Jump to content

  • 0

Será que o mercado chinês é realmente um mau negocio?


BRENNER MARQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA

Pergunta

Em 1990 a China tinha um PIB de 360 bilhões de dólares, hoje ela possui cerca de 17,17 trilhões de dólares, quase 50 vezes o valor de 30 anos atrás. Para compararmos o quão grande é esse número, o Brasil no mesmo período foi de 390 bilhões para 1,7 trilhões, crescimento de apenas 4 vezes.

O crescimento da economia chinesa é colossal e em quase todos os anos lidera os índices de desenvolvimento no mundo. Mas mesmo com todos esses resultados, muitos investidores ainda não investem na terra do Jackie Chan por medo do seu governo que é totalmente autoritário e que pode tomar medidas prejudiciais a seus investimentos, mas vários desses mesmos investidores aportam sistematicamente em empresas estatais brasileiras. Sendo assim sujeitos ao mesmo risco político.

Para você faz sentido investir em empresa estatal do Brasil, sofrendo um risco de mudança de governo a cada 4 anos, e ao mesmo tempo “perder” a oportunidade de investir no mercado que mais se desenvolve no mundo?

image.jpeg.86268810adc6a6ebe77731465ad9db2f.jpeg

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Como o Raul pontua no curso. Os números Chineses podem não ser transparentes. Tem esse risco. Mas também tem o risco de o governo falar, "acabou" e literalmente acabar com tudo, ou confiscar todo dinheiro investido na bolsa de lá e tal.

Embora aqui no Brasil o governo possa fazer suas cagadas, principalmente com estatais, no geral o controle do País não está na mão de um presidente/ditador.

Eu quero e muito investir uma parcela na China através de algum ETF americano. Coisa pequena, mas pretendo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Como o Raul pontua no curso. Os números Chineses podem não ser transparentes. Tem esse risco. Mas também tem o risco de o governo falar, "acabou" e literalmente acabar com tudo, ou confiscar todo dinheiro investido na bolsa de lá e tal.

Embora aqui no Brasil o governo possa fazer suas cagadas, principalmente com estatais, no geral o controle do País não está na mão de um presidente/ditador.

Eu quero e muito investir uma parcela na China através de algum ETF americano. Coisa pequena, mas pretendo.

Eu acho tanto China quanto estatais brasileiras bem arriscado, não podemos esquecer o que aconteceu com a Petrobras a alguns anos atrás.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Priscylla Roberta Dos Santos disse:

Eu acho arriscado, acho muito bons os números, mas não me arriscaria, já não gosto da ideia de investir nem das estatais Brasileiras, as Chinesas que eu não me arriscaria mesmo.

Os dois são bem arriscados mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, BRENNER MARQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA disse:

Eu acho tanto China quanto estatais brasileiras bem arriscado, não podemos esquecer o que aconteceu com a Petrobras a alguns anos atrás.

Eu tenho Petr4, terceira maior posição da carteira de ação, representa 10% com essas quedas, se eu falar que não tenho medo, estou mentindo, mas não vejo motivos para vender, não ainda kkkkkkkk

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/11/2022 at 20:16, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tenho Petr4, terceira maior posição da carteira de ação, representa 10% com essas quedas, se eu falar que não tenho medo, estou mentindo, mas não vejo motivos para vender, não ainda kkkkkkkk

Eu também não venderia se já tivesse em carteira, mas também não compraria mais, vejo esse cenario politico vindo cd vez com gente mais doida e me deixa muito inquieta dar mais poder sobre minha vida do que eles já tem só por morarmos aqui, kkkk pelo menos o que eu puder evitar por na mão deles eu vou evitar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Priscylla Roberta Dos Santos disse:

Eu também não venderia se já tivesse em carteira, mas também não compraria mais, vejo esse cenario politico vindo cd vez com gente mais doida e me deixa muito inquieta dar mais poder sobre minha vida do que eles já tem só por morarmos aqui, kkkk pelo menos o que eu puder evitar por na mão deles eu vou evitar.

Eu comprei pouco, comprei um pouco mais de meio lote. Precisa equilibrar a carteira kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/11/2022 at 20:16, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tenho Petr4, terceira maior posição da carteira de ação, representa 10% com essas quedas, se eu falar que não tenho medo, estou mentindo, mas não vejo motivos para vender, não ainda kkkkkkkk

Eu também não venderia de forma alguma ainda mais com essas quedas kkkk. Acho que no máximo pararia de aportar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, BRENNER MARQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA disse:

Eu também não venderia de forma alguma ainda mais com essas quedas kkkk. Acho que no máximo pararia de aportar.

No fundo no fundo eu tenho um medinho. Mas se PETR4 cair 50% não vai machucar minha carteira, por isso que eu acho que o segredo esta na diversificação e no tempo. Deixa lá, daqui 4 anos a gente vê como vai estar

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu vejo a questão da seguinte forma... A maioria de nós aqui é investidor iniciante. Se para nós já existem diversas dúvidas ao analisar empresas e setores aqui, fora daqui, seja na China ou em outro país, essas questões se tornam ainda mais espinhosas.

Numa coisa discordo de vocês: não dá para comparar cenário político daqui com o da China. Nós vivemos numa democracia de três poderes e a China é praticamente uma ditadura comandada por partido único. A capacidade de intervenção do Estado Chinês na economia é muito maior do que a nossa.

Uma coisa que reparei é que a economia Chinesa tem foco muito grande em tecnologia e inovação, principalmente software e hardware, com multinacionais de outros países como a Apple migrando para lá. Isso é uma faca de dois gumes, pois muitas dessas tecnologias ficam rapidamente obsoletas e caem em desuso. Empresas que estão na crista da onda hoje, amanhã estão fechadas. Avaliar qual empresa de tecnologia estará na ativa e produtiva daqui há 20-30 anos é um exercício para poucos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Renzo Nogueira Margotto disse:

Eu vejo a questão da seguinte forma... A maioria de nós aqui é investidor iniciante. Se para nós já existem diversas dúvidas ao analisar empresas e setores aqui, fora daqui, seja na China ou em outro país, essas questões se tornam ainda mais espinhosas.

Numa coisa discordo de vocês: não dá para comparar cenário político daqui com o da China. Nós vivemos numa democracia de três poderes e a China é praticamente uma ditadura comandada por partido único. A capacidade de intervenção do Estado Chinês na economia é muito maior do que a nossa.

Uma coisa que reparei é que a economia Chinesa tem foco muito grande em tecnologia e inovação, principalmente software e hardware, com multinacionais de outros países como a Apple migrando para lá. Isso é uma faca de dois gumes, pois muitas dessas tecnologias ficam rapidamente obsoletas e caem em desuso. Empresas que estão na crista da onda hoje, amanhã estão fechadas. Avaliar qual empresa de tecnologia estará na ativa e produtiva daqui há 20-30 anos é um exercício para poucos.

Acho que ninguém é capaz de descobrir qual empresa estará produtiva daqui 20 anos, ainda mais na China kkkk. Mas estatisticamente falando nos últimos anos quem investiu lá de maneira coesa, diversificada e responsável teve um bom retorno.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Um outro ponto que lembrei agora... Aqui temos a CVM, o que de certa forma deixa a comunicação das empresas com o mercado bem transparente, seja através dos balanços, comunicados ao mercado e fatos relevantes. Sem contar ainda com os RIs das empresas. Na China não sei como isso funciona, mas lá a construção civil também é um ramo aquecido e recentemente tivemos o caso da Evergrande que, ao que parece, pegou o mercado de surpresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, BRENNER MARQUES RIBEIRO DE OLIVEIRA disse:

Acho que ninguém é capaz de descobrir qual empresa estará produtiva daqui 20 anos, ainda mais na China kkkk. Mas estatisticamente falando nos últimos anos quem investiu lá de maneira coesa, diversificada e responsável teve um bom retorno.

Então... Não discordo de você. Me refiro mais especificamente a questão da análise pontual de empresas e setores. Por isso, caso eu fosse investir lá, provavelmente optaria por ETFs.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Renzo Nogueira Margotto disse:

Então... Não discordo de você. Me refiro mais especificamente a questão da análise pontual de empresas e setores. Por isso, caso eu fosse investir lá, provavelmente optaria por ETFs.

a com certeza kkkk por ETF é bem mais fácil 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Renzo Nogueira Margotto disse:

Eu vejo a questão da seguinte forma... A maioria de nós aqui é investidor iniciante. Se para nós já existem diversas dúvidas ao analisar empresas e setores aqui, fora daqui, seja na China ou em outro país, essas questões se tornam ainda mais espinhosas.

Numa coisa discordo de vocês: não dá para comparar cenário político daqui com o da China. Nós vivemos numa democracia de três poderes e a China é praticamente uma ditadura comandada por partido único. A capacidade de intervenção do Estado Chinês na economia é muito maior do que a nossa.

Uma coisa que reparei é que a economia Chinesa tem foco muito grande em tecnologia e inovação, principalmente software e hardware, com multinacionais de outros países como a Apple migrando para lá. Isso é uma faca de dois gumes, pois muitas dessas tecnologias ficam rapidamente obsoletas e caem em desuso. Empresas que estão na crista da onda hoje, amanhã estão fechadas. Avaliar qual empresa de tecnologia estará na ativa e produtiva daqui há 20-30 anos é um exercício para poucos.

Sim, lá o controle do estado é bem maior do que aqui, o problema para mim de investir aqui em empresas do governo é que mesmo sendo uma democracia é que de 4 em 4 anos vai ter uma pessoa diferente com pensamentos diferentes e que nem sempre vai estar pensando no luro da empresa e sim em cargo de confiança, troca de favores  e etc, isso atrapalha muito, então como temos outras opções para investir além dessas que tem esse risco governo no meio eu prefiro ir na que não tem isso, claro que para muitas pessoas isso não é um impeditivo, eu por exemplo já cocei o dedo algumas vezes querendo a Sanepar, mas tenho seguido firme aqui, tenho pouco dinheiro iunvestido e existem muitas empresas sensacionais para escolher ainda.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...