Jump to content

Consumista? Eu sou! Descobri uma forma útil de saciar a minha fome de consumo...


Recommended Posts

10 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

Uma conta semelhante 

Uma conta um pouco diferente da sua mas que também faz sentido, principalmente para autônomos prestadores de serviço, é trocar a cota do FIi, ou ação pelo valor do seu tempo. 
 

Exemplo: A pessoa produz/ganha por mês 4.400,00 reais, e trabalha 44h por semana: Então, se ele for CLT considerando DSR e bla bla bla a conta fica 4.400,00 : 220h = 20,00 por hora de trabalho, aproximadamente. 
 

É uma boa métrica para se usar. As vezes quer gastar com algo supérfluo, por exemplo, e que custa sei lá 320,00 pila.

Se raciocinar que ao invés de 320,00 pila isso custa 2 dias de trabalho pode ser uma boa medida de autocontrole. 
 

Eu faço um acompanhamento dos meus proventos de duas formas: 

Uma é quanto ganhei nos últimos 12 meses dividido por 12; o meu provento médio mensal. 

O outro controle é quantos % esses proventos são da renda passiva que quero ter quando quiser parar de trabalhar (a meta é o valor que recebo hoje, em média, por mês). 

Considerando que do que ganho hoje, invisto pelo menos 30%, tem outros 25% que são custos da minha empresa (impostos, salários, serviços de terceiros, etc...), me restam 45% para viver.  Para efeito dos % da renda, eu considerei o valor bruto, significando que terei uma boa folga de segurança quando chegar a 100%.  Espero ter conseguido me explicar com clareza.  Abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, William Redig disse:

Eu faço um acompanhamento dos meus proventos de duas formas: 

Uma é quanto ganhei nos últimos 12 meses dividido por 12; o meu provento médio mensal. 

O outro controle é quantos % esses proventos são da renda passiva que quero ter quando quiser parar de trabalhar (a meta é o valor que recebo hoje, em média, por mês). 

Considerando que do que ganho hoje, invisto pelo menos 30%, tem outros 25% que são custos da minha empresa (impostos, salários, serviços de terceiros, etc...), me restam 45% para viver.  Para efeito dos % da renda, eu considerei o valor bruto, significando que terei uma boa folga de segurança quando chegar a 100%.  Espero ter conseguido me explicar com clareza.  Abraço!

Acho que me expressei mal.

Só quis comentar que essa sua visão de coparar os gastos com cotas: Um jantar de 320 são 2 cotas de uma ação X ou Fii y pode também ser feita usando o tempo que você tem que trabalhar para pagar por isso. 

Não contestei seu post e entendi seu raciocínio. Quis apenas pretendi expandir a ideia.

Editado por Otávio José Scarpim
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutes ago, Otávio José Scarpim disse:

Acho que me expressei mal.

Só quis comentar que essa sua visão de coparar os gastos com cotas: Um jantar de 320 são 2 cotas de uma ação X ou Fii y pode também ser feita usando o tempo que você tem que trabalhar para pagar por isso. 

Não contestei seu post e entendi seu raciocínio. Quis apenas pretendi expandir a ideia.

Beleza!  Eu também faço essa conta para coisas que quero comprar.  Nunca tinha pensado em colocar jantar fora nessa conta, mas até que é inteligente.....  Vou sempre achar que estou ganhando pouco... rssss...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...

Ontem mesmo uns amigos nos chamaram para jantar num japonês que custa R$350/cabeça.
Pensei em quantas ações da Itaúsa eu poderia comprar, recusei o convite e fui com meu marido pro clube, jogar tênis e tomar cerveja! 
Vejam que eu não me abstive de prazeres... apenas optei por um mais barato e igualmente legal! =)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...