Jump to content
  • 0

CRI e LCI

Robson Matheus

Pergunta

Bom dia, galera. Fiquei com dúvida no e-book do módulo 3 na parte final de CRIs e CRAs, onde são comparados dois LCIs com vencimentos pra 1566 dias e um CRI com a mesma data de vencimento, porém rendendo 129,5% do CDI. Já li e reli essa parte algumas vezes, mas ainda não entendi a comparação deles. Alguém poderia me explicar?? Desde já, agradeço.

Link para compartilhar

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Robson Matheus Lima Costa de Souza disse:

Bom dia, galera. Fiquei com dúvida no e-book do módulo 3 na parte final de CRIs e CRAs, onde são comparados dois LCIs com vencimentos pra 1566 dias e um CRI com a mesma data de vencimento, porém rendendo 129,5% do CDI. Já li e reli essa parte algumas vezes, mas ainda não entendi a comparação deles. Alguém poderia me explicar?? Desde já, agradeço.

Boa tarde Robson!

Antes disso, vamos entender a diferença entre CRIs/CRAs e LCIs/LCAs - os primeiros são diretamente com a empresa, então se ela der default você toma o prejuízo, enquanto as letras de crédito são emitidas por bancos e possuem garantia do FGC; todos possuem isenção de IR por serem considerados essenciais para a economia. Como os CRIs e CRAs não possuem FGC e são diretamente com a empresa, são considerados mais arriscados, exigindo um prêmio de risco maior - por isso sua comparação com LCIs e LCAs, que são lastreados nos mesmos setores da economia. Ou seja, para que um CRI ou CRA seja atrativo, precisa ter um prêmio que reflita o aumento do risco em relação às LCIs e LCAs.

Link para compartilhar

• 0
58 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Robson!

Antes disso, vamos entender a diferença entre CRIs/CRAs e LCIs/LCAs - os primeiros são diretamente com a empresa, então se ela der default você toma o prejuízo, enquanto as letras de crédito são emitidas por bancos e possuem garantia do FGC; todos possuem isenção de IR por serem considerados essenciais para a economia. Como os CRIs e CRAs não possuem FGC e são diretamente com a empresa, são considerados mais arriscados, exigindo um prêmio de risco maior - por isso sua comparação com LCIs e LCAs, que são lastreados nos mesmos setores da economia. Ou seja, para que um CRI ou CRA seja atrativo, precisa ter um prêmio que reflita o aumento do risco em relação às LCIs e LCAs.

Entendi, Matheus. Porém a minha dúvida são as rentabilidades apresentadas nessa parte do e-book. Até vou colocar o print aqui da parte que não entendi pra ficar melhor de me entender.5BD70CDD-44BF-430D-99E6-138D9886F180.jpeg.f1f9741ca4ae1778414eb06c08c2c0d4.jpeg

Link para compartilhar

• 0
On 20/12/2022 at 12:06, Matheus Malheiros Pinto disse:

Achei uma ótima ideia, acaba sendo mais transparente com o investidor. Dessa forma, conseguimos saber quando realmente vale a pena realizar uma marcação a mercado, mas se o rendimento aparecer negativo também não há motivos para preocupação, é só levar o título até o final. Então, pra mim muda pouco, só vou ficar mais atento em uma possível marcação a mercado.

7 horas atrás, Robson Matheus Lima Costa de Souza disse:

Entendi, Matheus. Porém a minha dúvida são as rentabilidades apresentadas nessa parte do e-book. Até vou colocar o print aqui da parte que não entendi pra ficar melhor de me entender.5BD70CDD-44BF-430D-99E6-138D9886F180.jpeg.f1f9741ca4ae1778414eb06c08c2c0d4.jpeg

Se eu entendi direto a sua dúvida então a resposta é a seguinte:

Títulos de renda fixa podem ser pré ou pós fixado.

No caso dos LCis que marcam 15.16% e 17,23% são pré fixados. Ou seja, independente de qualquer coisa que aconteça essa tarifa está “amarrada”. Se os juros (SELIC) subir ou cair a rentabilidade será essa e ponto final.

No caso do CRI que é pós fixado, sua rentabilidade só pode ser definida no vencimento do mesmo, está marcado como 129,5% do CDI, a rentabilidade é proporcional ao indicador CDI (certificado de depósito interbancário) que é um indicador variável que costuma acompanhar a SELIC de perto. Ou seja, hoje em 21/12/2022 o CDI está em 13,65% a.a, o que significa que se sua rentabilidade hoje será de (13,65 x 129,5% = 17,676% a.a). Porém o CDI varia com a SELIC, então se na próxima reunião do COPOM. A mesma mudar, o indicador CDI também irá mudar e consequentemente a rentabilidade desse título. 

Acredito que seja essa a dúvida. 

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Robson Matheus Lima Costa de Souza disse:

Robson, eu fui ver e realmente fiquei perdido, até assisti a aula 12 pra ver se tinha explicação. Eu imagino que o e-book não esteja atualizado, porque na aula ele já usa a Isa e no e-book as imagens são da Rico, acredito que na aula antes de atualizar ele fazia a explicação, mas do jeito que está hoje no e-book eu também não entendi.

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Otávio José Scarpim disse:

Se eu entendi direto a sua dúvida então a resposta é a seguinte:

Títulos de renda fixa podem ser pré ou pós fixado.

No caso dos LCis que marcam 15.16% e 17,23% são pré fixados. Ou seja, independente de qualquer coisa que aconteça essa tarifa está “amarrada”. Se os juros (SELIC) subir ou cair a rentabilidade será essa e ponto final.

No caso do CRI que é pós fixado, sua rentabilidade só pode ser definida no vencimento do mesmo, está marcado como 129,5% do CDI, a rentabilidade é proporcional ao indicador CDI (certificado de depósito interbancário) que é um indicador variável que costuma acompanhar a SELIC de perto. Ou seja, hoje em 21/12/2022 o CDI está em 13,65% a.a, o que significa que se sua rentabilidade hoje será de (13,65 x 129,5% = 17,676% a.a). Porém o CDI varia com a SELIC, então se na próxima reunião do COPOM. A mesma mudar, o indicador CDI também irá mudar e consequentemente a rentabilidade desse título. 

Acredito que seja essa a dúvida. 

Otávio a minha dúvida é de onde você tirou que é pré-fixado? Essa tela da Rico faz o cálculo da rentabilidade, se olhar entre os dois tem o campo pra inserir um novo, se ele colocar pra 115% do CDI a tela de resultado fica igual as outras duas, então não da pra saber se os LCI são pré-fixados ou pós fixados e qual a taxa que foi colocada pra simular, só aparece a taxa já calculada, por exemplo se eu simular hoje dois investimentos assim:

image.png.635b63295df15c5f56f2f2be5f819d41.png

O resultado fica assim:

image.png.c7695e526892b396d37a711b82a1d652.png

Não da pra saber qual foi colocado como pré-fixado e qual foi pós fixado e nem a taxa utilizada.

Link para compartilhar

• Criar novo...