Jump to content

Franquias


Recommended Posts

Boa noite pessoal, hoje trabalho como pessoa jurídica mas tô cogitando investir numa franquia. Alguém aí já encarou esse desafio? Acham que vale a pena investir um pouco visando algo próprio? Sei que isso pode depender do ramo, mas como a maioria do conteúdo é sempre próprio das franqueadoras, queria uma opinião mais isenta e imparcial.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

A franquia lhe dá um formato pronto pro negocio, mas isso tem um custo e no final das contas todos os perrengues que o empreendedor passa são os mesmos seja com franquia ou sem. Um dos piores cenários é quando a pessoa vai alocar uma parte significativa nisso sem ter a necessária experiência na área (tipo o cara aposentado que tem uma boa grana e resolve botar mais da metade das suas economias num negócio). Eu pensaria em alocar isso gradualmente, primeiro em franquias pequenas (micro franquias) e na medida de que tiver um bom retorno vai aumentando e até mesmo trocando os negócios se isso for interessante ou fizer sentido.

Faz um bom tempo que acompanho um blog de uma pessoa que inicialmente reportava somente os investimentos e a evolução da carteira. Lá pelas tantas essa pessoa resolveu investir em uma franquia, ainda antes da pandemia. A partir dali oq vi no blog foram muitas reclamações com relação a todos os aspectos e preocupações de ter um negocio proprio e nesse caso uma loja fisica, passando pelo contínuo stress com funcionários, impostos, estrutura, etc. Agora em 2022 a pessoa decidiu que em 2023 vai vender o negócio, passando adiante, pois não compensou todo o trabalho gerado. Nesse caso a pessoa fez um levantamento de que o capital investido ali ao longo do tempo teria gerado mais rentabilidade se tivesse sido investido nas suas carteiras, mas com muito mais tranquilidade.

 

Editado por Gustavo Bervian Brand
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 20:13, Ranier Monteiro disse:

Boa noite pessoal, hoje trabalho como pessoa jurídica mas tô cogitando investir numa franquia. Alguém aí já encarou esse desafio? Acham que vale a pena investir um pouco visando algo próprio? Sei que isso pode depender do ramo, mas como a maioria do conteúdo é sempre próprio das franqueadoras, queria uma opinião mais isenta e imparcial.

Trabalho em um modelo de negócio similar a franquia, sou Credenciado SKY TV por Assinatura. Posso lhe dizer que existem vantagens e desvantagens. A grande vantagem é representar uma marca consolidada, o que em geral lhe traz visibilidade no mercado facilitando sua captação de clientes, apesar de que a visão do consumidor sobre sua empresa sofrerá também com a visão do consumidor sobre a marca, mesmo que você individualmente como empresa seja mais eficiente que as outras franquias da Marca. Porém, existem grandes desvantagens e a principal delas é, você não é independentemente dono de seu negócio, existem diversas regras a serem seguidas, custos para uso da marca, custos necessários para Marketing da marca, auditorias de resultados e Metas Agressivas etc. 
O grande X da questão seria você escolher uma Marca e um negócio que seja realmente próspero, tenho vários amigos que entraram em franquias no Boom das Paletas Mexicanas, amargaram grande prejuízo. Não compre apenas modinhas. 
Por outro lado, tenho uma empresa independente de informática, já fui autorizado Positivo, Amazon PC, HP, Lexmark e resolvi ser independente há uns anos. Cansei do baixo valor pago e regras absurdas. Hoje minha empresa vive muito melhor com contratos Corporativos B2B, tenho pouco clientes pessoas físicas, pois não compensam muito, hoje todo mundo entra no Youtube e vira técnico de PC, mas o mundo corporativo vê valor agregado na segurança dos dados, resposta rápidas a problemas e com isso eles podem cuidar de seus Core Business. Mas, esse modelo independente é mais complexo de criar clientela, neste sentido, a parceria com marcas no passado contribuiram.
Espero ter ajudado a te dar um norte e se puder ajudar em algo, conte comigo. Abraço.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, minha esposa trabalha para uma franquia de roupas íntimas, a proprietária tem 2 lojas com 4 funcionários, média de faturamento/dia entre 800 a 1500 reais, 26 dias (abre aos sábados), as duas lojas são em avenidas.  
pontos positivos: sistema de operação do negócio vem pronto, metas, logística, treinamentos, sistemas, etc, não há transformações (como há em alimentos) nem preocupações com produtos vencidos. 
pontos negativos: contrato rígido, dependência da decisão que vem de cima e é necessário cumprir, obrigatoriedade de compras mínimas frequentes, os preços de revenda e promoções são determinados, vc apenas opera o negócio sem poder de decisão. 
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 22:37, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Depende muito da franquia. 

Exatamente. Tem boas franquias que entregam o negocio pronto.

Mas tem franquias que podem gerar dor dor de cabeça.

Ja tive uma cliente que tentou abrir uma franquia de restaurante (não posso citar o nome), o projeto, os equipamentos, tudo tinha que ser fornecida pela empresa, ela não podia comprar nada de outro fornecedor, o projeto teve 3 arquitetos diferentes fornecidos pela empresa, e nenhum deles chegou a vir na nossa cidade para conferir o local da obra, apenas assinaram documentos e plantas que deveriam ter sido feitas por engenheiros e foi feito por alguem sem licença, os fornecedores entregaram eletrodomésticos errados e instalaram incorretamente, ela não podia abrir o negócio pq a secretaria de obras não permitia a bagunça que fizeram com ela, e mesmo se permitissem, os equipamentos estavam impróprios para uso. Foi uma dor de cabeça, mas conseguimos desfazer o negócio.

O importante é você conhecer a franquia antes de escolher, conversar com outras pessoas que também investiram na franquia que vc tem interesse e que ja tem um tempo razoável com o negócio funcionando, para ter uma base sobre custos, tempo necessário para começar a funcionar, e o mais importante, se a empresa não vai fazer cagada.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/12/2022 at 20:13, Ranier Monteiro disse:

Boa noite pessoal, hoje trabalho como pessoa jurídica mas tô cogitando investir numa franquia. Alguém aí já encarou esse desafio? Acham que vale a pena investir um pouco visando algo próprio? Sei que isso pode depender do ramo, mas como a maioria do conteúdo é sempre próprio das franqueadoras, queria uma opinião mais isenta e imparcial.

Quando eu cogitei a hipótese de empreender via franquia, eu dei uma pesquisada no Google, achei alguns sites que avaliam franquias e que também disponibiliza comentários de franqueados sobre o negócio.

A minha impressão depois de muito ler, foi a pior possível... A maioria dos negócios são engessados. Exemplo: a franquia tem 10 produtos, mas dia a dia, você só vende 3 deles, sendo que os outros não têm saída, ocupam espaço e impedem que você tenha mais dos outros 3 em exibição e estoque. Resultado: em épocas de muito movimento, você fica sem estoque porque a quantidade mensal desses 3 produtos que você recebe é limitada e a franquia te obriga a ter os outros 7. Isso contribui para aumentar suas despesas (pagar por um espaço cujo metro quadrado não te gera nada) e diminuir sua margem de lucro.

Margem de lucro apertada me pareceu ser uma problema de muitos franqueados que, para ter a renda mensal que esperavam, precisariam ter 4-5 lojas.

Outro ponto que me chamou atenção veio de franqueados de uma conhecida empresa que trabalha com chocolates... Além de todos os problemas citados acima, os franqueados afirmam que a relação com o franqueador tem uma mão única tão forte, que eles não se sentem donos do negócio, e sim empregados do franqueador que trabalham sem carteira assinada, sem direitos trabalhistas e suportando todo o risco financeiro do negócio em nome dele sem que haja qualquer tipo de recompensa minimamente compatível com o risco.

Assim, por enquanto, essa possibilidade, ao menos para mim e para meu tipo de perfil, foi completamente descartada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não existe almoço grátis…

Tudo tem o ônus e o bônus…

Mas sem dúvida existem coisas legais por aí, mas tem que procurar com muito cuidado e não ter pressa.

Como os amigos disseram, tem um monte de dependes, um deles é: 

- Quando de grana está disposto a investir ?

- Quantos % do seu tempo você pretende investir diretamente no negócio ?

Consultar e visitar franqueados, consultar tudo na ABF, fazer visitas ocultas nas lojas, conversar com funcionários…

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...