Alan Bittencourt Da Silva Postado 29 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 29 de Outuro de 2022 Boa tarde! Tenho uma pequena dúvida básica: O rendimento do tesouro IPCA pode ficar negativo? Iniciei há menos de um mês no tesouro IPCA, mas o rendimento está negativo... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 29 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 29 de Outuro de 2022 2 minutes ago, Alan Bittencourt Da Silva disse: Boa tarde! Tenho uma pequena dúvida básica: O rendimento do tesouro IPCA pode ficar negativo? Iniciei há menos de um mês no tesouro IPCA, mas o rendimento está negativo... @Alan Bittencourt Da Silva acredito que você seja da turma 14, e provavelmente o próximo módulo de vocês será o de renda fixa onde você verá com mais detalhes o tema “marcação a mercado” , o Que é justamente o que está acontecendo com seu título ! Se você levar o título até o final ele vai render o contratado , mas entre este período há oscilações no preço do título (pra mais ou menos) conforme o efeito de marcação a mercado (como se fosse uma balança , taxa sobe > preço cai , taxa cai < preço sobe) É o tema que mais causou dúvidas no módulo de renda fixa ! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Pedro Henrique Ramos Postado 1 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 1 de Novembro de 2022 (edited) Opa, boa noite! Como disse nosso colega Henrique é o efeito de marcação à mercado em ação, você vai ver com mais detalhes isso na aula de marcação à mercado do módulo de renda fixa. Explicando bem por cima, todo título do tesouro direto tem que valer R$ 1000,00 no vencimento do título. No caso do IPCA+ é R$ 1000,00 corrigidos pela inflação. Nessa taxa IPCA+ x%, o x pode oscilar de acordo com a oferta e demanda daquele título. Supondo que x seja aumentado por qualquer motivo, perceba que agora que o título rende mais, para que ele chegue no vencimento valendo os mesmos R$ 1000,00 o valor do título na data de hoje necessariamente tem que cair. Não há o que temer, se ainda não compreende o fenômeno segure o título, assista o módulo de renda fixa com calma, no vencimento do título ele sempre te entrega a rentabilidade que contratou, esse "prejuízo" só se concretizaria se vendesse esse título antes do vencimento. Veja a marcação à mercado na prática no próprio site do tesouro, usei o IPCA+ (2026): https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm Taxa: Preço: Editado 1 de Novembro de 2022 por Pedro Henrique Ramos ortografia 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 2 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 2 de Novembro de 2022 On 31/10/2022 at 21:43, Pedro Henrique Ramos disse: Opa, boa noite! Como disse nosso colega Henrique é o efeito de marcação à mercado em ação, você vai ver com mais detalhes isso na aula de marcação à mercado do módulo de renda fixa. Explicando bem por cima, todo título do tesouro direto tem que valer R$ 1000,00 no vencimento do título. No caso do IPCA+ é R$ 1000,00 corrigidos pela inflação. Nessa taxa IPCA+ x%, o x pode oscilar de acordo com a oferta e demanda daquele título. Supondo que x seja aumentado por qualquer motivo, perceba que agora que o título rende mais, para que ele chegue no vencimento valendo os mesmos R$ 1000,00 o valor do título na data de hoje necessariamente tem que cair. Não há o que temer, se ainda não compreende o fenômeno segure o título, assista o módulo de renda fixa com calma, no vencimento do título ele sempre te entrega a rentabilidade que contratou, esse "prejuízo" só se concretizaria se vendesse esse título antes do vencimento. Veja a marcação à mercado na prática no próprio site do tesouro, usei o IPCA+ (2026): https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm Taxa: Preço: Ainda complementando o tema eu fui olhar uma compra de ipca + 5,74 que fiz em 20 de setembro , reparem no gráfico do preço real x teórico (está é a famosa marcação a mercado ) 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Alan Bittencourt Da Silva
Boa tarde!
Tenho uma pequena dúvida básica: O rendimento do tesouro IPCA pode ficar negativo? Iniciei há menos de um mês no tesouro IPCA, mas o rendimento está negativo...
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
DIAS POPULARES
29/Out
2
2/Nov
1
1/Nov
1
Top Posters For This Question
Henrique Magalhães 2 posts
Alan Bittencourt Da Silva 1 post
Pedro Henrique Ramos 1 post
DIAS POPULARES
29/Out 2022
2 posts
2/Nov 2022
1 post
1/Nov 2022
1 post
Os mais famosos desse tópico
Henrique Magalhães
Ainda complementando o tema eu fui olhar uma compra de ipca + 5,74 que fiz em 20 de setembro , reparem no gráfico do preço real x teórico (está é a famosa marcação a mercado )
Pedro Henrique Ramos
Opa, boa noite! Como disse nosso colega Henrique é o efeito de marcação à mercado em ação, você vai ver com mais detalhes isso na aula de marcação à mercado do módulo de renda fixa. E
Henrique Magalhães
@Alan Bittencourt Da Silva acredito que você seja da turma 14, e provavelmente o próximo módulo de vocês será o de renda fixa onde você verá com mais detalhes o tema “marcação a mercado” , o Que é jus
Posted Images
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts