Jump to content

Acho criptomoedas algo (de certa forma) imoral. Estou certo ou é neura?


Recommended Posts

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

Editado por Lucas Marques De Paula
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Lucas Marques De Paula mudou o título para Acho criptomoedas algo (de certa forma) imoral. Estou certo ou é neura?

Opinião de leigo, leigo mesmo.

Pelo o que eu entendo do mercado de criptos, o sistema de blockchain deixa rastro, uma trilha que pode ser seguida desde o ultimo até o primeiro lançamento. Em teoria isso deveria ser capaz de localizar o “caminho do dinheiro”. Na pratica acredito que a quantidade diária de transações faça essa “caça” quase impossível. 
E sim, concordo de certa forma contigo. Apesar de poder ser “rastreável”, de ser possível saber que a moeda está na carteira “jahsijwissheusjjeiixowmxuheixjwuyywjzijen$lmeo,loxkdj,s..do

Ppiw”! saber quem é o dono dela parece ser um desafio maior.

 

Particularmente eu acho o sistema de Blockchain fantástico. Consigo claramente vendo uma tecnologia dessas extinguindo cartórios de registro de imóveis, por exemplo. Já que seria possível localizar o dono através do rastro da chain (é obvio que isso nunca irá acontecer, a teta é gorda de mais para o sistema permitir que seque.) Mas eu realmente consigo enxergar esse potencial. Só que não gosto muito da parte monetária que hoje é difundida. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É neuro tua, porque o próprio dinheiro as pessoas já podem usar para essas coisas. Crypto dependendo da crypto é até mais difícil, porque ela deixa um rastro, você consegue ver todas as transações que ocorreu na carteira.

Eu no teu caso, ficaria de fora mais por não conhecer/entender do que por questões éticas 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

É neuro tua, porque o próprio dinheiro as pessoas já podem usar para essas coisas. Crypto dependendo da crypto é até mais difícil, porque ela deixa um rastro, você consegue ver todas as transações que ocorreu na carteira.

Eu no teu caso, ficaria de fora mais por não conhecer/entender do que por questões éticas 

@Lucas Marques De Paula a criptomoeda em si não é imoral. Imoral podem ser as pessoas no uso que fazem dela rsrsrsrs

Como disse o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa atualmente todos os crimes de uma forma ou outra passam pelo sistema financeiro mundial e usam dinheiro em espécie, e nem por isto o sistema financeiro e o dinheiro em espécie são imorais, então me parece paranoia sua.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

Complementando o que o pessoal já disse... Analogamente, é como se eu achasse imoral usar uma faca na cozinha ou um martelo para fazer uns reparos na casa porque as pessoas podem usá-los para cometer homicídios.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

Opa, blz. bom dia.

Cara, eu acredito muito que imoral são as ações que as pessoas tomam para utilizar o dinheiro ou a criptomoeda de forma indevida.

Igual a... n vou andar de avisão pq ele é usado em guerras.

n vou andar de carro, pq o carro/caminhão é utilizado em guerra.....

e assim por diante.

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

Opinião de leigo, leigo mesmo.

Pelo o que eu entendo do mercado de criptos, o sistema de blockchain deixa rastro, uma trilha que pode ser seguida desde o ultimo até o primeiro lançamento. Em teoria isso deveria ser capaz de localizar o “caminho do dinheiro”. Na pratica acredito que a quantidade diária de transações faça essa “caça” quase impossível. 
E sim, concordo de certa forma contigo. Apesar de poder ser “rastreável”, de ser possível saber que a moeda está na carteira “jahsijwissheusjjeiixowmxuheixjwuyywjzijen$lmeo,loxkdj,s..do

Ppiw”! saber quem é o dono dela parece ser um desafio maior.

 

Particularmente eu acho o sistema de Blockchain fantástico. Consigo claramente vendo uma tecnologia dessas extinguindo cartórios de registro de imóveis, por exemplo. Já que seria possível localizar o dono através do rastro da chain (é obvio que isso nunca irá acontecer, a teta é gorda de mais para o sistema permitir que seque.) Mas eu realmente consigo enxergar esse potencial. Só que não gosto muito da parte monetária que hoje é difundida. 

 

Por enquanto estou nessa linha também.
Até onde eu sei blockchain, permite o rastreio das transações entre carteiras e não pessoas.
Por exemplo, uma pessoa que foi acusada de fraude dificilmente vai conseguir criar uma conta bancária pois o CPF dela vai esta comprometido. Claro que ela pode usar terceiros etc, mas de qualquer forma foi dificultado.
Consigo ver varias aplicações da tecnologia em outros cenários, mas para operações financeiras em uma rede onde qualquer um pode se incluir ainda acho complicado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando a gente olha para o crime e vê que o dinheiro ou a criptomoeda é apenas a forma de pagamento deles, aí a gente vê com outros olhos.

Desde que o mundo é mundo a maioria dos crimes que você mencionou já existiam, desde a época que a "moeda" era o sal, conchas e etc.

O importante é: qual a finalidade de criptomoedas para você? Pra mim é ter algo mais fora do controle do Governo, não ter inflação (no caso de BTC) e ser mais fácil de movimentar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

É neuro tua, porque o próprio dinheiro as pessoas já podem usar para essas coisas. Crypto dependendo da crypto é até mais difícil, porque ela deixa um rastro, você consegue ver todas as transações que ocorreu na carteira.

Eu no teu caso, ficaria de fora mais por não conhecer/entender do que por questões éticas 

 

15 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Lucas Marques De Paula a criptomoeda em si não é imoral. Imoral podem ser as pessoas no uso que fazem dela rsrsrsrs

Como disse o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa atualmente todos os crimes de uma forma ou outra passam pelo sistema financeiro mundial e usam dinheiro em espécie, e nem por isto o sistema financeiro e o dinheiro em espécie são imorais, então me parece paranoia sua.

 

10 horas atrás, Matheus Santos Luz disse:

Acho que é neura, o sistema financeiro padrão nunca conseguiu controlar esses crimes ai 

 

8 horas atrás, Renzo Nogueira Margotto disse:

Complementando o que o pessoal já disse... Analogamente, é como se eu achasse imoral usar uma faca na cozinha ou um martelo para fazer uns reparos na casa porque as pessoas podem usá-los para cometer homicídios.

 

5 horas atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

Opa, blz. bom dia.

Cara, eu acredito muito que imoral são as ações que as pessoas tomam para utilizar o dinheiro ou a criptomoeda de forma indevida.

Igual a... n vou andar de avisão pq ele é usado em guerras.

n vou andar de carro, pq o carro/caminhão é utilizado em guerra.....

e assim por diante.

Obrigado pelos pontos de vista pessoal,

Eu até entendo a questão do objeto em si não ser o problema e sim o uso dele. A minha dúvida é justamente o uso facilitado disso de maneira totalmente livre.
Claro que o sistema financeiro tradicional também tem brechas que permitem o uso do mesmo para fins ilicitos. Porém existem mecanismos para evitar-se o mesmo. Existe uma consciência das instituições participantes sobre isso e as mesmas tentam evitar.
Até conheço a tecnologia blockchain em si e o fato de todo bloco de transação ter um lastro com a transação anterior (até por isso o nome blockchain). Mas uma coisa é rastrear a carteiras, outra é rastrear os CPFs.
O que eu desconheço (e por isso vim perguntar para pessoas que saibam mais que eu) seria se existem mecanismos para que pessoas má intencionadas não participem da rede. Se existe ao menos alguma iniciativa nesse sentido ou se pelo menos isso é ao menos levado em consideração.
De qualquer forma agradeço as opniões e vou levá-las em consideração.

Editado por Lucas Marques De Paula
Faltou um 'não' ali
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
14 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

Antes das criptomoedas existiam esses crimes? Hoje ainda existem? O que tem isso relacionado com as criptos cara? Isso é a mesma coisa que culpar o carro pelas mortes no trânsito, papo de maluco com chapeu de alumínio.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Evelyn Santos disse:

Quando a gente olha para o crime e vê que o dinheiro ou a criptomoeda é apenas a forma de pagamento deles, aí a gente vê com outros olhos.

Desde que o mundo é mundo a maioria dos crimes que você mencionou já existiam, desde a época que a "moeda" era o sal, conchas e etc.

O importante é: qual a finalidade de criptomoedas para você? Pra mim é ter algo mais fora do controle do Governo, não ter inflação (no caso de BTC) e ser mais fácil de movimentar.

"qual a finalidade de criptomoedas para você?"
Eu acho que aqui você matou o meu dilema. De imediato não vejo finalidade aplicada a minha realidade, e ai sim seria um bom motivo para não participar.
Muito boa resposta, obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Lucas Marques De Paula disse:

 

 

 

 

Obrigado pelos pontos de vista pessoal,

Eu até entendo a questão do objeto em si não ser o problema e sim o uso dele. A minha dúvida é justamente o uso facilitado disso de maneira totalmente livre.
Claro que o sistema financeiro tradicional também tem brechas que permitem o uso do mesmo para fins ilicitos. Porém existem mecanismos para evitar-se o mesmo. Existe uma consciência das instituições participantes sobre isso e as mesmas tentam evitar.
Até conheço a tecnologia blockchain em si e o fato de todo bloco de transação ter um lastro com a transação anterior (até por isso o nome blockchain). Mas uma coisa é rastrear a carteiras, outra é rastrear os CPFs.
O que eu desconheço (e por isso vim perguntar para pessoas que saibam mais que eu) seria se existem mecanismos para que pessoas má intencionadas participem da rede. Se existe ao menos alguma iniciativa nesse sentido ou se pelo menos isso é ao menos levado em consideração.
De qualquer forma agradeço as opniões e vou levá-las em consideração.

Até o momento não existem mecanismos relacionados à prevenção de crime na rede, mas os Governos procuram se adiantar cada vez mais para coibir o uso de cripto para crimes. 


O problema é que o Estado é moroso e dificilmente consegue impedir, porque trabalha de forma "burra". Eles usam ofícios físicos para intimar uma corretora para ela bloquear saldo da conta do criminoso, enquanto que ele pode transferir as moedas dele com alguns cliques. Entende?


Então não tem ainda nada eficaz por parte do Governo, às vezes conseguem bloquear algo, mas na rede mesmo não existe.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Lucas Marques De Paula disse:

 

 

 

 

Obrigado pelos pontos de vista pessoal,

Eu até entendo a questão do objeto em si não ser o problema e sim o uso dele. A minha dúvida é justamente o uso facilitado disso de maneira totalmente livre.
Claro que o sistema financeiro tradicional também tem brechas que permitem o uso do mesmo para fins ilicitos. Porém existem mecanismos para evitar-se o mesmo. Existe uma consciência das instituições participantes sobre isso e as mesmas tentam evitar.
Até conheço a tecnologia blockchain em si e o fato de todo bloco de transação ter um lastro com a transação anterior (até por isso o nome blockchain). Mas uma coisa é rastrear a carteiras, outra é rastrear os CPFs.
O que eu desconheço (e por isso vim perguntar para pessoas que saibam mais que eu) seria se existem mecanismos para que pessoas má intencionadas participem da rede. Se existe ao menos alguma iniciativa nesse sentido ou se pelo menos isso é ao menos levado em consideração.
De qualquer forma agradeço as opniões e vou levá-las em consideração.

Dá uma googlada que você vai achar algumas matérias de gente sendo presa sob acusação de usar cripto para lavagem de dinheiro.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Lucas Marques De Paula disse:

"qual a finalidade de criptomoedas para você?"
Eu acho que aqui você matou o meu dilema. De imediato não vejo finalidade aplicada a minha realidade, e ai sim seria um bom motivo para não participar.
Muito boa resposta, obrigado.

Olha, o BTC eu acho que vale a pena você dar uma olhada. A história dele, para que serve, o fato dele não ser inflacionado... dê uma lida. 
Eu não tenho só moedas fiduciárias por conta disso.. e tem quem prefira btc, por exemplo, para fazer grandes movimentações financeiras que no bancão demoraria dias.

Eu lembro de quando quis usar meu cartão para comprar algo muito caro... o banco não deixava. Era fora do meu perfil, perdi de comprar a viagem. Olha que absurdo kkkkk mas enfim. Criptomoeda é uma possibilidade. Espero que você mude de ideia. hahaha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Raul Sena disse:

Antes das criptomoedas existiam esses crimes? Hoje ainda existem? O que tem isso relacionado com as criptos cara? Isso é a mesma coisa que culpar o carro pelas mortes no trânsito, papo de maluco com chapeu de alumínio.

 

Eu tinha respondido esse comentario mas apaguei sem querer.

Sim esses crimes existem e continuam a existir. Porém depois do 11 de setembro (ataque ao coração do sistema financeiro mundial) houve uma mudança na forma com que as instituições (sim, essas que foram prejudicadas) viam a sua própria responsabilidade sobre esse cenários. Antes elas se viam de fato como algo mais neutro e sem tanta responsabilidade. Depois do evento elas começaram a se ver mais responsáveis e a se autoimpor mecanismos para evitar o mal uso do sistema. Hoje instituições que não implementam esses mecanismos caem em descrédito, são excluídas do sistema, perdem investidores, etc.
Me parece que foi uma evolução do sistema em um mundo globalizado. Mas pode ter sido um retrocesso também.
Enfim, acho que de qualquer forma vale a reflexão. Nem que seja para refutar ou concordar.

Editado por Lucas Marques De Paula
Acho que não ficou claro a relação ataque com o sistema financeiro. Quem foi atacado resolvel mudar de postura.
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

O grande problema não é o dinheiro, a tecnologia, a cripto, … o problema é o homem que usa de todas as formas possíveis e impossíveis para fazer o q não se deve. Sempre existiu esses problemas e acredito que sempre existirá. 

Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Evelyn Santos disse:

Até o momento não existem mecanismos relacionados à prevenção de crime na rede, mas os Governos procuram se adiantar cada vez mais para coibir o uso de cripto para crimes. 


O problema é que o Estado é moroso e dificilmente consegue impedir, porque trabalha de forma "burra". Eles usam ofícios físicos para intimar uma corretora para ela bloquear saldo da conta do criminoso, enquanto que ele pode transferir as moedas dele com alguns cliques. Entende?


Então não tem ainda nada eficaz por parte do Governo, às vezes conseguem bloquear algo, mas na rede mesmo não existe.

Ah sim, eu vi na pratica alguns exemplos de infiltração de governos nessas redes.
O governo do Canadá impediu que dinheiro que financiava protestos de caminhoneiros chegassem até os protestantes.
Interessante como as coisas estão se desdobrando.

Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Lucas Marques De Paula disse:

Pessoal,
Trabalho no setor financeiro a algum tempo e não se passam 6 meses sem que eu precise fazer um treinamento PCI/DSS.
Com isso a gente é condicionado a identificar transações que possam estar relacionados a crimes (pedofilia, financiamento do terrorismo, trafico de drogas, lavagem de dinheiro).
Basicamente o sistema financeiro se autoimpos mecanismos para evitar que o mesmo seja utilizado de maneira indevida (COAF é um exemplo)
Por isso, não consigo por meu dinheiro em criptomoedas. Creio que criptomoedas acabem facilitando esses crimes que mencionei.
É neura minha ou real mesmo? Existe mecanismos nas blockchains para impedir esse tipo de uso?

 

Estou fazendo um curso bem interessante e que aborta esse tema (Blockchain e Setor Público: ilícitos envolvendo criptoativos e o uso da tecnologia no combate à corrupção).

Já existe um sistema de inteligência voltado a rastrear esses tipos de crime envolvendo pagamentos em criptoativos, e, como as carteiras são públicas e tem o lastro de todas as transações (salvo algumas poucas moedas), acaba até facilitando parte do serviço. Os meios investigativos e policiais acabam avançando junto com a tecnologia (ainda que demore um pouco para acompanhar).


A questão é que tudo pode ser usado para fins ilícitos, mas o blockchain, em si, ao meu ver, veio pra ficar e só tende a aumentar suas aplicações a aceitações pela sociedade.

 

Editado por Lucas Oliveira
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...