William Redig Postado 20 de Dezembro de 2022 Author Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2022 10 horas atrás, Otávio José Scarpim disse: Uma conta semelhante Uma conta um pouco diferente da sua mas que também faz sentido, principalmente para autônomos prestadores de serviço, é trocar a cota do FIi, ou ação pelo valor do seu tempo. Exemplo: A pessoa produz/ganha por mês 4.400,00 reais, e trabalha 44h por semana: Então, se ele for CLT considerando DSR e bla bla bla a conta fica 4.400,00 : 220h = 20,00 por hora de trabalho, aproximadamente. É uma boa métrica para se usar. As vezes quer gastar com algo supérfluo, por exemplo, e que custa sei lá 320,00 pila. Se raciocinar que ao invés de 320,00 pila isso custa 2 dias de trabalho pode ser uma boa medida de autocontrole. Eu faço um acompanhamento dos meus proventos de duas formas: Uma é quanto ganhei nos últimos 12 meses dividido por 12; o meu provento médio mensal. O outro controle é quantos % esses proventos são da renda passiva que quero ter quando quiser parar de trabalhar (a meta é o valor que recebo hoje, em média, por mês). Considerando que do que ganho hoje, invisto pelo menos 30%, tem outros 25% que são custos da minha empresa (impostos, salários, serviços de terceiros, etc...), me restam 45% para viver. Para efeito dos % da renda, eu considerei o valor bruto, significando que terei uma boa folga de segurança quando chegar a 100%. Espero ter conseguido me explicar com clareza. Abraço! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Otávio José Scarpim Postado 20 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2022 (edited) 14 minutes ago, William Redig disse: Eu faço um acompanhamento dos meus proventos de duas formas: Uma é quanto ganhei nos últimos 12 meses dividido por 12; o meu provento médio mensal. O outro controle é quantos % esses proventos são da renda passiva que quero ter quando quiser parar de trabalhar (a meta é o valor que recebo hoje, em média, por mês). Considerando que do que ganho hoje, invisto pelo menos 30%, tem outros 25% que são custos da minha empresa (impostos, salários, serviços de terceiros, etc...), me restam 45% para viver. Para efeito dos % da renda, eu considerei o valor bruto, significando que terei uma boa folga de segurança quando chegar a 100%. Espero ter conseguido me explicar com clareza. Abraço! Acho que me expressei mal. Só quis comentar que essa sua visão de coparar os gastos com cotas: Um jantar de 320 são 2 cotas de uma ação X ou Fii y pode também ser feita usando o tempo que você tem que trabalhar para pagar por isso. Não contestei seu post e entendi seu raciocínio. Quis apenas pretendi expandir a ideia. Editado 20 de Dezembro de 2022 por Otávio José Scarpim 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 20 de Dezembro de 2022 Author Compartilhar Postado 20 de Dezembro de 2022 39 minutes ago, Otávio José Scarpim disse: Acho que me expressei mal. Só quis comentar que essa sua visão de coparar os gastos com cotas: Um jantar de 320 são 2 cotas de uma ação X ou Fii y pode também ser feita usando o tempo que você tem que trabalhar para pagar por isso. Não contestei seu post e entendi seu raciocínio. Quis apenas pretendi expandir a ideia. Beleza! Eu também faço essa conta para coisas que quero comprar. Nunca tinha pensado em colocar jantar fora nessa conta, mas até que é inteligente..... Vou sempre achar que estou ganhando pouco... rssss... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adriana Zakzuk Postado 30 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2023 Ontem mesmo uns amigos nos chamaram para jantar num japonês que custa R$350/cabeça. Pensei em quantas ações da Itaúsa eu poderia comprar, recusei o convite e fui com meu marido pro clube, jogar tênis e tomar cerveja! Vejam que eu não me abstive de prazeres... apenas optei por um mais barato e igualmente legal! =) 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 30 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2023 mais um post desenterrado com sucesso 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts