Jump to content
  • 0

IPCA + é o acumulado??


Luana Cogo Lima

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi Luana.

O IPCA+ rende o acumulado do IPCA no período. Se você comprou com juros semestrais. Ele vai acumular o IPCA nos últimos 6 meses e te pagar o cupom. Caso seja sem cupom ele vai acumular o IPCA no período todo de vida do titulo em sua posse e te pagar tudo no final.

A volatilidade nos preço do titulo não é o rendimento e sim a marcação a mercado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então, eu acabei investindo em um IPCA+ de um banco, e fiquei sem rendimentos no mês de julho porque o IPCA do mês deu negativo... Depois fui pesquisar que a formula usada era:

i=(1+IPCA) x (1+Taxa) -1

Fiquei ate meio indignado, pois se usasse o acumulado dos últimos 12 meses, o juros ainda estaria alto e eu estaria ganhando bastante. Acredito que ele vá calculando mês a mês e no final da o resultado esperado. Me corrijam se estiver errado hehehehe

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Erick Vinicius Bragança Badaró Montagnoli disse:

Se a perspectiva do percentual de IPCA e diminuir, com isso, aumentaria o valor do titulo na marcação a mercado ?  

@Erick Vinicius Bragança Badaró Montagnoli o Mercado não vai considerar o IPCA, é a variação na parte fixa do Tesouro IPCA+ que vai fazer com que o preço aumente ou diminua no dia a dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Por Partes: 
@Luana Cogo Lima 1 - Rendimento do CDB (Atrelado ao IPCA)
@Erick Vinicius Bragança Badaró Montagnoli 2 - Marcação a Mercado

1 -
Luana, sua pergunta é mais complexa do que parece, por que ela questiona alguns cálculos matemáticos, e os cálculos por trás dos títulos da Renda Fixa, são beem feios 🤣😅, mas vou tentar explicar sem utilizar as fórmulas horríveis
- Primeiro a gente precisa fixar uma coisa, você pergunta sobre Títulos atrelados ao IPCA,  e em seguida cita como exemplo um CDB IPCA + 5(a.a.)%
Os cálculos dos títulos são levemente diferentes:
                   . Os Títulos do Tesouro IPCA+, sofrem uma "remarcação" de preços todo dia de abertura do mercado, se a taxa do título mudar, porém é possível fazer um cálculo da rentabilidade diária desse título por que o emissor é o próprio país.
                   . Já o CDB IPCA+, acumula a inflação de 30-31 dias, de acordo com o seu vencimento. Existe uma taxa que é chamada de Pro Rata, que basicamente, determina a variação do IPCA no período de 30-31 dias, sendo o emissor desse papel um Banco. 
           Exemplo > Vou usar umas datas e valores fictícios para facilitar a explicação
                       CDB IPCA + 5%(a.a.) (Data da Compra 24/11/2022)(Vencimento 23/11/2024)                        
                           - Os rendimentos serão calculados da seguinte forma, esse título terá o aniversário todo dia 23 por conta do vencimento e o rendimento será incluído, no dia seguinte, no dia 24. O que acontece aqui é, você comprou o título no dia 24/11, a partir desse dia ele irá acumular a inflação do dia 24/11 até o dia 23/12, será calculado a variação (Pro Rata) desse período de 30-31 dias, e no dia 24/12 você terá o primeiro rendimento do seu CDB IPCA+ sendo incluído ao montante, [(variação do ipca) + seus 5%(a.a.)], essa variação pode ser negativa ou positiva. E assim sucessivamente vai acontecendo mês a mês, depois do dia 24/12 ao dia 23/01...
                          - CDB's desse tipo Pré-Fixados ou IPCA + Taxa Fixa, não costumam ter liquidez diária, o resgate é são no vencimento, ou seja você tem que carregar o papel até o final. (Se já tiver havido algum CDB com essas características e com uma liquidez que não seja no vencimento, desconheço, honestamente tenho pouco tempo de mercado financeiro e não vi nenhum ainda, somente CDB Pós-Fixados que são os atrelados ao CDI). 
                         Detalhe¹: O Emissor do CDB, é um banco então a liquidez é baixa, ele até sofre uma certa marcação a mercado, quando a sua taxa está muito melhor ao que o mercado estiver oferecendo em dado momento, mas você teria que negociar com o banco para resgatar antes do vencimento, nesse caso o Banco iria querer uma bagatela do seu rendimento e isso teria que ser negociado, essa barganha raramente será benéfica para o seu lado, então dificilmente, vai conseguir ter ganho em marcação a mercado com CDB's Pré-Fixados ou IPCA + Taxa Fixa. Em CDB's de CDI nesse caso não terá mesmo, já que acompanha o a Taxa CDI.
                              Detalhe²: @Igor Lunardi Aléssio
, acredito que até aqui a sua questão já tenha sido colocada em pauta, visto que esses CDB's tendem a pagar em aniversário de acordo com o vencimento, exceto os de CDI, você pode não ter recebido a rentabilidade até o momento que tinha aberto sua corretora/banco por que abriu em período do acumulo do IPCA, e como a rentabilidade nos IPCA é a variação do período de 30-31 dias + a taxa fixa, por isso pode ter parecido que não recebeu nada ou muito pouco, ou a sua taxa fixa era baixa e o IPCA negativo, se abateu com a sua taxa fixa.

2 -
Erick, vou tentar ser mais sucinto, já que fiz um texto enorme, e acabei falando um pouco da marcação.
Na renda fixa, os títulos do tesouro, tem uma liquidez enorme, por isso são mais tranquilos de se fazer a marcação a mercado, diferente dos cdb's que a liquidez vem de um Banco, o Tesouro vem do País. Se você tem dois títulos do Tesouro:
                  Exemplo >
                   . Tesouro IPCA + 7,12% e Tesouro Pré-Fixado 12,06%
               - Se existe uma projeção para o próximo ano a inflação acumulada ir para 4,33% e a Taxa Selic para 9%, conforme a redução gradual for acontecendo, novos títulos a taxas inferiores as que você comprou serão emitidos, e então irá gerar a necessidade de marcar os novos preços para os títulos que você adquiriu anteriormente a aquelas taxas fixadas, e essa marcação acontece todo dia de acordo com a alteração das taxas de emissão dos títulos, que você consegue acompanhar no site do Tesouro Direto, através da seção "Histórico de Preços e Taxas" que você encontra no rodapé do site. E acontece que se:
                    ⬇️ Taxas Diminuem, seus ⬆️ Títulos Sobem
                    ⬆️Taxas Sobem, seus ⬇️ Títulos Diminuem
            Então, sim Erick, se as taxas caírem de fato para abaixo do que você comprou, os valores do seu título subirão, está correto.

Espero ter ajudado em algo, e não ter confundido ainda mais 😃
                                                                                                                              Feito por Alexander P. Cubas (Filho de Adir)
                                                                               

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Igor Lunardi Aléssio disse:

Então, eu acabei investindo em um IPCA+ de um banco, e fiquei sem rendimentos no mês de julho porque o IPCA do mês deu negativo... Depois fui pesquisar que a formula usada era:

i=(1+IPCA) x (1+Taxa) -1

Fiquei ate meio indignado, pois se usasse o acumulado dos últimos 12 meses, o juros ainda estaria alto e eu estaria ganhando bastante. Acredito que ele vá calculando mês a mês e no final da o resultado esperado. Me corrijam se estiver errado hehehehe

Vish! Por isso que a sacanagem rolou solta as instituições emitindo Cdbs de 90 dias de vencimento com IPCA + 12% pra pegar os trouxas! Descontando a deflação mais o ir alto era melhor deixar no tesouro selic!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Luana Cogo Lima disse:

Caraca! Então se acontecer por exemplo de haver uma deflação de 6% no mês, o meu cdb vai fazer a soma -6% +5%= -1% e nesse mês eu perco dinheiro, é isso?

  • Assim você está se torturando, para que toda essa tortura, um recuo de 6% em um único mês? Vamos fazer investir ser algo gostoso, mas também não precisamos romantizar🤣
  • Tem muitos fatores que devem ser levados em consideração e uma gama deles fogem do controle. Eu não gosto de falar de sempre ou de nunca, entre sempre e nunca existe uma infinidade de eventos. É extremamente difícil que com todo contexto e cultura do Brasil, ocorra um recuo de 6% em um único mês, somos consumistas (falo do aspecto geral), em agosto de 2022, aproximadamente 78,8% das famílias brasileiras, se encontravam endividadas, ou seja consumimos mais do que podemos, usamos dinheiro que não é nosso e pagamos depois.
  • Agora em uma situação real, de um recuo de 6% em anos, ou mesmo o que aconteceria se houvesse uma deflação abrupta, outras taxas cairiam juntas, como a Taxa Selic, ela teria que praticamente Zerar. É necessário fazer a correlação de que:
  1.  Inflação Positiva = População Consumindo em maior velocidade do que se abastece 
    • Nesse caso o país aumenta a ⬆️Taxa Selic elevando os ⬆️Juros, aumentando as taxas de empréstimos e crédito, desestimulando o ⬇️Consumo.
  2. Inflação Negativa = População deixando dinheiro parado nos Bancos e comprando menos do que o país se abastece.
    • Nesse caso o país reduz a ⬇️Taxa Selic abaixando os ⬇️Juros, reduzindo as taxas de empréstimos e crédito, estimulando o ⬆️Consumo.
  • Alguns países como Japão e Suíça, convivem com inflação negativa a anos, e na prática o que acontece é que na prática as pessoas pagam para os bancos para investir ou deixar seu dinheiro guardado, os papéis se invertem. Então numa situação dessa que você ficcionou até a Selic estaria ofertando taxas baixíssimas.
15 horas atrás, Luana Cogo Lima disse:

Vish! Por isso que a sacanagem rolou solta as instituições emitindo Cdbs de 90 dias de vencimento com IPCA + 12% pra pegar os trouxas! Descontando a deflação mais o ir alto era melhor deixar no tesouro selic!!!

  • Esses títulos de curto prazo e taxas bem altas, são "promocionais", muitos até valem a pena para o curtíssimo prazo, mas para te oferecerem esses papéis é por que existe papéis melhores. Por que ou eles estão assumindo um prejuízo ou estão querendo que você não fique buscando muito e acabe achando os papéis melhores, raramente eles estão assumindo prejuízo, então o custo de aproveitar algo a curtíssimo prazo como esses papéis é não investir em algum papel muito vantajoso para o longo prazo.

    Feito por Alexander P. Cubas (Filho de Adir)
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...