João Antonelli Postado Sexta-feira às 14:33 Postado Sexta-feira às 14:33 Venho tendo uma dúvida e meu contador não está entregando respostas muito concisas. Se tiver algum por aqui desse ramo, estou procurando algumas alternativas. Atualmente o a maior demanda é transporte de bebidas. Nessa transportadora trabalhamos com frete de terceiros ( Onde ao fazer o CTE recebemos o valor do frete como faturamento) Porem, grande parte desse valor de frete nós repassamos pra um terceiro no qual irá transportar essa carga até o cliente final, e mais da metade desse valor recebido repassamos pro terceiro (por nao termos ainda uma frota própria pra cobrir a demanda). Porém grande parte das empresas pra qual esses motoristas terceiros trabalham não emitem uma nota desse serviço. Na pratica apenas repassamos o valor pro terceiro e ficamos com o valor de faturamento inflado, isso está gerando um valor de caixa irreal, por não haver notas de despesa, e o contador até agora não veio com nenhuma solução e está fazendo uma distribuição de lucro que na pratica não existe. Pra exemplificar em números, a média de um frete empresa de bebida do lugar X pro Lugar Y está 780 reais a tonelada; Um caminhão leva em torno 48 mil quilos; O valor do CTE ( a nota fiscal desse transporte, daria R$ 37.440 (esse valor vai direto pro faturamento da empresa)) Porem, ao contratarmos um terceiro, pagamos um valor de 560 a tonelada pra ele realizar esse transporte para nós, repassando desses R$ 37.440 que faturamos, R$ 26.880 para a empresa do terceiro que foi contratado; Na pratica o bruto que resta na nossa conta seria R$ 10.560. Mas entra como faturamento R$ 37.440, inflando o caixa, pois o contador está dizendo que não há uma forma de por esse valor como despesa na ausência de nota fiscal (e a maioria dos terceiros não está fornecendo uma nota). Alguem que atua nesse setor teria alguma visão de como aproximar isso da realidade, ou que nota poderíamos exigir dos terceiros ou algum outro meio de não deixar o caixa/faturamento inflado?
Maikon Amâncio Postado ontem às 02:30 Postado ontem às 02:30 Boa noite João, Se lançar tudo como distribuição de lucro, você será tributado caso ultrapasse 50k por mês. Os terceiros tem obrigação de emitir documentos fiscal, se forem CNPJ formalizados precisam emitir o CTE. Caso sejam autônomos, é possível registrar a despesa com CTRB. De qualquer forma, se não tiver nenhum registro formal fica difícil o contador registrar com algum outro tipo de despesa, nós registros contábeis ele precisa de um documento para que tenha um fornecedor a pagar. Ano que vem a reforma tributária ganha força, e exigir o documento dos terceiros permitirá que você tenha créditos de impostos. Importante organizar essa parte. 1
Guilherme Moschen De Aquino Postado ontem às 13:45 Postado ontem às 13:45 Bom dia Também atuo no ramo de transporte, normalmente fazemos o transporte de usinas e fábricas de forma direta, emitimos o cte e fazemos a logística que precisar, porém, temos alguns clientes que que nos contratam como terceiros, eles emitem o cte e fazem um contrato de serviço com a gente. Amanhã eu posso perguntar pra ele se isso serve como nota de despesa fiscal, e aí posso te passar como ele faz. E vou procurar saber com outros amigos transportadores também. De onde você fala, e qual é sua rota de transporte? 1
Amanda Santos#2716 Postado ontem às 15:49 Postado ontem às 15:49 On 01/05/2026 at 11:33, João Antonelli disse: Alguem que atua nesse setor teria alguma visão de como aproximar isso da realidade, ou que nota poderíamos exigir dos terceiros ou algum outro meio de não deixar o caixa/faturamento inflado? Fala João, tudo bem? Sou contadora e já adianto, essas empresas que não emitem NF estão com os dias contados. Com a reforma tributária quem não emitir documento fiscal vai perder competitividade. On 01/05/2026 at 11:33, João Antonelli disse: Porem, grande parte desse valor de frete nós repassamos pra um terceiro no qual irá transportar essa carga até o cliente final, e mais da metade desse valor recebido repassamos pro terceiro (por nao termos ainda uma frota própria pra cobrir a demanda). Porém grande parte das empresas pra qual esses motoristas terceiros trabalham não emitem uma nota desse serviço. Na pratica apenas repassamos o valor pro terceiro e ficamos com o valor de faturamento inflado, isso está gerando um valor de caixa irreal, por não haver notas de despesa, e o contador até agora não veio com nenhuma solução e está fazendo uma distribuição de lucro que na pratica não existe. Eu acho que o principal aqui é desenhar esse fluxo na prática. O contador precisa ter essa visualização para poder te ajudar a encontrar alternativas de diminuir a carga tributária. Mas como nosso amigo falou acima, para manter os registros contábeis corretamente, o contador precisa receber todos os documentos da forma correta. Caso contrário fica muito difícil refletir na contabilidade as transações reais que a empresa está realizando. Acredito que você sentando com o seu contador, desenhando esse fluxo e entendendo os documentos comprobatórios, ele poderá te ajudar a encontrar opções legais de diminuir a sua carga tributária. On 01/05/2026 at 11:33, João Antonelli disse: Mas entra como faturamento R$ 37.440, inflando o caixa, pois o contador está dizendo que não há uma forma de por esse valor como despesa na ausência de nota fiscal (e a maioria dos terceiros não está fornecendo uma nota). A sua empresa é do Simples Nacional? Pois sendo do Simples isso se torna ainda mais complicado. Porque nesse formato a sua empresa paga o imposto sobre o valor bruto do faturamento. O que teria que fazer aqui é talvez redesenhar esse fluxo para que vocês emitam a NF somente sobre o valor a que se refere a prestação de serviços de vocês. Mas o ideal seria que os 37k nem entrasse na conta e sim somente os 10.560. Porém precisa entender todo esse fluxo na prática. É super possível diminuir a carga tributária mas é importante você sentar com o seu contador e verificar as possibilidades. Espero que dê certo e te desejo muito sucesso! 2
João Antonelli Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás On 03/05/2026 at 10:45, Guilherme Moschen De Aquino disse: Bom dia Também atuo no ramo de transporte, normalmente fazemos o transporte de usinas e fábricas de forma direta, emitimos o cte e fazemos a logística que precisar, porém, temos alguns clientes que que nos contratam como terceiros, eles emitem o cte e fazem um contrato de serviço com a gente. Amanhã eu posso perguntar pra ele se isso serve como nota de despesa fiscal, e aí posso te passar como ele faz. E vou procurar saber com outros amigos transportadores também. De onde você fala, e qual é sua rota de transporte? São Paulo, a rota mais comum é de SP pra PA
João Antonelli Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás On 03/05/2026 at 12:49, Amanda Santos#2716 disse: Fala João, tudo bem? Sou contadora e já adianto, essas empresas que não emitem NF estão com os dias contados. Com a reforma tributária quem não emitir documento fiscal vai perder competitividade. Eu acho que o principal aqui é desenhar esse fluxo na prática. O contador precisa ter essa visualização para poder te ajudar a encontrar alternativas de diminuir a carga tributária. Mas como nosso amigo falou acima, para manter os registros contábeis corretamente, o contador precisa receber todos os documentos da forma correta. Caso contrário fica muito difícil refletir na contabilidade as transações reais que a empresa está realizando. Acredito que você sentando com o seu contador, desenhando esse fluxo e entendendo os documentos comprobatórios, ele poderá te ajudar a encontrar opções legais de diminuir a sua carga tributária. A sua empresa é do Simples Nacional? Pois sendo do Simples isso se torna ainda mais complicado. Porque nesse formato a sua empresa paga o imposto sobre o valor bruto do faturamento. O que teria que fazer aqui é talvez redesenhar esse fluxo para que vocês emitam a NF somente sobre o valor a que se refere a prestação de serviços de vocês. Mas o ideal seria que os 37k nem entrasse na conta e sim somente os 10.560. Porém precisa entender todo esse fluxo na prática. É super possível diminuir a carga tributária mas é importante você sentar com o seu contador e verificar as possibilidades. Espero que dê certo e te desejo muito sucesso! Na verdade ela é do meu Pai e estou tentando ajudar ele a organizar as coisas, pelo valor do faturamento esse ano ja entramos em Lucro Presumido. Vejo que o maior problema atualmente é que a NF nossa seria o CTE, ele é a base pra fazer o boleto de recebimento, contar o faturamento, etc... Porém acho que o jeito que meu pai faz atualmente tem algo que não bate no transporte com terceiros. Nos transportamos a carga de SP-PA sobre o valor de 780 a tonelada, então geramos esse CTE nesse valor pois é que vamos receber na conta por esse transporte. Porem em algumas desses transportes por falta de frota própria contratamos terceiros e quanto isso é feito temos que repassar pra eles o valor de 560 a tonelada. Porem o CTE gerado ja vai com as informações desse caminhão de terceiro no valor de 780 pois é que precisamos receber, e pra eles entregamos um contrato desse transporte. Creio que não daria pra emitir um CTE sob o valor de 560 pois não teríamos o respaldo legal pra receber os 780 do nosso cliente, contudo as empresas geralmente naõ nos entregam nenhum outro documento fiscal desse recebimento do transporte deles. Então fico com essa dúvida se nós que teríamos que achar um jeito de adaptar a emissão do CTE ou se a empresa que está sendo contratada não está emitindo uma nota da parte deles.
Recommended Posts