Guilherme Bergami Fragali Postado Sábado às 23:43 Postado Sábado às 23:43 Pessoal, Me surgiu uma ideia para debate e um possível projeto Notei que os programas de compensação de imposto estaduais como ICMS e ISS muitas vezes não são 100% confiáveis, muitas vezes os estabelecimentos emitem as NF (ou dizem que vão emitir e não emitem) e acaba que não gera o possível crédito para o cliente. Aqui no DF chama Nota Legal, em SP chama Nota Paulista e por aí vai Pensei em criar um programa para acompanhar os créditos dentro de cada plataforma estadual e caso o devido crédito não ser gerado, já abrir o chamado e “resolver “ a questão e aí, acham quem tem potencial? poderíamos ganhar um fee (taxa) sobre a diferença recuperada, assim não precisaríamos cobrar dos usuários bora discutir? 1
Leonardo Pacheco De Souza Postado Domingo às 01:25 Postado Domingo às 01:25 Boa ideia @Guilherme Bergami Fragali 1
Sergio Tanaka Postado Domingo às 10:45 Postado Domingo às 10:45 so de pensar em lidar com 27 estados diferentes ja me da coceira quem manja desses cambalachos estaduais eh quem mexe com ERP 1
Guilherme Bergami Fragali Postado Domingo às 23:30 Author Postado Domingo às 23:30 12 horas atrás, Sergio Tanaka disse: so de pensar em lidar com 27 estados diferentes ja me da coceira quem manja desses cambalachos estaduais eh quem mexe com ERP Poderia ser um projeto para começar por etapas, pegando um estado de cada vez…
Leonardo Pacheco De Souza Postado Domingo às 23:34 Postado Domingo às 23:34 12 horas atrás, Sergio Tanaka disse: so de pensar em lidar com 27 estados diferentes ja me da coceira Uma coisa é fato... Quanto pior é pra fazer, menor a concorrência. 1
Victor Ribeiro De Mattos Postado Segunda-feira às 13:32 Postado Segunda-feira às 13:32 É um problema interessante. Tenho dúvida quanto à demanda. Tenho medo da perspectiva técnica. O custo de desenvolvimento desse sistema pode ser complicado: Cada sistema terceiro a ser integrado aumenta a complexidade do sistema construído da mesma forma que uma pessoa num sistema de comunicação, que é exponencial (procura "problema exponencial de comunicação" que cê vai entender). Os sistemas do governo são famosos por serem ruins de integrar, então cada única integração é uma ordem de grandeza mais difícil do que integrações comuns. Processamento de dados dessa escala são difíceis de fazer Também vejo desafios na parte de negócio: Para fazer sentido para o cliente (pessoas que querem garantir que recebem todos os benefícios), precisaríamos trazer mais do que estão perdendo. Qual a taxa de perda? Imagino que pequena. Então precisaríamos cobrar ainda menos que isso pra fazer sentido. O público que se interessaria por isso já está contando centavos. Oferecer custo para esse tipo de pessoa é difícil Para ter a identificação dessas perdas, acredito que precisaríamos pedir input dos clientes toda vez que fizessem uma transação para monitorar se foi emitido a NF (estamos dando mais trabalho pro cliente). Combinando essas duas reflexões, duvido que a conta fecharia para o desenvolvimento desse sistema. Talvez seria legal como projeto pessoal, mas duvido que daria pra fazer um negócio com ele. Mas não tenho tanto conhecimento para ter certeza, então estaria aberto a mudar de ideia se me trouxerem evidências contrárias desses pontos. 2
Guilherme Bergami Fragali Postado Segunda-feira às 18:39 Author Postado Segunda-feira às 18:39 5 horas atrás, Victor Ribeiro De Mattos disse: É um problema interessante. Tenho dúvida quanto à demanda. Tenho medo da perspectiva técnica. O custo de desenvolvimento desse sistema pode ser complicado: Cada sistema terceiro a ser integrado aumenta a complexidade do sistema construído da mesma forma que uma pessoa num sistema de comunicação, que é exponencial (procura "problema exponencial de comunicação" que cê vai entender). Os sistemas do governo são famosos por serem ruins de integrar, então cada única integração é uma ordem de grandeza mais difícil do que integrações comuns. Processamento de dados dessa escala são difíceis de fazer Também vejo desafios na parte de negócio: Para fazer sentido para o cliente (pessoas que querem garantir que recebem todos os benefícios), precisaríamos trazer mais do que estão perdendo. Qual a taxa de perda? Imagino que pequena. Então precisaríamos cobrar ainda menos que isso pra fazer sentido. O público que se interessaria por isso já está contando centavos. Oferecer custo para esse tipo de pessoa é difícil Para ter a identificação dessas perdas, acredito que precisaríamos pedir input dos clientes toda vez que fizessem uma transação para monitorar se foi emitido a NF (estamos dando mais trabalho pro cliente). Combinando essas duas reflexões, duvido que a conta fecharia para o desenvolvimento desse sistema. Talvez seria legal como projeto pessoal, mas duvido que daria pra fazer um negócio com ele. Mas não tenho tanto conhecimento para ter certeza, então estaria aberto a mudar de ideia se me trouxerem evidências contrárias desses pontos. Eu sigo a mesma linha de raciocínio. Sobre o input dos dados, basicamente seria um app com leitor de QR Code para ler a NF que o estabelecimento emitiria (algo simples como o Meliuz ja tem). Precisariamos conferir entre o site da Receita e o sistema de cada Estado. A partir dai, caso os tributos nao fossem vinculados em determinado período, abririamos um chamado no proprio sistema de cada Estado. Sobre a demanda de mercado. Cara, minha esposa e eu acabamos fazendo isso manualmente mas somente quando temos tempo, pq é chato, e eu ja notei que muitos estabelecimentos aqui no DF (principalmente Estacionamentos) nao lançam a NF, eles emitem em contingencia pra imprimir pro consumidor e nao "vinculam" a NF posteriormente. Nesse caso, se o consumidor nao escanear e enviar pelo sistema de cada estado, ele nao vai receber o devido credito. Por isso que cada ano que passa, os usuários tem a percepçao de que esses programas de compensaçao de creditos estaduais estao cada vez menos vantajosos. Sim, pois os estabelecimentos estao cada vez achando mais brechas para sonegar...
Leonardo Pacheco De Souza Postado Segunda-feira às 19:15 Postado Segunda-feira às 19:15 5 horas atrás, Victor Ribeiro De Mattos disse: Talvez seria legal como projeto pessoal, Minha ideia é para folio pessoal mesmo. Estou pensando em fazer algumas coisas para figurar como folio de uma possível empresa pessoal. Estou pensando em abrir um negócio próprio. Inicialmente sem funcionários até ter porte para tal. Portanto o nome dessa empresa em parcerias de projetos que realmente estiverem rodando, pra mim, já seria um bom investimento de tempo.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login