda fixa 20%

image.png.474b75c1c75a69d55f1a3d619e844474.png

Oi Gabriel,

Um ponto que pode ser interessante considerar é o equilíbrio entre os tipos de exposição ao risco. Mesmo que os ETFs tragam diversificação, ainda vale observar o quanto cada classe de ativo está alinhada com o seu perfil de risco e objetivos de médio e longo prazo.

O que quero dizer é o seguinte: você já analisou a composição do ETF? Já viu quais empresas estão lá? Está confortável com a distribuição percentual em cada uma delas? Isso é fundamental para que você possa analisar se faz ou não sentido para você.

Além disso, com 15% alocados em criptomoedas, que a gente sabe que é bastante volátil (e eu realmente acho que é muito, a não ser que você tenha conhecimento profundo do mercado cripto), talvez seja prudente pensar em instrumentos mais estáveis dentro da renda fixa, como Tesouro IPCA+ ou um CDB com liquidez diária, para contrabalançar.

Mesmo para quem está começando, eu acho que valeria mais a pena investir nas ações individuais, ao menos no caso brasileiro. Até mesmo para pôr em prática o que foi aprendido no curso, ou seja, saber analisar os ativos e tudo mais.

E eu não começaria a investir fora do país antes dos R$ 100 mil por causa dos custos. Você falou que vai investir R$ 50 mil até o fim do ano, ou seja, cerca de R$ 8.300 por mês (ao menos entendi assim - se não for isso adapte meu raciocínio para sua realidade). Se você quer alocar 25% disso no internacional, daria mais ou menos R$ 2 mil por mês, ou mais ou menos US$ 365 dólares (convertendo pelo dólar oficial). Tire desse valor as taxas de conversão, IOF e taxa de corretagem, e talvez você invista cerca de US$ 350 por mês. Se você distribuir esse valor equitativamente em cada ação mencionada, você não conseguiria comprar nem uma ação inteira de cada uma delas... E o mesmo ocorreria se você investisse no IVV. Por isso, não sei se compensa. Novamente, eu talvez investisse esse valor em renda fixa no Brasil, seguindo o PIAR e o Diagrama do Cerrado, é claro.

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
5 horas atrás, Gabriel Fernandes disse:

Talvez faça mais sentido eu comprar ITSA,ITUB,BBSA,BBDC,WEGE e AAPL, AMZN, MSFT, GOOG separado. Do que nos ETFs ? Isso ? 

Bom dia, sei que a escolha de ações sempre tem um toque pessoal no fim das contas.

Mas sugiro que você reavalie as que você escolheu. 

São bons ativos de fato, mas nas ações brasileiras, tirando WEG, você vai estar exposto somente ao setor financeiro, logo se der uma crise neste setor, você vai ver seu patrimônio derretendo. O mesmo ocorre para as ações da bolsa americana, mas nesse caso com o setor de tecnologia.

• 0
Postado

Olá Gabriel @Gabriel Fernandes,

Pra agregar um pouco mais no assunto...

Eu particularmente ter apenas um FII e ainda sendo este de papel algo arriscado. Independente do tamanho da carteira, vc está muito exposto a oscilações e a um investimento único em uma classe de ativo, onde a parte mais segura dessa classe estão em fundos de tijolo.

Alocaria em mais FIIs e também maioria de tijolo.

Ações tanto nacional quanto internacional diversificaria mais. Siga os fundamentos q vc acredita nas empresas e faça sua alocação. A explicação do @Flavio Prado foi muito coerente.

Bitcoin independente do racional, pra quem tá começando, alocaria no máximo 5%. Até pq não se provou com o tempo ainda.

Pra q esperar colocar o ouro na carteira. Lembrando q reserva de calor não buscamos ganhos, sim proteção.

Diminuiria reserva de valor um pouco e aumentaria por exemplo renda fixa.

• Criar novo...