Everton Unfer Pezerico Postado 9 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 9 de Janeiro de 2023 Bom dia Sardinhas, títulos RF (CDB) com a mesma rentabilidade mas com vencimentos de 60, 48 e 18 meses. Nestes casos qual a melhor opção? Mais longos podem diluir o IR ou mais curtos para aproveitar novas oportunidades resgatando o valor mais sedo? Então como escolher? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Samuel Góes Gonçalves Postado 9 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 9 de Janeiro de 2023 Quando se trata de renda fixa, o tempo é o melhor aliado de um investidor. Além da diminuição da alíquota de Imposto de Renda que incide sobre o investimento, o acúmulo de juros compostos faz o seu dinheiro render em grandes proporções. Claro que é importante você observar as suas metas: se houver algo necessário para você dentro do prazo de resgate menor, faça esse investimento de olho nessa meta. Se não houver, deixe o máximo de tempo possível. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 9 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 9 de Janeiro de 2023 31 minutes ago, Everton Unfer Pezerico disse: Bom dia Sardinhas, títulos RF (CDB) com a mesma rentabilidade mas com vencimentos de 60, 48 e 18 meses. Nestes casos qual a melhor opção? Mais longos podem diluir o IR ou mais curtos para aproveitar novas oportunidades resgatando o valor mais sedo? Então como escolher? Bom dia Everton! Para investimentos de renda fixa, você deve pesar a relação entre retorno e tempo - títulos mais longos devem ter uma rentabilidade maior para compensar o risco adicional, pois seu capital ficaria imobilizado por mais tempo. Portanto, se há títulos com a mesma rentabilidade e com diferentes vecnimentos, escolha o com prazo mais curto. Não esqueça de considerar o IR na conta, ou seja, a rentabilidade líquida. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Fernandes Coração Postado 9 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 9 de Janeiro de 2023 1 hora atrás, Everton Unfer Pezerico disse: Bom dia Sardinhas, títulos RF (CDB) com a mesma rentabilidade mas com vencimentos de 60, 48 e 18 meses. Nestes casos qual a melhor opção? Mais longos podem diluir o IR ou mais curtos para aproveitar novas oportunidades resgatando o valor mais sedo? Então como escolher? Prezado Everton, apenas para contribui e complementando as mensagens dos demais colegas: 60 meses (5anos) - Alíquota de 15% de imposto 48 meses (4anos) - Alíquota de 15% de imposto 18 meses (1,5anos) - Alíquota de 17,5% de imposto de renda. Presumo que provavelmente vc deva estar falando de um título pré-fixado, estou correto?. Note que tanto os títulos de 48 e 60 meses vc pagará a menor alíquota de imposto de renda caso deixe o título vencer. OBS: se n me engano, títulos CDB n tem marcação a mercado... me corrigem por favor se eu estiver errado. Eu, particularmente escolheria o CDB de 48meses pq em teoria vc teria a opção de resgatar o capital de uma forma mais rápida e particularmente n saberemos quanto vai estar a taxa selic daqui a 5anos Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Everton Unfer Pezerico Postado 9 de Janeiro de 2023 Author Compartilhar Postado 9 de Janeiro de 2023 Boa tarde Daniel, obrigado pela contribuição, sim está correto é titulo pré-fixado. E CDB não tem marcação a mercado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Samuel Góes Gonçalves Postado 15 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Janeiro de 2023 On 09/01/2023 at 10:48, Samuel Góes Gonçalves disse: Quando se trata de renda fixa, o tempo é o melhor aliado de um investidor. Além da diminuição da alíquota de Imposto de Renda que incide sobre o investimento, o acúmulo de juros compostos faz o seu dinheiro render em grandes proporções. Claro que é importante você observar as suas metas: se houver algo necessário para você dentro do prazo de resgate menor, faça esse investimento de olho nessa meta. Se não houver, deixe o máximo de tempo possível. Após estudar o módulo 3, na página 35 do e-book você verá um exemplo sobre sua pergunta: "nunca é a opção mais inteligente apostar no período mais longo, uma vez que o oferecido juro não premia o investidor pelo tempo maior de investimento." Apesar de ir contra minha forma de pensar, vou refletir nessa passagem e reavaliar se o benefício de retirar se sobrepõe ao acúmulo dos juros compostos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 15 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Janeiro de 2023 46 minutes ago, Samuel Góes Gonçalves disse: Após estudar o módulo 3, na página 35 do e-book você verá um exemplo sobre sua pergunta: "nunca é a opção mais inteligente apostar no período mais longo, uma vez que o oferecido juro não premia o investidor pelo tempo maior de investimento." Apesar de ir contra minha forma de pensar, vou refletir nessa passagem e reavaliar se o benefício de retirar se sobrepõe ao acúmulo dos juros compostos. É melhor deixar no título mais curto, desde que a rentabilidade líquida seja igual. Um período maior com o capital imobilizado deve ser melhor remunerado, afinal, seu custo de oportunidade aumenta. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcelo R Postado 15 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Janeiro de 2023 Um outro detalhe é observar o cenário econômico e o “normal” / esperado / médio… Por exemplo quando a Selic esteve em 2%a.a. fazia algum sentido investir lá ? Agora supondo que a selic estivesse em 18%a.a. Talvez fizesse sentido travar no mais longo… mas tudo depende do momento e das opções apresentadas, não sei se dá pra ter uma regra muito fixa. Dei o exemplo de 18% pois sabemos que a média histórica eh abaixo disso… mas claro nada eh garantido e tudo pode mudar… 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Samuel Góes Gonçalves Postado 15 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Janeiro de 2023 1 hora atrás, Marcelo Ribeiro disse: Um outro detalhe é observar o cenário econômico e o “normal” / esperado / médio… Por exemplo quando a Selic esteve em 2%a.a. fazia algum sentido investir lá ? Agora supondo que a selic estivesse em 18%a.a. Talvez fizesse sentido travar no mais longo… mas tudo depende do momento e das opções apresentadas, não sei se dá pra ter uma regra muito fixa. Dei o exemplo de 18% pois sabemos que a média histórica eh abaixo disso… mas claro nada eh garantido e tudo pode mudar… Pensando nessa média histórica, hoje por exemplo, eu preferiria fixar em um CDB com mais de 16% o maior prazo possível, já que difícilmente as taxas performarão assim nos próximos anos... 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts