Jump to content

Pergunta

Postado

Olá galera, peço ajuda para esclarecer uma dúvida minha sobre tipo de ações. Aprendi no módulo 04 de renda variável sobre ações ordinárias (ticker final 3 -ON), sobre ações preferenciais (ticker final 4 - PN) e sobre ações units (ticker final 11 - Unit) formadas por uma ação ordinária e duas ações preferenciais. Minha dúvida é se eu poderia após comprar 10 ações ordinárias e 20 ações preferenciais no mercado fracionado, transformar-las em 10 ações units ou então numa eventualidade poderia vender estas como 10 units ou se teria que vende-las em separado como as comprei inicialmente?  

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
  On 12/10/2022 at 14:20, Rodrigo Lopes De Sousa disse:

Olá galera, peço ajuda para esclarecer uma dúvida minha sobre tipo de ações. Aprendi no módulo 04 de renda variável sobre ações ordinárias (ticker final 3 -ON), sobre ações preferenciais (ticker final 4 - PN) e sobre ações units (ticker final 11 - Unit) formadas por uma ação ordinária e duas ações preferenciais. Minha dúvida é se eu poderia após comprar 10 ações ordinárias e 20 ações preferenciais no mercado fracionado, transformar-las em 10 ações units ou então numa eventualidade poderia vender estas como 10 units ou se teria que vende-las em separado como as comprei inicialmente?  

Expand  

@Rodrigo Lopes De Sousa apesar de serem tickers da mesma empresa o tipo de ação é individual, ou seja, somente vendendo um tipo para comprar outro tipo. Não tem como "juntar" ou "separar" os tickers.

Com relação às UNITs a relação entre ON e PN para composição da UNIT é determinada pela empresa. Não há obrigação de ser 1 ON + 2 PN, pode ser qualquer proporção, 1 ON + 1 PN ou 1 ON + 2 PN ou 2 ON + 3 PN etc.

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
  On 12/10/2022 at 15:00, Rodrigo Lopes De Sousa disse:

@Flavio Prado Muito Obrigado pelo esclarecimento. Pelo jeito as Ações Units são um pacote fechado de ações, que variam de composição conforme a empresa determina. Você não pode criá-las então.

Expand  

@Rodrigo Lopes De Sousa exato, não somos nós que determinamos a composição. A empresa determina a composição conforme os interesses dela em aumentar o volume de negociação dos tipos de ação. 

Vale lembrar que as UNITs também pagam dividendos e JCP na proporção da sua composição. Por exemplo, KLBN11 é composta por 1 ON + 4 PN. Se a KLABIN pagar R$0,50 na ON e R$0,53 para PN, cada UNIT pagará R$0,50 + 4xR$0,53 = R$2,62. Lembrando também que o preço da UNIT segue bem próximo do preço combinado de 1 ON + 4 PN.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
  On 17/10/2022 at 03:50, Carlos Marcos Gasparette de Oliveira disse:

@Flavio Prado se não me engano (margem de erro do ibope) acho que é possível desmembrar uma Unit, por o preço não (pode) descolar muito da cotação proporcional das ONs e PNs.

Acrescento, acho que dá pra fazer com ETFs tb, de desmembrar. 

Expand  

@Carlos Marcos Gasparette de Oliveira não temos como desmembrar a UNIT, somente se a empresa resolver parar de negociar este tipo de ação. Caso ocorra, aí sim você passa a deter os tickers ON e PN na proporção que era a UNIT. E há regras para a empresa para de negociar as UNITs.

Com relação ao ETF, também não há a possibilidade de desmembrar, pois a gestão do ETF é quem define em quais tipos de ativos serão feitos os investimentos, claro que eles precisam seguir o regulamento do ETF.

• Criar novo...