Jump to content

Regra 1-3-6-9 para aposentadoria!


Recommended Posts

Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será.

Vasculhando o passado encontrei esta formula:

Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada:

Regra 1-3-6-9

Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo.

A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS.

Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo.

Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo;

35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00

45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00

55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00

65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00

Os cálculos diziam:

Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam:

R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês)  = + R$ 7.560,00   (8,73% ao ano)***

Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00

Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00

*** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria.

Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir.

Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos.

"O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo."

 

Regra 1_3_6_9.jpeg

Editado por Alf Junior
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutes ago, Alf Junior disse:

Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será.

Vasculhando o passado encontrei esta formula:

Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada:

Regra 1-3-6-9

Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo.

A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS.

Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo.

Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo;

35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00

45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00

55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00

65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00

Os cálculos diziam:

Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam:

R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês)  = + R$ 7.560,00   (8,73% ao ano)***

Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00

Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00

*** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria.

Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir.

Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos.

"O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo."

 

Regra 1_3_6_9.jpeg

Eita que cheguei a pensar que eram os números da Mega da virada rsrsrs

Legal a ideia, os FIIs conseguem gerar renda e proteger da inflação, penso que uma das formas de virar a chave após chegar no valor desejado seria esse... ter uma boa parte em FIIs, e outra em ações solidas e pagadoras de dividendos

E enquanto a Selic estiver nas alturas, da pra "surfar" um pouco nela também 

 

 

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Alf Junior disse:

Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será.

Vasculhando o passado encontrei esta formula:

Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada:

Regra 1-3-6-9

Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo.

A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS.

Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo.

Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo;

35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00

45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00

55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00

65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00

Os cálculos diziam:

Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam:

R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês)  = + R$ 7.560,00   (8,73% ao ano)***

Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00

Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00

*** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria.

Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir.

Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos.

"O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo."

 

Regra 1_3_6_9.jpeg

Gostei do post mestre @Alf Junior, ano que vem chego aos 45 anos com 6 anos de salários investidos , e depois que fiz as aula da AUVP ando Cogitando me aposentar ou ao menos reduzir pela metade minha carga horários após os 55 anos … caso eu apenas reduza (ainda sim não irei precisar da renda passiva por um tempo e quero ter este efeito bola de neve) … achei mais interessante ainda pois podemos ter uma mate pra 15 - 20 anos , mas ainda sim metas menores em espaços mais curtos que vão nos levar a está realização do todo …. Muito bom mesmo !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sei que nem precisa mas, para quem não fez os cálculos.

Com esta regra 1-3-6-9 se incluirmos o (12) fecha sem a necessidade do INSS.

Baseando em um salário hipotético mensal de R$ 10 mil, tendo investido 12 anos de salário aos 65 anos de idade;

Ou seja: R$ 1.440.000,00 com um rendimento de 0,70% ao mês / (8,73% ao ano)*

* Hoje se consegue 12% ao ano liquídos sem muita dificuldade.

Teremos R$ 10.080,00 / mês mais uma sobra (teórica) sobre o principal de (3,27% a.a.) baseando em 12% ao ano.

Sobras estas a serem reinvestidos, mantendo parte do poder de compra, porque nesta regra o objetivo é uso na aposentadoria, corrigindo apenas a inflação e não aumento de patrimônio.

Mesmo assim, depois de uns bons 30 anos de uso de R$ 10 mil / mês corrigidos anualmente pela inflação, ainda sobram uma herança de +/- 70% do principal.

Já os valores providos pelo INSS (se houverem, porque eu acho que não haverá da forma que conhecemos) serão apenas um "plus".

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Alf Junior disse:

Sei que nem precisa mas, para quem não fez os cálculos.

Com esta regra 1-3-6-9 se incluirmos o (12) fecha sem a necessidade do INSS.

Baseando em um salário hipotético mensal de R$ 10 mil, tendo investido 12 anos de salário aos 65 anos de idade;

Ou seja: R$ 1.440.000,00 com um rendimento de 0,70% ao mês / (8,73% ao ano)*

* Hoje se consegue 12% ao ano liquídos sem muita dificuldade.

Teremos R$ 10.080,00 / mês mais uma sobra (teórica) sobre o principal de (3,27% a.a.) baseando em 12% ao ano.

Sobras estas a serem reinvestidos, mantendo parte do poder de compra, porque nesta regra o objetivo é uso na aposentadoria, corrigindo apenas a inflação e não aumento de patrimônio.

Mesmo assim, depois de uns bons 30 anos de uso de R$ 10 mil / mês corrigidos anualmente pela inflação, ainda sobram uma herança de +/- 70% do principal.

Já os valores providos pelo INSS (se houverem, porque eu acho que não haverá da forma que conhecemos) serão apenas um "plus".

@Alf JuniorLegal essa regra. Vou utiliza-la também como uma ferramenta a mais para me auxiliar ver o quão próximo  / distante estou da minha liberdade financeira! Parabéns! 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Alf Junior ja mandei este post pra uns par de amigos, alguns levaram um susto hehe, excelente texto pra dar aquela sacudida na mente, e aprimorar o mátodo 1-3-5-6-12 pq nao 15 heheh

Então @Henrique Magalhães o método pode ser sim 1-3-5-6-9-12-15 ou até mais. Eu por exemplo, depois de começar os estudos com a Turma 13 vi que o céu é o limite. Se a pessoa tiver condições de gerar e principalmente gerir os recursos amealhados durante a vida, consegue sim. Estão aqui todos nós, os antigos e mais novos aprendendo com o Boss e sua equipe para provar que é perfeitamente possível.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...