Jump to content

Regularização fiscal


Recommended Posts

Boa tarde, sou investidor não sei ao certo se desde 2019 ou 2020, mas nunca fiz a declaração dos meus investimentos. Em minhas declarações do IR nunca fiz menção aos ativos e não sei como regularizar isso. Em minha corretora não achei se quer o histórico de investimentos. Me ajudem por favor!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Renan Maximo De Carvalho disse:

Boa tarde, sou investidor não sei ao certo se desde 2019 ou 2020, mas nunca fiz a declaração dos meus investimentos. Em minhas declarações do IR nunca fiz menção aos ativos e não sei como regularizar isso. Em minha corretora não achei se quer o histórico de investimentos. Me ajudem por favor!!!

Boa tarde Renan!

Em sua corretora, entre em contato com o suporte e solitcite todos seus documentos auxiliares do IR, ou procure por IR na área de renda variável. Em seguida, pegue todas as suas notas de corretagens e faça o upload na plataforma recomendada pelo curso: https://gorila.com.br/, carregando todas suas transações e preço médio dos seus ativos. Após fazer o upload ou lançamento manual das aplicações e estar com os documentos auxiliares em mãos, você está pronto para começar.

Os investimentos de 2019 você declara em 2020, então filtre sua posição no Gorila para 31/12/2019 e informe os ativos conforme indicado no módulo 7 do curso o mais rápido possível - já adiantando, ações e FIIs ficam bens e direitos. Utilize também seus informes de renda fixa da corretora e todas suas contas bancárias (entre em contato com o suporte solicitando), lançando na aba de rendimentos. Agora na parte dos lucros, eu utilizo a plataforma Velotax - https://www.velotax.com.br/ - para consolidar meu resultado mensal, facilitando o lançamento dos lucros e prejuízos e eventuais pagamentos de Darfs. A plataforma é gratuita e conecta automaticamente com a B3. Só finalizando, você deve ir na declaração do respectivo ano e selecionar a opção de enviar uma retificiada, preenchendo as informações faltantes referentes aos investimentos.

Feito isso, pode enviar e basta repetir o procedimento para os anos subsequentes. Se precisar de algum suporte adicional, pode me enviar uma mensagem privada que te auxilio!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Renan Maximo De Carvalho disse:

Boa tarde, sou investidor não sei ao certo se desde 2019 ou 2020, mas nunca fiz a declaração dos meus investimentos. Em minhas declarações do IR nunca fiz menção aos ativos e não sei como regularizar isso. Em minha corretora não achei se quer o histórico de investimentos. Me ajudem por favor!!!

Pegue com a sua corretora e faça o mais rápido possível, as multas da receita se te pegarem são escandalosas, se tiver dificuldade para declarar, procure um bom contador para te ajudar, pelo menos para regularizar essa situação, eu gosto de fazer minha própria declaração, mas já tirei dúvidas em situações especificas quando necessário com uma contadora.

Link para compartilhar
Share on other sites

Existe o Canal Eletrônico do Investidor no qual você pode localizar todas as suas transações, inclusive se guiar para pedir as notas de corretagem, porém a corretora deverá informar todas mesmo que você não saiba indicar quais. Link a seguir:

CEI

Agora, eu sugiro que você analise depois se teve vendas acima de R$ 20 mil por mês com lucro, operações de daytrade ou qualquer coisa que deva ter recolhido imposto. Isso porque a Receita tem 5 anos para cobrar de você eventual falta de recolhimento. 

Se o imposto a ser recolhido em eventual venda acima de R$ 20 mil por mês com lucro, sendo o valor de imposto menos de R$ 10,00 (dez reais) pode acumular.

Se teve vendas com prejuízo, poderá anotar para abater se futuramente tiver vendas cima de R$ 20 mil com lucro para abater no imposto a ser pago. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Evelyn Santos disse:

Existe o Canal Eletrônico do Investidor no qual você pode localizar todas as suas transações, inclusive se guiar para pedir as notas de corretagem, porém a corretora deverá informar todas mesmo que você não saiba indicar quais. Link a seguir:

CEI

Agora, eu sugiro que você analise depois se teve vendas acima de R$ 20 mil por mês com lucro, operações de daytrade ou qualquer coisa que deva ter recolhido imposto. Isso porque a Receita tem 5 anos para cobrar de você eventual falta de recolhimento. 

Se o imposto a ser recolhido em eventual venda acima de R$ 20 mil por mês com lucro, sendo o valor de imposto menos de R$ 10,00 (dez reais) pode acumular.

Se teve vendas com prejuízo, poderá anotar para abater se futuramente tiver vendas cima de R$ 20 mil com lucro para abater no imposto a ser pago. 

 

@Renan Maximo De Carvalho complementando a Mestra Suprema @Evelyn Santos, se você teve prejuízo na venda e não usou para abater de lucro em outra venda, você deve lançar o prejuízo na declaração anual para poder usá-lo no futuro. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/11/2022 at 16:33, Renan Maximo De Carvalho disse:

Boa tarde, sou investidor não sei ao certo se desde 2019 ou 2020, mas nunca fiz a declaração dos meus investimentos. Em minhas declarações do IR nunca fiz menção aos ativos e não sei como regularizar isso. Em minha corretora não achei se quer o histórico de investimentos. Me ajudem por favor!!!

Você pode retificar as declarações que vc ja mandou. Pode fazer isso direto pelo site do "eCAC" caso não tenha salvo no PC os arquivos das declarações ja enviadas para fazer pelo programa.

 

Tentei passar o link do eCAC mas ficou pendente de aprovação do moderador. Coloca eCAC na busca que vc acha.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...