Jump to content

Otávio José Scarpim

Turma 16
  • Interações

    156
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Otávio José Scarpim

  1. Só para deixar registrado. Quando a Cocoblo denunciou o Tigrinho no Bostástico, eles não falaram nem uma única palavra sobre o Neymar ou o Felipe Neto. E mais importante durante o intervalo da denúncia eles aproveitaram para divulgar o Esportes da Sorte que patrocina o bbb 24 e também tem o mesmo jogo com outro nome.
  2. Bom dia. De acordo com o Raul, o que acontece é o seguinte: Bancos crescem emprestando dinheiro para você, enquanto corretoras ganham dinheiro te ajudando a ganhar dinheiro. Ditto isso, os principais pontos são os seguintes: No quesito renda variável os produtos oferecidos por qualquer corretora são os mesmos. Afinal é apenas um acesso a B3. Nesse caso o que vai diferenciar aqui são aa taxas - que em grandes bancos costumam ser maiores, apesar desse cenário estar mudando como disse o amigo ali em cima. Dai para frente é mais questão de atendimento, qualidade e facilidade de uso dos apps e assim por diante. Em geral bancões também não costumam oferecer um ambiente intuitivo e agradável para operar. Então nesse caso da RV não faz muita diferença não. No caso da renda fixa aí é questão de quantidade e qualidade dos produtos oferecidos realmente. Bancões não costumam pagar bem pelo seu dinheiro e em geral tem ofertas bem reduzidas de RF. As corretoras costumam ter um cardápio maior e com produtos mais rentaveis. Espero ter ajudado.
  3. @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Provavelmente não. Na verdade o meu comentário foi mais sobre o fato de não ser um livro "instrutivo". Todos os livros que ele citou apesar de serem também ficção (estórias inventadas) se passam de alguma maneira no nosso mundo e são "pê no chão" e com algo para refletir. Julio Verne acaba caindo mais como um entretenimento, digamos. Não tem caráter filosófico. Ainda assim eu sempre tirei algum proveito das histórias dele.
  4. Todos os livros do Julio Verne são ótimos mas são livros de ficção, então tenha isso em mente.
  5. Não diria clássica, mas recomendo O Meu pé de Laranja Lima, de José Mauro De Vasconcelos. Curtinho, história simples porém comovente e acho que ensina muito.
  6. Ano passado ajudei uma senhora- não muito idosa por sinal - mas nitidamente sem estudo, que estava tentando sacar dinheiro no Bradesco usando um cartão do BB. Então não duvido.
  7. Eu entendi que o negocioéumesquema, o que não entendi é porque esse post está nas piadas... Não é uma tirinha igual fizeram das Americanas. Parece fora de contexto.
  8. Essa matéria está um pouco incompleta. Achei outras publicações que citam o colunista de O Globo, Lauro Jardim como o responsável pela notícia e que os alvos da investigação são o Thiago Reis (fundador da SUNO), o Baroni e mais um outro que esqueci o nome. Também o artigo diz que um dos alvos da investigação é uma variação atípica ocorrida em abril de 2022. Teria que buscar as notícias daquela época para saber. O fundo estar derretendo hoje é provavelmente em parte por conta da própria notícia, que apesar de não ter nada a ver com o fundo em si, faz o gado que investe sem saber o que faz e sem sequer ler o artigo inteiro sair vendendo qualquer coisa que a SUNO recomende por medo. Fora que é um fundo High Yeld então acredito que seja natural ele ser mais sensível as oscilações do mercado do que um High Grade.
  9. Só que o que está sendo “investigado” é uma oscilação atípica ocorrida em abril de 2022. Logo teremos que buscar o relatório e mais possivelmente os videos publicados nessa época. Um ponto que eu não entendi é que o mandado de busca e apreensão foi expedido pela 42 Vara cível de SP. Me expliquem isso, mas assuntos envolvendo o mercado financeiro não é competência da CVM? Não deveria partir deles as investigações? @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Não estou colocando minha mão no fogo, mas lembro bem de um podcast dele com o Raul em que ele explica o porquê não fazia parte da Suno asset (é assim que escreve?), o braço da SUNO que presta assessoria. Ele disse que no momento ele tem como missão educar o mercado de FIIs e ver ele chegar a um ponto que ele se auto-regule (não sei se tem hífen) e por isso prefere fazer parte da Research. E até agora eu, assim como você, vejo coerência no que ele diz e no que ele disse que é o propósito dele. E não estou dizendo aqui que todos eles nunca fizeram nada “ilícito” (que atire a primeira pedra quem declara realmente tudo o que possui no IR). Só que para essa empresa estar disposta a correr o risco de sujar a própria reputação o dinheiro teria que ser realmente muito, muito mesmo, e isso não me parece o caso.
  10. Olá, Eu dei uma lida no assunto. Sinceramente acho que estão tentando achar cabelo em ovo. As alegações são sobre manipulação do mercado, mas pensem comigo: A SUNO, mais especificamente o Marcos Baroni é provavelmente a melhor "autoridade" em Fii que temos hoje. O cara só trabalha com isso, então é natural que muitos procurem se informar nesse assunto através dele. Se essa semana ele resolve falar do fundo AUVP11 acho bastante natural que haja procura por esse fundo principalmente porque em geral quem segue influenciadores — qualquer um deles – tende a ser pessoas "da massa", ou seja, pessoas que não buscam realmente aprender sobre o mercado e seguem recomendações de quem, em teoria, ou no caso do Baroni, na pratica mesmo, sabe mais que eles. Em geral até deturpam e entendem errado o que o influenciador diz. Isso é algo que provavelmente acontece com todos os influenciadorss. Se o Raul resolve falar sobre a empresa X ou Y o interesse aumenta, agora imagine o impacto no caso da SUNO que costuma ser hiperdirecionado aos FIIs. Eu acompanho alguns vídeos do Baroni e o máximo que ele fala "é um bom FII, tem essa e essa qualidade." E senpre, sempre ele ressalta que ninguém deve comprar o ticker e sim o portfólio do produto. O que eu imagino que pouquíssimos dão ouvidos.
  11. Olha aí além de Sardinha é jogador de RPG.
  12. Está nesse valor pois na verdade poucos sabem que DY, significa na verdade Debt Year ou no bom português Ano da Dívida, ou seja, é na verdade o tanto que as Americanas devem em relação ao patrimônio dos acionistas. É uma informação tão obscura que apenas Sardinhas muito bem enlatadas sabem a respeito. Espero ter ajudado a elucidar a questão. Se ainda restar dúvidas o time da AUVP estão mais do que dispostos e preparados para explicar.
  13. Bem, o que eu acho é: provavelmente acharão rombos parecidos nas outras empresas do grupo. Sobre "quando houve a fusão ninguém revisou os números", provavelmente passaram pano. A auditora contratada foi a PwC, a mesma que “não viu” aquela fraude enorme na JBS na época do governo do PT. Sinceramente quanto mais eu leio a respeito desse assunto mais eu vejo como uma Big de uma fraude. Essa de “inconsistência contábil” não cola pra mim não.
  14. Progressão Geométrica (PG) os Juros Simples são uma Progressão Aritmética (PA)
  15. Eu estou em dúvida entre BB, Santander ou Itaú no setor bancário, e agora BBAS3 subiu de novo. Faz poucos dias que estava na casa dos 35 :( Não gosto da instituição Bradesco então nem pus na lista.
  16. XP. A primeira vez foi falha minha, tinha compras sendo processadas no momento e quando isso acontece não é possível pedir transferência de custódia. A segunda a negativa é porque os dados estão errados, mas eu conferi e parece tudo certo para mim.
  17. Venezuelas também serve. AmericanaX também (essa é hard na referência).
  18. Eu tentei 2 X e tive problemas pra transferir. No momento estou com preguiça de tentar uma 3ra.
  19. Eu fiz essa piada do "Argentinas" quando saiu a notícia semana passada. Achei que ninguém tinha entendido a referência. 😁
  20. https://www.amazon.com.br/psicologia-financeira-atemporais-ganância-felicidade/dp/6555111100/ref=asc_df_6555111100/?tag=googleshopp06-20&linkCode=df0&hvadid=379802507174&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=932467052742880045&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001605&hvtargid=pla-1179885582409&psc=1 Não li ainda mas os reviews dizem que é na mesma linha de Pai Rico, Pai Pobre. Bem elogiado.
  21. @Douglas Quintanilha Miranda De Souza O problema não são os indicadores, estou falando de entender o operativo da coisa em si. @Matheus Malheiros Pinto Obrigado, é mais ou menos isso que eu estava procurando. Obrigado @Henrique Magalhães Não é bem sobre a idade cronológica e sim a *idade mental * maturidade. Uma pessoa de 18 anos que passou dificuldade, cresceu sem os pais, trabalhou desde cedo é muito mais vivida que alguém que aos 35 ainda mora na casa dos pais. E é isso mesmo que você relatou, estou realmente me sentindo incompetente e parece que não consigo visualizar o que está além dos números. Obrigado pela ajuda.
  22. Olá, Galera é o seguinte: Terminei o módulo 04 e continuo com uma dificuldade terrível em analisar principalmente os setores e fazer análises qualitativas das empresas. A parte dos números não é tão difícil, pões uma do lado da outra e vai “ticando” porém a análise da empresa mesmo, estrutura, governança, aquela parte de saber se a empresa é boa mesmo, o conhecimento sobre o setor e as estruturas das empresas, os princípios do Philip Fischer, que o Prabai também aponta, de se conhecer bem o mercado que se deseja entrar está se provando um desafio maior do que eu estou dando conta. As pesquisas sobre os setores trazem informações bem básicas a respeito dos setores e basicamente ninguém tem “bala na agulha” igual ao Barsi para bater na porta das empresas e ir lá conferir. Então estou realmente pedindo ajuda aqui. Já identifiquei que um dos motivos dessa dificuldade é maturidade e conhecimento de vida - apesar da idade admito que não amadureci da forma adequada e isso está me trazendo problemas. Então quem puder ajudar eu agradeço.
×
×
  • Criar novo...