Jump to content

1 milhão de reais! Investir em renda fixa e variável ou manter imóvel como ativo?


Recommended Posts

Um amigo me fez esta pergunta e após iniciar a AUVP estou realmente na dúvida da minha antiga opinião. Sinceramente, sempre fui a favor de investir em Fundos Imobiliários ao invés de possuir um imóvel, por inúmeras razões, capital não fica imobilizado (em uma oportunidade ou necessidade não é possível vender apenas a cozinha, mas o imóvel todo), não há dor de cabeça com inquilino, vacância e outros, mas analisando um pouco mais a questão pode ser que eu tenha me equivocado (partindo-se do princípio que esse valor não seria o total de capital da pessoa, existindo em separado a reserva de emergência e outra aplicações), senão vejamos:
Caso ele tenha um imóvel no valor de 1 milhão de reais, se fizer a venda hoje e aplicar, conforme já dito, com rendimento de 8% aa, ao final de 10 anos terá R$2.158.925,00. Ao passo que se permanecer com o imóvel para alugar, o imóvel no mesmo período terá um valor de R$ 1.628.894,63 (valorizado em 5% aa, como já dito em aula anterior), além do valor do aluguel (0,5% do valor do imóvel) ou seja, 5 mil reais, deduzindo-se Impostos, corretagem e manutenção, cheguei ao valor de 3 mil. Suponhamos que este valor seja investido e reinvestido mensalmente, também com a taxa de juros (compostos) de 8%aa, chegamos ao valor de R$540.372,2, que somado ao valor do imóvel corrigido, teríamos um valor de R$2.169.267,45. Assim, mantendo o imóvel, em 10 anos, teria um capital de 2.169.267,45 e por outro lado vendendo o imóvel teria um valor de R$ 2.158.925,00, ou seja, uma perda de pouco mais de R$10mil. Cheguei a conclusão pelo lado financeiro, tanto faz, vai depender do seu gosto, ambos tem prós e contras, para mim prefiro a liquidez e investir, ele a segurança de um imóvel ... O que vocês fariam? Vendem ou manteriam o imóvel? Forte abraço a todos!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A pergunta é, o que vocês fariam? Então é uma questão de gosto e objetivo.

Até 2020 eu teria um imóvel, simplesmente porque fui criada em família de corretores imobiliarios, construtores e meu pai foi 25 anos gerente de banco e ruim, pensa numa pessoa que só fala mal de investimentos.... Hoje ele tem 80 e quase me deserdou quando vendi minha casa que estava alugada, para investir, no mês passado.

Hoje, depois de ler, aprender, fazer as contas e inclusive colocar na ponta do lápis qual dor de cabeça queria ter, investimentos ganhou disparado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O @Marcelo Ribeiro pontuou bem os cenários. FIIs parece muito mais vantajoso ($).

A Giuliana também. Qual dor de cabeça vocês estão pensando em manter? Muita gente carrega em suas entranhas a máxima antiga que o melhor investimento era comprar terras e imóveis. Mas manter um casa aluga é bem trabalhoso. Manutenção, vacância e inadimplência...

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

E olha que nem peguei o IFIX de 10 anos para fazer a conta, olhei agora, e é 6,92% a.a. daria quase 1.000.000,00 no final das contas a diferença dos 2 cenários

 

Tem mais esse ponto. Se fosse eu. Iria vender e investir. Agora se eu tivesse mais de um imóvel disponível pra aluguel, talvez eu faria um meio a meio. Vendia metade e deixa alugando metade pra diversificar.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

@Mauricio Vieira Moura Gomes Tem um detalhe SUPER importante que você esqueceu de colocar nos seus cálculos, que fazem toda diferença... 

8% a.a. nos FIIs é somente a parte dos dividendos... você não levou em conta a valorização das cotas... dei uma olhada rápida (vou colocar o gráfico) esta entregando 6% a.a. nos últimos 5 anos

Vamos colocar aqui de forma separada nossa comparação para entendermos melhor

Ficando com Imóvel

R$ 1.000.000,00 em 10 anos valorizando 5% a.a. vira R$ 1.628.894,63

mensalmente temos R$ 3.000,00 investido mensalmente a 8% a.a. em 10 anos vira R$540.372,20

Entregando ao final de 10 anos = R$ 2.169.267,45

Vendendo e indo pra FIIs

R$ 1.000.000,00 em 10 anos valorizando 6% a.a. vira R$ 1.790.847,70 (valor das cotas corrigido pelo Ifix médio de 6%)

mensalmente temos R$ 6.400,00 ( 0,64% equivalente a 8% a.a. ) investido a 8% a.a. em 10 anos vira R$ 1.152.795,35

Entregando ao final de 10 anos = R$ 2.943.643,05

Nesta comparação os FII entregariam R$ 774.375,60 a mais.

Alguns pontos extras que acho que devem ser considerados...

- Tem que cuidar e ir atras da manutenção do imóvel (sim você considerou o valor, estou mencionando o corre-corre )

- Tem que cuidar para manter a vacância no minimo, pois diferente de uma carteira com vários imoveis, quando temos somente 1 se vagar é 100% a menos na renda

- Varia muito de lugar para lugar, mas 0,5% num imóvel de 1M é bem difícil de conseguir, normalmente se consegue mais em imoveis com custo mais baixo

 

Minha opinião e ponto de vista, acho que somente vale a pena imóvel físico como forma diversificação dos ativos, caso já tenha vários outros ativos de outros tipos.

Ifix.png

@Marcelo RibeiroShow! Pura verdade e algo importantíssimo de ser levado em conta. Por isso sou fã dos FIIs. Particularmente, já passei por uma situação de super emergencia que superava minha reserva e tive que queimar um imóvel para pegar uma parte, isso nos FIIs não ocorrem ... podemos até vender um pouco mais barato (centavos) mas nunca como se fosse um imóvel, além de que, mesmo queimando muito, mas muito abaixo do valor de mercado a liquidez é jogo duro, achar comprador, levantar papelada, contrato, assinatura ... até estar com o $ na mão .... é dureza... mais uma vez, obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Giuliana Siqueira disse:

A pergunta é, o que vocês fariam? Então é uma questão de gosto e objetivo.

Até 2020 eu teria um imóvel, simplesmente porque fui criada em família de corretores imobiliarios, construtores e meu pai foi 25 anos gerente de banco e ruim, pensa numa pessoa que só fala mal de investimentos.... Hoje ele tem 80 e quase me deserdou quando vendi minha casa que estava alugada, para investir, no mês passado.

Hoje, depois de ler, aprender, fazer as contas e inclusive colocar na ponta do lápis qual dor de cabeça queria ter, investimentos ganhou disparado

@Giuliana SiqueiraLegal! Parabéns pela coragem! Acredito que foi a decisão mais acertada!

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Mauricio Vieira Moura Gomes disse:

Um amigo me fez esta pergunta e após iniciar a AUVP estou realmente na dúvida da minha antiga opinião. Sinceramente, sempre fui a favor de investir em Fundos Imobiliários ao invés de possuir um imóvel, por inúmeras razões, capital não fica imobilizado (em uma oportunidade ou necessidade não é possível vender apenas a cozinha, mas o imóvel todo), não há dor de cabeça com inquilino, vacância e outros, mas analisando um pouco mais a questão pode ser que eu tenha me equivocado (partindo-se do princípio que esse valor não seria o total de capital da pessoa, existindo em separado a reserva de emergência e outra aplicações), senão vejamos:
Caso ele tenha um imóvel no valor de 1 milhão de reais, se fizer a venda hoje e aplicar, conforme já dito, com rendimento de 8% aa, ao final de 10 anos terá R$2.158.925,00. Ao passo que se permanecer com o imóvel para alugar, o imóvel no mesmo período terá um valor de R$ 1.628.894,63 (valorizado em 5% aa, como já dito em aula anterior), além do valor do aluguel (0,5% do valor do imóvel) ou seja, 5 mil reais, deduzindo-se Impostos, corretagem e manutenção, cheguei ao valor de 3 mil. Suponhamos que este valor seja investido e reinvestido mensalmente, também com a taxa de juros (compostos) de 8%aa, chegamos ao valor de R$540.372,2, que somado ao valor do imóvel corrigido, teríamos um valor de R$2.169.267,45. Assim, mantendo o imóvel, em 10 anos, teria um capital de 2.169.267,45 e por outro lado vendendo o imóvel teria um valor de R$ 2.158.925,00, ou seja, uma perda de pouco mais de R$10mil. Cheguei a conclusão pelo lado financeiro, tanto faz, vai depender do seu gosto, ambos tem prós e contras, para mim prefiro a liquidez e investir, ele a segurança de um imóvel ... O que vocês fariam? Vendem ou manteriam o imóvel? Forte abraço a todos!

Primeira dica: Evitar dar conselhos financeiros. Se der certo parabéns, se der errado ele vai te cobrar a vida toda.

Acho legal discutirmos prós e contras de cada situação, mas jamais se comprometer com um assunto tão delicado. 

Patrimônio quanto mais se mexe menor fica. 

Se estiver indo tudo bem com o imóvel, pega o que ele estiver rendendo mensalmente e vai comprando de Fii, daí está diversificado e com o patrimônio crescente. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha só, alguns detalhes: se você ficar 6 meses sem alugar, por exemplo, o seu lucro já reduz bastante. Além de não lucrar, você terá que pagar taxas de condomínio, IPTU, etc...
Na própria IsaEx o Raul já citou renda fixa com mais de 15% ao ano. Em 5 anos investido a essa taxa, tu praticamente dobra teu capital.
Claro que tem o risco de a inflação subir acima dessa taxa, mas a não ser que ocorra alguma desestabilização política muito grave (risco ao Estado Democrático de Direito). Embora, não acredito que isso vá ocorrer.

Esse comentário que estou fazendo também é puramente financeiro, não sei se você algum vínculo afetivo com o imóvel, por exemplo.

Mas eu estava comprando um imóvel e desisti, por uma série de problemas. Agora com o capital que irei recuperar, vou investir. Na minha organização familiar atual, não necessito ter um imóvel. Em razão disso, estou vivendo de aluguel e pretendo investir o dinheiro que eu tiver.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

50 minutes ago, Fernando Martins Castanheira Junior disse:

Primeira dica: Evitar dar conselhos financeiros. Se der certo parabéns, se der errado ele vai te cobrar a vida toda.

Acho legal discutirmos prós e contras de cada situação, mas jamais se comprometer com um assunto tão delicado. 

Patrimônio quanto mais se mexe menor fica. 

Se estiver indo tudo bem com o imóvel, pega o que ele estiver rendendo mensalmente e vai comprando de Fii, daí está diversificado e com o patrimônio crescente. 

 

Se der certo, quem fez é o dono da ideia. Se der errado, quem fez quer achar um culpado.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Certamente, hoje com a mentalidade ao qual adquiri esse valor estaria investido, e nunca teria me aventurado em adquirir um imóvel, como fiz a alguns anos. Hoje não me desfaço do imóvel, pois para mim no  momento não é vantajoso e o mesmo está locado para pessoas que não  me dão nem um pingo de trabalho.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Suellen Ferreira Barros disse:

Certamente, hoje com a mentalidade ao qual adquiri esse valor estaria investido, e nunca teria me aventurado em adquirir um imóvel, como fiz a alguns anos. Hoje não me desfaço do imóvel, pois para mim no  momento não é vantajoso e o mesmo está locado para pessoas que não  me dão nem um pingo de trabalho.

Te entendo. Caso eu tivesse um imóvel, tentaria morar. Se não desse, mas estivesse alugado, tudo bem. Mas pra médio prazo talvez eu tentasse vender, pois não tenho necessidade de me fixar geograficamente em nenhum lugar, ao menos por enquanto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...