Jump to content

Dizem que a rentabilidade é a Métrica da Vaidade, Será mesmo ?


Recommended Posts

Pessoal,

Queria trocar uma ideia sobre isso, muita gente diz que acompanhar a rentabilidade da carteira é besteira, que isso é uma métrica da vaidade.

Mas SERA que é mesmo ?

Acho que a resposta mais adequada seria DEPENDE

Depende dos objetivos e principalmente do tempo que você tem até chegar lá... pensem, quando calculamos o tempo que vamos precisar para atingir a liberdade financeira sempre usamos um rendimento como referencia, por exemplo 8% a.a. , e encontramos um tempo alvo para X rendimento, vamos supor que sejam 30 anos...

Ai montamos a carteira, começamos a investir e balancear os ativos conforme o diagrama da cerrado etc... A partir disso vamos imaginar 2 cenários...

Não olho a métrica da vaidade, ops digo a rentabilidade, so vou olhar quanto tem na conta daqui 30 anos 😉

Vou acompanhando o desempenho da carteira versus desempenho esperado... claro que não podemos ser mão de alface e em 6 meses fazer merda, mas se ao longo do tempo a coisa toda for ficando fora demais do esperado, será que devemos mesmo ficar sentado confiando que o Titanic não vai afundar nem a pau ?

No final das contas o que estou pensando, quanto tempo podemos continuar observando sem se preocupar... vamos aos números novamente, porque ai que acho que esta o problema, quando a carteira cai pra voltar no mesmo lugar é muito mais sofrido, uma perda de 50% precisa de um ganho de 100% pra voltar no mesmo lugar.

Imagina que naquela conta de 30 anos, esperamos ter um rendimento total de x %

Ai com 10 anos, estamos em -30% ... nos próximos 20 anos que faltam, precisaríamos de uma rentabilidade muito maior que 8%a.a. pra compensar tudo.

Eu sei que a Bolsa sobe caindo, etc etc, mas o que estou trazendo para pensarmos, é que se fizermos merda na montagem da carteira, uma das formas de ver que fizemos merda seria acompanhando a rentabilidade dela, correto ?

Por isso eu acredito que talvez acompanhar a rentabilidade não seja um capricho, seja inclusive uma coisa importante de se fazer.

O que vocês acham ?

 

#TMJ 🐟🐟🐟

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom eu acho que muito disse é falacia de alguns, eu acompanho sim a rentabilidade e pensando aqui no que você citou acima acho que faz total sentido. Pelo menos para mim, acho que nos que 'não sabemos o que estamos fazendo' isso é uma forma sim de medir nosso progresso. Esses dia eu atualizei a planilha do 1 milhão do Raul e la deu que eu estava com 0,71% a.m. eu fiquei muito feliz por isso. Se que talvez aquela planilha possa dar uma rentabilidade fora do que seja verdadeiro mas ver aquilo me fez ver que estou no caminho certo... 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu nunca curti olhar rentabilidade, primeiro porque eu não consigo intender com ela funciona. 

O que eu gostava de olhar era: aportei 100k e hoje tem 110k na corretora, estou ganhando 10k, mesmo que minha rentabilidade esteja negativa.

Hoje a única coisa que eu gosto de ficar olhando são os meus dividendos. Tão bom ficar vendo eles crescerem 😍😍

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu nunca curti olhar rentabilidade, primeiro porque eu não consigo intender com ela funciona. 

O que eu gostava de olhar era: aportei 100k e hoje tem 110k na corretora, estou ganhando 10k, mesmo que minha rentabilidade esteja negativa.

Hoje a única coisa que eu gosto de ficar olhando são os meus dividendos. Tão bom ficar vendo eles crescerem 😍😍

Estou falando de forma simples mesmo, em relação ao patrimônio mesmo...

Mesmo porque se colocou 100k e tem 110k isso é 10% até onde eu sei rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Marcelo Ribeiro disse:

Estou falando de forma simples mesmo, em relação ao patrimônio mesmo...

Mesmo porque se colocou 100k e tem 110k isso é 10% até onde eu sei rsrs

Só que são de dividendos, até um tempo atras minha rentabilidade estava negativa, só que tinha mais dinheiro na conta do que eu aportei, provavelmente com essas quedas dessa semana, devo estar novamente com a rentabilidade negativa. Porem, só esse ano, já recebi quase 30k de dividendos 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Só que são de dividendos, até um tempo atras minha rentabilidade estava negativa, só que tinha mais dinheiro na conta do que eu aportei, provavelmente com essas quedas dessa semana, devo estar novamente com a rentabilidade negativa. Porem, só esse ano, já recebi quase 30k de dividendos 

oia! 400k ai sim 😉

Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje a minha rentabilidade em ações e fiis no brasil está um pouco negativa (-4,83%), porém o valor total de dividendos já recebido, é o dobro do valor do "prejuízo".

Mas eu acompanho a rentabilidade sim, no inicio me sentia meio mal por estar negativo, mesmo tendo boas empresas na carteira, mas com o tempo vi que o mercado é assim, até mesmo as melhores empresas acabam tendo suas cotações reduzidas, porém no longo prazo é só "ao infinito e além" :D 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Os caras não perdem nenhum detalhe, sorte que ele ocultou a do xvideos hauhauhauahuahauh

 

 

9 minutes ago, Thiago Alves disse:

Que isso @Danilo Alves Silva Spinola BarbosaBarbosa nao ta no serviço rapaz

hahahahahahahahahah Ainda bem que não mexo com esse tipo de coisa. Porque certeza que alguém mais desligado ia deixar passar fácil hahahahaha

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Queria trocar uma ideia sobre isso, muita gente diz que acompanhar a rentabilidade da carteira é besteira, que isso é uma métrica da vaidade.

Mas SERA que é mesmo ?

Acho que a resposta mais adequada seria DEPENDE

Depende dos objetivos e principalmente do tempo que você tem até chegar lá... pensem, quando calculamos o tempo que vamos precisar para atingir a liberdade financeira sempre usamos um rendimento como referencia, por exemplo 8% a.a. , e encontramos um tempo alvo para X rendimento, vamos supor que sejam 30 anos...

Ai montamos a carteira, começamos a investir e balancear os ativos conforme o diagrama da cerrado etc... A partir disso vamos imaginar 2 cenários...

Não olho a métrica da vaidade, ops digo a rentabilidade, so vou olhar quanto tem na conta daqui 30 anos 😉

Vou acompanhando o desempenho da carteira versus desempenho esperado... claro que não podemos ser mão de alface e em 6 meses fazer merda, mas se ao longo do tempo a coisa toda for ficando fora demais do esperado, será que devemos mesmo ficar sentado confiando que o Titanic não vai afundar nem a pau ?

No final das contas o que estou pensando, quanto tempo podemos continuar observando sem se preocupar... vamos aos números novamente, porque ai que acho que esta o problema, quando a carteira cai pra voltar no mesmo lugar é muito mais sofrido, uma perda de 50% precisa de um ganho de 100% pra voltar no mesmo lugar.

Imagina que naquela conta de 30 anos, esperamos ter um rendimento total de x %

Ai com 10 anos, estamos em -30% ... nos próximos 20 anos que faltam, precisaríamos de uma rentabilidade muito maior que 8%a.a. pra compensar tudo.

Eu sei que a Bolsa sobe caindo, etc etc, mas o que estou trazendo para pensarmos, é que se fizermos merda na montagem da carteira, uma das formas de ver que fizemos merda seria acompanhando a rentabilidade dela, correto ?

Por isso eu acredito que talvez acompanhar a rentabilidade não seja um capricho, seja inclusive uma coisa importante de se fazer.

O que vocês acham ?

 

#TMJ 🐟🐟🐟

@Marcelo Ribeiro um ótimo ponto de vista hein! Principalmente pra quem está começando ou sinta-se inseguro com ações ainda , acredito que deva existir um período de avaliações na carteira , equilibrar ou até modificar caso os fundamentos mudem …. Ainda não cheguei nesta fase do jogo mas penso neste tema também !

como optei por FIIs há pouco meses, estou me acostumando a ter variação (pequena nos ativos ) mas realmente os dividendos caindo e sendo reinvestidos dão uma satisfação a mais ! Quero manter este plano com ações …

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro um ótimo ponto de vista hein! Principalmente pra quem está começando ou sinta-se inseguro com ações ainda , acredito que deva existir um período de avaliações na carteira , equilibrar ou até modificar caso os fundamentos mudem …. Ainda não cheguei nesta fase do jogo mas penso neste tema também !

como optei por FIIs há pouco meses, estou me acostumando a ter variação (pequena nos ativos ) mas realmente os dividendos caindo e sendo reinvestidos dão uma satisfação a mais ! Quero manter este plano com ações …

Inclusive vale ressaltar que "carteira" não são somente ações, é o conjunto de tudo...

Então mesmo que a carteira seja composta por outros tipos de ativos sem ações, mesmo assim a rentabilidade pode ser acompanhada e comparada

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...