Jump to content

Títulos de Renda Fixa com mesma taxa e períodos de vencimentos diferentes, como decidir?


Recommended Posts

Quando se trata de renda fixa, o tempo é o melhor aliado de um investidor.

Além da diminuição da alíquota de Imposto de Renda que incide sobre o investimento, o acúmulo de juros compostos faz o seu dinheiro render em grandes proporções.

Claro que é importante você observar as suas metas: se houver algo necessário para você dentro do prazo de resgate menor, faça esse investimento de olho nessa meta. Se não houver, deixe o máximo de tempo possível.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

31 minutes ago, Everton Unfer Pezerico disse:

Bom dia Sardinhas, títulos RF (CDB) com a mesma rentabilidade mas com vencimentos de 60, 48 e 18 meses. Nestes casos qual a melhor opção?

Mais longos podem diluir o IR ou mais curtos para aproveitar novas oportunidades resgatando o valor mais sedo?

Então como escolher?

Bom dia Everton!

Para investimentos de renda fixa, você deve pesar a relação entre retorno e tempo - títulos mais longos devem ter uma rentabilidade maior para compensar o risco adicional, pois seu capital ficaria imobilizado por mais tempo.

Portanto, se há títulos com a mesma rentabilidade e com diferentes vecnimentos, escolha o com prazo mais curto. Não esqueça de considerar o IR na conta, ou seja, a rentabilidade líquida. 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Everton Unfer Pezerico disse:

Bom dia Sardinhas, títulos RF (CDB) com a mesma rentabilidade mas com vencimentos de 60, 48 e 18 meses. Nestes casos qual a melhor opção?

Mais longos podem diluir o IR ou mais curtos para aproveitar novas oportunidades resgatando o valor mais sedo?

Então como escolher?

Prezado Everton, apenas para contribui e complementando as mensagens dos demais colegas:

60 meses (5anos) - Alíquota de 15% de imposto

48 meses (4anos) - Alíquota de 15% de imposto

18 meses (1,5anos) - Alíquota de 17,5% de imposto de renda.

Presumo que provavelmente vc deva estar falando de um título pré-fixado, estou correto?.

Note que tanto os títulos de 48 e 60 meses vc pagará a menor alíquota de imposto de renda caso deixe o título vencer.

OBS: se n me engano, títulos CDB n tem marcação a mercado... me corrigem por favor se eu estiver errado.

Eu, particularmente escolheria o CDB de 48meses pq em teoria vc teria a opção de resgatar o capital de uma forma mais rápida e particularmente n saberemos quanto vai estar a taxa selic daqui a 5anos

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/01/2023 at 10:48, Samuel Góes Gonçalves disse:

Quando se trata de renda fixa, o tempo é o melhor aliado de um investidor.

Além da diminuição da alíquota de Imposto de Renda que incide sobre o investimento, o acúmulo de juros compostos faz o seu dinheiro render em grandes proporções.

Claro que é importante você observar as suas metas: se houver algo necessário para você dentro do prazo de resgate menor, faça esse investimento de olho nessa meta. Se não houver, deixe o máximo de tempo possível.

Após estudar o módulo 3, na página 35 do e-book você verá um exemplo sobre sua pergunta:

"nunca é a opção mais inteligente apostar no período mais longo, uma vez que o oferecido juro não premia o investidor pelo tempo maior de investimento."

Apesar de ir contra minha forma de pensar, vou refletir nessa passagem e reavaliar se o benefício de retirar se sobrepõe ao acúmulo dos juros compostos.

Link para compartilhar
Share on other sites

46 minutes ago, Samuel Góes Gonçalves disse:

Após estudar o módulo 3, na página 35 do e-book você verá um exemplo sobre sua pergunta:

"nunca é a opção mais inteligente apostar no período mais longo, uma vez que o oferecido juro não premia o investidor pelo tempo maior de investimento."

Apesar de ir contra minha forma de pensar, vou refletir nessa passagem e reavaliar se o benefício de retirar se sobrepõe ao acúmulo dos juros compostos.

É melhor deixar no título mais curto, desde que a rentabilidade líquida seja igual. Um período maior com o capital imobilizado deve ser melhor remunerado, afinal, seu custo de oportunidade aumenta.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Um outro detalhe é observar o cenário econômico e o “normal” / esperado / médio…

Por exemplo quando a Selic esteve em 2%a.a. fazia algum sentido investir lá ?

Agora supondo que a selic estivesse em 18%a.a. Talvez fizesse sentido travar no mais longo… mas tudo depende do momento e das opções apresentadas, não sei se dá pra ter uma regra muito fixa.

Dei o exemplo de 18% pois sabemos que a média histórica eh abaixo disso… mas claro nada eh garantido e tudo pode mudar…

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Um outro detalhe é observar o cenário econômico e o “normal” / esperado / médio…

Por exemplo quando a Selic esteve em 2%a.a. fazia algum sentido investir lá ?

Agora supondo que a selic estivesse em 18%a.a. Talvez fizesse sentido travar no mais longo… mas tudo depende do momento e das opções apresentadas, não sei se dá pra ter uma regra muito fixa.

Dei o exemplo de 18% pois sabemos que a média histórica eh abaixo disso… mas claro nada eh garantido e tudo pode mudar…

Pensando nessa média histórica, hoje por exemplo, eu preferiria fixar em um CDB com mais de 16% o maior prazo possível, já que difícilmente as taxas performarão assim nos próximos anos...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...