Jump to content
  • 0

Se compro diversas vezes o mesmo Tesouro IPCA+, tenho que calcular a média de todas as taxas diferentes que eu adquiri?


Rafael Kobashigawa

Pergunta

Explicando melhor: Comprei o Tesouro IPCA+ 2026 faz 2 anos, e sempre fui colocando nele quando minha planilha apontava para aportar em RF. Aih comprei o título diversas vezes com taxas diferentes ao longo dos anos, então como vou saber minha rentabilidade nele? Tem como eu encontrar com qual taxa eu adquiri ou tinha que ter anotado isso antes? A conta seria a média da soma de todas as taxas que comprei?
E no final, é bom fazer isso ou o Tesouro IPCA é para ser colocado uma vez só na hora que a taxa de rentabilidade for a maior possível? (ex: IPCA+6%, aih compro esse título e não aporto mais nele para não cair minha taxa)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
20 minutes ago, Rafael Kobashigawa disse:

Explicando melhor: Comprei o Tesouro IPCA+ 2026 faz 2 anos, e sempre fui colocando nele quando minha planilha apontava para aportar em RF. Aih comprei o título diversas vezes com taxas diferentes ao longo dos anos, então como vou saber minha rentabilidade nele? Tem como eu encontrar com qual taxa eu adquiri ou tinha que ter anotado isso antes? A conta seria a média da soma de todas as taxas que comprei?
E no final, é bom fazer isso ou o Tesouro IPCA é para ser colocado uma vez só na hora que a taxa de rentabilidade for a maior possível? (ex: IPCA+6%, aih compro esse título e não aporto mais nele para não cair minha taxa)

@Rafael Kobashigawa você consegue acompanhar rentabilidade e dados da compra de todos os seus títulos no Portal do Tesouro Direto. Segue o link:

https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Rafael Kobashigawa disse:

Explicando melhor: Comprei o Tesouro IPCA+ 2026 faz 2 anos, e sempre fui colocando nele quando minha planilha apontava para aportar em RF. Aih comprei o título diversas vezes com taxas diferentes ao longo dos anos, então como vou saber minha rentabilidade nele? Tem como eu encontrar com qual taxa eu adquiri ou tinha que ter anotado isso antes? A conta seria a média da soma de todas as taxas que comprei?
E no final, é bom fazer isso ou o Tesouro IPCA é para ser colocado uma vez só na hora que a taxa de rentabilidade for a maior possível? (ex: IPCA+6%, aih compro esse título e não aporto mais nele para não cair minha taxa)

E até onde eu sei/imagino, Tudo é proporcional ... Se comprou R$ 100.000,00 de IPCA+6% e depois comprar R$ 30,00 de IPCA+50% não vai mudar nada na sua vida... porque você pode calcular separado ou junto, mas se for junto tem que levar em conta a proporção... que neste exemplo pra ficar claro, vai ficar praticamente no +6% mesmo

Na verdade é uma conta que seria melhor deixar um Gorila da vida fazer, porque tem que levar em conta o que já rendeu, e pra usar uma media simples, os valores de aporte teriam que ser iguais, caso contrario eu acredito que teria que fazer uma media ponderada

Mas confesso que não tenho certeza absoluta, então estou colocando o que acho que faz muito sentido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A taxa de um título que comprares no tesouro nunca vai cair, o que vai acontecer é que dependendo do dia, ele pode ser vendido com uma taxa diferente, porém, aquele que você comprou já está com a rentabilidade informada na compra garantida.

O que acontece, é como já falaram acima, terás que fazer uma média ponderada pra ver o rendimento real do montante total se assim quiseres, senão pode acompanhar a rentabilidade de cada compra individualmente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom, os colegas acredito ja ter respondido, so acrescento que em caso de venda a própria corretora ou o tesouro, pega sempre o primeiro que foi adquirido 

Ex: Título A comprado dia 10, Titulo B comprado dia 14 e Título C comprado dia 25 na hora de venda o que vai ser vendido primeiro seria o Título A.

 

Não tem como escolher qual vender

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando a resposta dos colegas, nem tudo você vai conseguir calcular com previsibilidade, porque o IPCA muda todo mês e, inclusive, foi negativo nos últimos meses. Claro que IPCA negativo é uma situação excepcional, mas por ser uma taxa pós fixada, não dá para contar como certa com base em previsão de inflação futura.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tava com uma dúvida semelhante meu nobre. Vendo alguns tipos de Tesouro aqui na IsaEX, vi esse aqui:

Tesouro IPCA+ 2026, IPCA  + 5,5%.

NEsse caso ele vai render 5,5% ao ano + o IPCA do ano, é isso? O último IPCA registrado esse ano aqui pelo que vi foi de 4,39%, então seria 4,39% + 5,5% = 9,89%?

 

Abraço. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Andrade disse:

Tava com uma dúvida semelhante meu nobre. Vendo alguns tipos de Tesouro aqui na IsaEX, vi esse aqui:

Tesouro IPCA+ 2026, IPCA  + 5,5%.

NEsse caso ele vai render 5,5% ao ano + o IPCA do ano, é isso? O último IPCA registrado esse ano aqui pelo que vi foi de 4,39%, então seria 4,39% + 5,5% = 9,89%?

 

Abraço. 

@Leandro Andrade se o IPCA se mantiver em 4,39%aa, sim, será a soma dos dois, porém IPCA varia ao longo do tempo.

O cálculo é feito diário, ou seja, o Governo pega a taxa anual do IPCA e trás ao percentual diário. O mesmo é feito com a parte fixa, no caso, com os 5,50%aa. A soma destes dois percentuais diários é aplicado ao valor do investimento.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Leandro Andrade disse:

Tava com uma dúvida semelhante meu nobre. Vendo alguns tipos de Tesouro aqui na IsaEX, vi esse aqui:

Tesouro IPCA+ 2026, IPCA  + 5,5%.

NEsse caso ele vai render 5,5% ao ano + o IPCA do ano, é isso? O último IPCA registrado esse ano aqui pelo que vi foi de 4,39%, então seria 4,39% + 5,5% = 9,89%?

 

Abraço. 

Isso no vencimento dele, antes do vencimento ele sofre o efeito da marcação a mercado, onde ele vale no dia o equivalente a 1000,00 no vencimento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...