Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala galera, tudo bem?

Preciso reformular meu setor de vendas, tenho vendedores que estão na empresa a 15 anos+, com isso fizemos alguns acordos no passado sem olhar para o futuro, e também não imaginávamos que íamos chegar onde estamos hoje naquela época, pois somos uma empresa familiar e crescemos devagarinho, a empresa está bem, mas como preciso aumentar o time de vendas, não queremos mais manter a % de comissão atual para novos vendedores contratados, pois o cenário é diferente, a geração de pessoas é diferente e meus vendedores estão estagnados pois pra eles atingiram o valor de salario que pra eles está bom, eles fazem o salario deles atualmente sem muito esforço, pois a empresa cresceu, e cresceu como referencia no mercado que estamos.

Sinto que eles mesmo depois de muito treinamento, muito curso online que fazemos, conversas, reuniões, eles estão estacionados por sempre manterem a média salarial que eles sempre buscaram e já estão estagnados, e nós como empresa queremos mais, queremos aumentar o time, mas em uma modalidade de pagamento totalmente nova de acordo com a nova fase da empresa, usando tecnologia a favor, reduzindo custos também focando em aumentar receita e vendas.

Devido a nossa legislação, não consigo mexer muito na estrutura de vendas atualmente, pois foi firmado isso no passado e também não queremos demitir esses vendedores antigos, pois são pessoas que estão com a gente a muito tempo e são somente 2 pessoas.
A solução que cheguei é transformar esses vendedores CLT antigos em PJ e abrir contratação para o setor, totalmente novo, estruturado com metas, ranking de vendas, transformar a equipe nova em uma coisa totalmente diferente do que é hoje.

Queria saber se alguém já passou por isso ou está pensando em fazer o mesmo e como fazer esse procedimento da maneira mais correta possível, evitando lá na frente processos trabalhistas com esses vendedores mais antigos que vai virar PJ.

Sobre vendas por I.A queria saber se alguém está usando alguma I.A para vendas, como atendimento automatizado, agentes de I.A e se está dando certo, pois uma coisa que somos muito elogiados por nossos clientes é que todos somos humanos, nosso atendimento de fato é de verdade e real com o cliente em toda a jornada do cliente. Mas estamos nichado em um mercado focado em licitação onde o foco é sempre quem tem mais preço, não qualidade. E pensando em enxugar custos, colocar I.A para fazer o atendimento prévio até chegar na mão do vendedor humano de fato ajudaria nisso.

Tamo junto e forte abraço!

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado

Bom dia Gabriel, tudo bem?

Parabéns pelo crescimento! Que continue tendo ótimos resultados.

On 28/04/2026 at 23:43, Gabriel Felipe Cardoso Leite disse:

Sinto que eles mesmo depois de muito treinamento, muito curso online que fazemos, conversas, reuniões, eles estão estacionados por sempre manterem a média salarial que eles sempre buscaram e já estão estagnados, e nós como empresa queremos mais, queremos aumentar o time, mas em uma modalidade de pagamento totalmente nova de acordo com a nova fase da empresa, usando tecnologia a favor, reduzindo custos também focando em aumentar receita e vendas.

Você conversou com os seus vendedores sobre o caminho que vocês querem seguir e como pretendem fazer isso para atingir o objetivo? Eu pergunto porque como empreendedora já me vi muitas vezes esperando algo do meu time sem que eu tenha deixado claro para eles o que eu estava buscando e esperando. Aprendi que o óbvio precisa ser dito e quanto mais claro você for com o seu time mais alinhado vocês conseguirão estar.

A solução que cheguei é transformar esses vendedores CLT antigos em PJ e abrir contratação para o setor, totalmente novo, estruturado com metas, ranking de vendas, transformar a equipe nova em uma coisa totalmente diferente do que é hoje.

Acho importante ter muito cuidado com essa mudança. Pois as pessoas geralmente enxergam o PJ apenas como "deixarei de ter meus benefícios mas continuarei atuando como um CLT disfarçado". E você precisa estar muito bem embasado para evitar futuros processos trabalhistas. A relação de vocês não pode configurar vínculo empregatício para que futuramente seus funcionários não processem o seu negócio. Eu acho que aqui é muito alinhamento mais um contrato muito bem redigido. E ainda assim corre o risco de perder num futuro processo. 

Eu tentaria primeiro conversar com os vendedores, alinhar as expectativas e se não mudar nada, realizar o desligamento deles. Em um negócio não podemos nos apegar aos relacionamentos e sim aos resultados. Não vejo nada de positivo em você mudar eles de CLT para PJ. Não sei se isso seria bem recebido por eles.

Sobre vendas por I.A queria saber se alguém está usando alguma I.A para vendas, como atendimento automatizado, agentes de I.A e se está dando certo, pois uma coisa que somos muito elogiados por nossos clientes é que todos somos humanos, nosso atendimento de fato é de verdade e real com o cliente em toda a jornada do cliente. Mas estamos nichado em um mercado focado em licitação onde o foco é sempre quem tem mais preço, não qualidade. E pensando em enxugar custos, colocar I.A para fazer o atendimento prévio até chegar na mão do vendedor humano de fato ajudaria nisso.

Eu tenho um escritório de contabilidade e por aqui nosso atendimento é 100% humanizado. Não deveria ser mas hoje eu percebo que nosso atendimento é um diferencial. No seu lugar eu não trocaria o ponto forte de vocês por um atendimento robotizado, mesmo que seja somente parte dele. O que fizemos aqui foi contratar uma ferramenta de atendimento para que possamos acompanhar as demandas do time ao nosso cliente e contratamos uma pessoa para realizar o atendimento inicial e depois distribuir para os departamentos. Estamos nesse processo inclusive, pois eu hoje que faço os atendimentos mas nosso negócio tem crescido muito (ainda bem) e ficou insustentável mantermos o atendimento como estava.

Mas realmente eu não mudaria o atendimento de vocês para I.A sendo que é um ponto forte do seu negócio.

Te desejo muito sucesso!

Postado

Concordo com tudo que a Amanda disse, inclusive acrescento que, mesmo que alinhe com a equipe o novo modelo, o risco ainda é enorme, pois estará configurando vínculo trabalhista, visto que os vendedores ainda "baterão ponto" diariamente na empresa e estarão comprometidos com uma única empresa, diferente do prestador de serviço que pode ser para várias empresas. Se for fazer, tem que ter ciência do risco e dos passivos trabalhistas que isso pode acarretar futuramente.

Outro ponto que gostaria de comentar, caso não faça planejamento estratégico, é importante realizar anualmente e sempre revisar, isso te dará visão de curto, médio e longo prazo pra você, empresa e os demais funcionários, será o mapa e o passo a passo para essa nova etapa de crescimento.

• Criar novo...