Jump to content

BAIXO JUROS DOS EUA E INFLAÇÃO


Recommended Posts

Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida:

Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? 

(Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário).

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

32 minutes ago, Wesley Santos disse:

Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida:

Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? 

(Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário).

Juros alto, Inflação Baixa = Ciclo da economia freando;

Juros baixo, Inflação Alta = Ciclo da economia acelerando;

Juros baixos, inflação baixa = alta credibilidade, mas sem dinheiro, Recessão;

Juros altos, Inflação Alta = baixa credibilidade, e sem dinheiro, Hiperinflação;

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Wesley Santos disse:

Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida:

Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? 

(Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário).

Boa tarde Wesley!

Se a inflação está baixa, o governo pode se dar ao luxo de abaixar os juros, para incentivar a economia do país. O esperado é que essa medida acabe aumentando a inflação, que consequentemente vai aumentar os juros também, constituindo o ciclo econômico. Acontece que essa inversão do cenário (juros baixos e inflação baixa -> juros altos e inflação alta) não tem um momento certo pra ocorrer, então basicamente as medidas do governo funcionam até o momento que não funcionam mais, por n fatores. Na crise de 2008, por exemplo, a crise eclodiu quando os mutuários ficaram inadimplentes, era simplesmente uma bolha esperando pra estourar.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Wesley Santos disse:

Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida:

Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? 

(Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário).

Eu (bem leigo) creio que alto/baixo seja uma questão de perspectiva e, de certa maneira e dentro de alguns limites, relativa.
Uma inflação, taxa de juros ou carga tributária considerada alta para o economia americana não são as mesmas para a economia brasileira.

Essa relatividade se reflete, por exemplo, nas especulações. A questão não é se a cenário economico esta bom ou ruim dado um parâmetro absoluto, mas sim se vai melhorar ou piorar relativamente ao atual. Claro que com uma economia global essa relatividade tende a diminuir, mas ainda não deixará de existir nucleos locais onde uma verdade se aplica mas não se aplica a outros.

Olhando-se especificamente para os EUA vemos que eles historicamente eles mantem uma taxa de juros abaixo de 0.5% e uma e mesmo assim a inflação se mantém muitas vezes abaixo de 3%. Podemos considerar isso como um ponto de equilíbrio para a economia americana dentro de um histórico.

Meu ponto é, não é que a taxa de juros estava alta ou baixa. Ela estava equilibrada dada um cenario economico. Agora como o cenário se alterou (injeção de dinheiro por parte do governo) ela precisa ser re-especificada para voltar ao equilibrio.

TD;LD;
Entende? Creio que deva ser classificado como alta ou baixa dado o cenario vigente, e não relativo ao histórico. No caso da sua pergunta,e desculpe se estou enganado, me parece que houve uma mistura entre o que deve ser relativisado para considerar alto ou baixo. o histórico ou o momento.

Falei demais mas falei bosta, disgurpi. Espero ter ajudado.

Fontes:
https://www.ceicdata.com/pt/indicator/united-states/policy-rate#:~:text=Os dados de Taxas de Juros dos Estados Unidos são,% pa em 2011-12.
https://www.inflation.eu/pt/taxas-de-inflacao/estados-unidos/inflacao-historica/ipc-inflacao-estados-unidos.aspx

Editado por Lucas Marques De Paula
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...