Alf Junior Postado 26 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2022 (edited) Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será. Vasculhando o passado encontrei esta formula: Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada: Regra 1-3-6-9 Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo. A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS. Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo. Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo; 35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00 45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00 55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00 65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00 Os cálculos diziam: Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam: R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês) = + R$ 7.560,00 (8,73% ao ano)*** Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00 Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00 *** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria. Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir. Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos. "O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo." Editado 26 de Dezembro de 2022 por Alf Junior 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcelo R Postado 26 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2022 58 minutes ago, Alf Junior disse: Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será. Vasculhando o passado encontrei esta formula: Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada: Regra 1-3-6-9 Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo. A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS. Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo. Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo; 35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00 45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00 55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00 65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00 Os cálculos diziam: Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam: R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês) = + R$ 7.560,00 (8,73% ao ano)*** Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00 Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00 *** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria. Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir. Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos. "O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo." Eita que cheguei a pensar que eram os números da Mega da virada rsrsrs Legal a ideia, os FIIs conseguem gerar renda e proteger da inflação, penso que uma das formas de virar a chave após chegar no valor desejado seria esse... ter uma boa parte em FIIs, e outra em ações solidas e pagadoras de dividendos E enquanto a Selic estiver nas alturas, da pra "surfar" um pouco nela também 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 26 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2022 Da para dizer que eu tenho uns 2 anos de salário investido com 29 anos. Ou seja, por essa forma estou com um pouco de folga. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 26 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Dezembro de 2022 5 horas atrás, Alf Junior disse: Final de ano chegou, hora de fazer os planos / as contas do como foi e de como será. Vasculhando o passado encontrei esta formula: Quando iniciei (de verdade) meus estudos para ter uma aposentadoria um pouco mais tranquila, lá pelos meados de 2019 me deparei com uma "Formula Mágica" chamada: Regra 1-3-6-9 Era tudo início (apesar de na época estar com 48 anos) este pensamento de aplicações, investimentos, etc, foi um primeiro "Norte" que encontrei. Nele tomei por base e comecei a praticar. A Formula é simples, consiste em ter um percentual de salários aplicados / poupados para que estes quando chegarem na sua época de aposentadoria se somem ao valor do INSS afim de garantir o mesmo padrão de vida, visto que a Previdência Social não irá se sustentar nos moldes atuais por muito tempo. A proposta é que os valores poupados (investidos) garantam 75% do seu salário de aposentadoria e os outros 25% venham do INSS. Para tal, é necessário ter um valor aplicado (poupado/investido) conforme sua idade na tabela abaixo. Vamos colocar um salário mensal de R$ 10 mil como exemplo e trazendo ao salário mínimo atual de R$ 1.204,00 para efeito de cálculo; 35 Anos de idade = 1 ano de salário = R$ 120.000,00 45 Anos de idade = 3 anos de salários = R$ 360.000,00 55 anos de idade = 6 anos de salários = R$ 720.000,00 65 anos de idades (teoricamente o ano da sua aposentadoria pelo INSS) = 9 anos de salários poupados / investidos = R$ 1.080.000,00 Os cálculos diziam: Para compor um salário de R$ 10.000,00 mensais ficou fácil, vejam: R$ 1.080.000,00 rendendo em média (0,70% ao mês) = + R$ 7.560,00 (8,73% ao ano)*** Aposentadoria do INSS (2 salários mínimos que é a média recebida pela classe trabalhadora) = + R$ 2.408,00 Somando temos quase os R$ 10 mil mensais propostos: R$ 9.968,00 *** O cálculo ignorava a inflação a partir dos saques, de vez que o objetivo era usufruir o valor poupado na aposentadoria. Ou seja, o poupado se diluiria idêntico a uma Previdência Privada conforme os saques ao passar dos anos. Por isso estou considerando 0,70% ao mês nos moldes de hoje como rendimento pós aposentadoria. Pois é, com as técnicas da AUVP da para fazer melhor, tanto para chegar, quanto para usufruir. Vejam: hoje consegue-se 12% ao ano liquido de impostos até com facilidade (estou sendo bem módico) e se considerarmos uma inflação anual de 6,50% (média). Mesmo diluindo uma pequena parte do principal poupado, teremos uns bons 35 anos de renda garantida nestes patamares, sem contar a herança a ser deixada na faixa de 70% do principal corrigido pela inflação ao término destes anos. "O cálculo não muda, o que muda é que nos tornamos melhores investidores com o tempo." Gostei do post mestre @Alf Junior, ano que vem chego aos 45 anos com 6 anos de salários investidos , e depois que fiz as aula da AUVP ando Cogitando me aposentar ou ao menos reduzir pela metade minha carga horários após os 55 anos … caso eu apenas reduza (ainda sim não irei precisar da renda passiva por um tempo e quero ter este efeito bola de neve) … achei mais interessante ainda pois podemos ter uma mate pra 15 - 20 anos , mas ainda sim metas menores em espaços mais curtos que vão nos levar a está realização do todo …. Muito bom mesmo ! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Samuel Góes Gonçalves Postado 27 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Dezembro de 2022 Gostei da idéia, vou observar... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alf Junior Postado 27 de Dezembro de 2022 Author Compartilhar Postado 27 de Dezembro de 2022 Sei que nem precisa mas, para quem não fez os cálculos. Com esta regra 1-3-6-9 se incluirmos o (12) fecha sem a necessidade do INSS. Baseando em um salário hipotético mensal de R$ 10 mil, tendo investido 12 anos de salário aos 65 anos de idade; Ou seja: R$ 1.440.000,00 com um rendimento de 0,70% ao mês / (8,73% ao ano)* * Hoje se consegue 12% ao ano liquídos sem muita dificuldade. Teremos R$ 10.080,00 / mês mais uma sobra (teórica) sobre o principal de (3,27% a.a.) baseando em 12% ao ano. Sobras estas a serem reinvestidos, mantendo parte do poder de compra, porque nesta regra o objetivo é uso na aposentadoria, corrigindo apenas a inflação e não aumento de patrimônio. Mesmo assim, depois de uns bons 30 anos de uso de R$ 10 mil / mês corrigidos anualmente pela inflação, ainda sobram uma herança de +/- 70% do principal. Já os valores providos pelo INSS (se houverem, porque eu acho que não haverá da forma que conhecemos) serão apenas um "plus". Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cassio Marques Da Silva Postado 27 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Dezembro de 2022 3 horas atrás, Alf Junior disse: Sei que nem precisa mas, para quem não fez os cálculos. Com esta regra 1-3-6-9 se incluirmos o (12) fecha sem a necessidade do INSS. Baseando em um salário hipotético mensal de R$ 10 mil, tendo investido 12 anos de salário aos 65 anos de idade; Ou seja: R$ 1.440.000,00 com um rendimento de 0,70% ao mês / (8,73% ao ano)* * Hoje se consegue 12% ao ano liquídos sem muita dificuldade. Teremos R$ 10.080,00 / mês mais uma sobra (teórica) sobre o principal de (3,27% a.a.) baseando em 12% ao ano. Sobras estas a serem reinvestidos, mantendo parte do poder de compra, porque nesta regra o objetivo é uso na aposentadoria, corrigindo apenas a inflação e não aumento de patrimônio. Mesmo assim, depois de uns bons 30 anos de uso de R$ 10 mil / mês corrigidos anualmente pela inflação, ainda sobram uma herança de +/- 70% do principal. Já os valores providos pelo INSS (se houverem, porque eu acho que não haverá da forma que conhecemos) serão apenas um "plus". @Alf JuniorLegal essa regra. Vou utiliza-la também como uma ferramenta a mais para me auxiliar ver o quão próximo / distante estou da minha liberdade financeira! Parabéns! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Levy Anesi Py Júnior Postado 27 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Dezembro de 2022 Achei bem interessante o cálculo. Me acendeu um alerta aqui, hoje com 35 anos tenho 6 meses de salário investido. Pelas minhas metas ao final de 2023 devo ter 1 ano e 1 mês de salário investido, tenho que correr bastante pra chegar aos 45 com 3 salários investidos, mas da tempo ainda. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 30 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 30 de Dezembro de 2022 @Alf Junior ja mandei este post pra uns par de amigos, alguns levaram um susto hehe, excelente texto pra dar aquela sacudida na mente, e aprimorar o mátodo 1-3-5-6-12 pq nao 15 heheh 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alf Junior Postado 30 de Dezembro de 2022 Author Compartilhar Postado 30 de Dezembro de 2022 3 horas atrás, Henrique Magalhães disse: @Alf Junior ja mandei este post pra uns par de amigos, alguns levaram um susto hehe, excelente texto pra dar aquela sacudida na mente, e aprimorar o mátodo 1-3-5-6-12 pq nao 15 heheh Então @Henrique Magalhães o método pode ser sim 1-3-5-6-9-12-15 ou até mais. Eu por exemplo, depois de começar os estudos com a Turma 13 vi que o céu é o limite. Se a pessoa tiver condições de gerar e principalmente gerir os recursos amealhados durante a vida, consegue sim. Estão aqui todos nós, os antigos e mais novos aprendendo com o Boss e sua equipe para provar que é perfeitamente possível. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts