Jump to content
  • 0

Gente é burrada?


Matheus Vieira Giovanuci

Pergunta

Eu gostaria de saber se é bobeira investir em CDBs pré-fixados, pela questão de a rentabilidade não se reajustar com a CDI, imagino que a rentabilidade real será meio que mascarada pela nominal. Ou essa diferença não é impactante assim, pq pelo que entendo os pós-fixados não estão livres do efeito da inflação, certo?
Enfim, no fundo, a minha duvida é se os Pré são mas sujeitos à inflação do que os pós, os pós me dão mais segurança de rentabilidade em relação à inflação ou eu estou viajando?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Matheus Vieira Giovanuci disse:

Eu gostaria de saber se é bobeira investir em CDBs pré-fixados, pela questão de a rentabilidade não se reajustar com a CDI, imagino que a rentabilidade real será meio que mascarada pela nominal. Ou essa diferença não é impactante assim, pq pelo que entendo os pós-fixados não estão livres do efeito da inflação, certo?
Enfim, no fundo, a minha duvida é se os Pré são mas sujeitos à inflação do que os pós, os pós me dão mais segurança de rentabilidade em relação à inflação ou eu estou viajando?

 

Tudo é uma questão de como você enxerga o que vai acontecer com o mercado. É aquele tal de investir no contra fluxo.

Por exemplo, agora as taxas de prêmio dos pré fixados já deram uma caída em relação ao que tava anteriormente.

Quando você pega um título pós-fixado exemplo um IPCA+5%, você sabe que fica protegido da inflação pelo IPCA e vai ter um ganho real de 5% ao ano no vencimento.

Agora a sua pergunta, é melhor o pós ou o pré? Aí a resposta é depende, depende de prazo, do prêmio, da inflação.

Se hoje você encontra um pré fixado oferecendo 12% a.a com vencimento pra daqui a 2 anos, você ganharia mais do que o IPCA+5% se a inflação desse período for menor que 7% (7+5 = 12, que seria a rentabilidade contratada no pré fixado).

Se a inflação desse período for maior que isso, a sua rentabilidade do pré-fixado vai se manter em 12% mas vai ser consumido o poder de compra pela inflação.

Então pra tomar essa decisão precisa analisar a situação do mercado no momento que se vai aportar, e analisar também pra onde o mercado está caminhando até o vencimento do título, tá caminhando pra uma inflação mais controlada ou descontrolada? 

Aí você usa esses indicadores pra escolher qual seria melhor de investir no momento.

Não sei se consegui ajudar em algo ou compliquei mais, mas qualquer coisa eu tento explicar de novo.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara. Bobeira não é. Os pré-fixados estão pagando uma taxa boa sendo que O IPCA e Selic tem previsão de queda no curto prazo. Então travar uma rentabilidade alta é uma ótima maneira de se proteger da queda da Selic que influência no pós fixados CDI e já se protege do IPCA em queda.

Na live passada o Raul falou bastante sobre o contra fluxo. Da uma olhada caso não tenho visto. Quando a inflação estiver lá embaixo os títulos IPCA + % vai estar pagando uma alta rentabilidade.

Outra coisa. No longo prazo o IPCA supera o CDI. O governo usa a Selic pra dar uma controlada no IPCA. Então acho que é mais arriscado travar CDI +% em títulos de longo prazo.

Editado por Heberth Jorge Feres
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Vieira Giovanuci disse:

Eu gostaria de saber se é bobeira investir em CDBs pré-fixados, pela questão de a rentabilidade não se reajustar com a CDI, imagino que a rentabilidade real será meio que mascarada pela nominal. Ou essa diferença não é impactante assim, pq pelo que entendo os pós-fixados não estão livres do efeito da inflação, certo?
Enfim, no fundo, a minha duvida é se os Pré são mas sujeitos à inflação do que os pós, os pós me dão mais segurança de rentabilidade em relação à inflação ou eu estou viajando?

 

Conforme os amigos falaram "depende" ... Não reajustar com a Selic pode ser Bom ou ser Ruim, por exemplo, um titulo pré-fixado de 16,7% ao ano e um que seja, CDI + 3%  ... São praticamente iguais neste momento...

Se daqui 1 ano, a Selic estiver em 8% , qual dos dois gostaria de ter comprado ?

Se daqui 1 ano, a Selic estiver em 16% , qual dos dois gostaria de ter comprado ?

Sempre acaba dependendo do cenário, e ao que tudo indica (nunca temos certeza de nada) a Selic vai começar a baixar (nunca é certeza) ou seja, um bommm prézinho, pode ser legal, mas se a selic subir muito ou mesmo se houver muita inflação, lascou-se rsrs

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/10/2022 at 14:32, Leonardo Salles Binato disse:

Tudo é uma questão de como você enxerga o que vai acontecer com o mercado. É aquele tal de investir no contra fluxo.

Por exemplo, agora as taxas de prêmio dos pré fixados já deram uma caída em relação ao que tava anteriormente.

Quando você pega um título pós-fixado exemplo um IPCA+5%, você sabe que fica protegido da inflação pelo IPCA e vai ter um ganho real de 5% ao ano no vencimento.

Agora a sua pergunta, é melhor o pós ou o pré? Aí a resposta é depende, depende de prazo, do prêmio, da inflação.

Se hoje você encontra um pré fixado oferecendo 12% a.a com vencimento pra daqui a 2 anos, você ganharia mais do que o IPCA+5% se a inflação desse período for menor que 7% (7+5 = 12, que seria a rentabilidade contratada no pré fixado).

Se a inflação desse período for maior que isso, a sua rentabilidade do pré-fixado vai se manter em 12% mas vai ser consumido o poder de compra pela inflação.

Então pra tomar essa decisão precisa analisar a situação do mercado no momento que se vai aportar, e analisar também pra onde o mercado está caminhando até o vencimento do título, tá caminhando pra uma inflação mais controlada ou descontrolada? 

Aí você usa esses indicadores pra escolher qual seria melhor de investir no momento.

Não sei se consegui ajudar em algo ou compliquei mais, mas qualquer coisa eu tento explicar de novo.

Você me ajudou demais! Foi top! 

Vou analisar, pq acabei me "descuidando" e deixei passar esses detalhes. Fiz um aporte em um pré de 14,22% a.a com 6 anos 

Agora é analisar o que fiz pra não repetir esses deslizes de novo, torcer para que a a inflação fique bem controlada lkkkkkk

 

 

Mas muito obrigado, você me ajudou demais! Sou marinheiro novo kkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Matheus Vieira Giovanuci disse:

Você me ajudou demais! Foi top! 

Vou analisar, pq acabei me "descuidando" e deixei passar esses detalhes. Fiz um aporte em um pré de 14,22% a.a com 6 anos 

Agora é analisar o que fiz pra não repetir esses deslizes de novo, torcer para que a a inflação fique bem controlada lkkkkkk

 

 

Mas muito obrigado, você me ajudou demais! Sou marinheiro novo kkkk

Eu não me arrependeria… um pré fixado de 14,22% ao ano não é tão ruim na minha opinião, o que dá uma pegada ao meu ver é trancar esse valor por 6 anos que parece bastante tempo.

Editado por Thalles Mona Martins
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Matheus Vieira Giovanuci disse:

Você me ajudou demais! Foi top! 

Vou analisar, pq acabei me "descuidando" e deixei passar esses detalhes. Fiz um aporte em um pré de 14,22% a.a com 6 anos 

Agora é analisar o que fiz pra não repetir esses deslizes de novo, torcer para que a a inflação fique bem controlada lkkkkkk

 

 

Mas muito obrigado, você me ajudou demais! Sou marinheiro novo kkkk

Cara que maravilha!!! Fico muito feliz em ter conseguido ajudar...errei bastante com isso também até aprender...

Agora o seu exemplo aí não está tão ruim não, a rentabilidade não é das piores, a única coisa é realmente os 6 anos...

Agora é torcer pros economistas manter a inflação baixa e controlada por um bom período pra você ter um bom ganho real nesses 14,22% a.a aí!!!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Igor Caio Braz Oliveira disse:

A resposta é sempre depende e diversificação

Eu também considero isso.

Como nosso amigo comentou 14,22% a.a. não é ruim. O ruim seria se esse CDB representasse uma parcela gigante dos seus investimentos, por ficar exposto demais em uma único tipo de aplicação. Poderia ser um baita negócio caso a inflação (IPCA) e SELIC ficassem bem baixos, mas numa eventual nova escalada da inflação (o que me parece bem possível com esse cenário internacional horrível), não estaria exposto a nenhum tipo de correção.

Nunca faça uma aposta maior do que as perdas que você possa suportar tranquilamente e principalmente nunca dê ALL IN nas suas finanças.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Vieira Giovanuci Acho que mais do que uma resposta, vou te causar um "incomodo" ou te dar um norte.
Pega a rentabilidade do pré que tu esta pensando em pegar, joga ele na história para ver quando e por quanto estava abaixo ou a cima do CDI/Selic e da inflação.
Se quiser, calcula com o Tesouro IPCA+ só para fins comparativos

 

Gráfico CDI x IPCA x rentabilidade real - ParMais

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/10/2022 at 14:32, Leonardo Salles Binato disse:

Tudo é uma questão de como você enxerga o que vai acontecer com o mercado. É aquele tal de investir no contra fluxo.

Por exemplo, agora as taxas de prêmio dos pré fixados já deram uma caída em relação ao que tava anteriormente.

Quando você pega um título pós-fixado exemplo um IPCA+5%, você sabe que fica protegido da inflação pelo IPCA e vai ter um ganho real de 5% ao ano no vencimento.

Agora a sua pergunta, é melhor o pós ou o pré? Aí a resposta é depende, depende de prazo, do prêmio, da inflação.

Se hoje você encontra um pré fixado oferecendo 12% a.a com vencimento pra daqui a 2 anos, você ganharia mais do que o IPCA+5% se a inflação desse período for menor que 7% (7+5 = 12, que seria a rentabilidade contratada no pré fixado).

Se a inflação desse período for maior que isso, a sua rentabilidade do pré-fixado vai se manter em 12% mas vai ser consumido o poder de compra pela inflação.

Então pra tomar essa decisão precisa analisar a situação do mercado no momento que se vai aportar, e analisar também pra onde o mercado está caminhando até o vencimento do título, tá caminhando pra uma inflação mais controlada ou descontrolada? 

Aí você usa esses indicadores pra escolher qual seria melhor de investir no momento.

Não sei se consegui ajudar em algo ou compliquei mais, mas qualquer coisa eu tento explicar de novo.

Bravo!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...