Jump to content
  • 0

Cálculo Dividend Yield (D.Y.) anos passados

Maurício Plentz

Pergunta

Boa noite pessoal, gostaria de saber qual valor de cotação é utilizado para o cálculo do D.Y. de anos anteriores?

Ex.: O D.Y. de BBAS3, no ano de 2021 é de 7,86% (conforme imagem do site investidor 10). Como chegaram neste valor? Somando-se todos pagamentos (div +jcp) e dividindo por qual valor? Será q utilizam uma média do preço do papel no ano?image.png.659f3d874b6abff16fce1afdeb203be3.png

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Maurício Plentz disse:

Boa noite pessoal, gostaria de saber qual valor de cotação é utilizado para o cálculo do D.Y. de anos anteriores?

Ex.: O D.Y. de BBAS3, no ano de 2021 é de 7,86% (conforme imagem do site investidor 10). Como chegaram neste valor? Somando-se todos pagamentos (div +jcp) e dividindo por qual valor? Será q utilizam uma média do preço do papel no ano?image.png.659f3d874b6abff16fce1afdeb203be3.png

@Maurício Plentz até onde eu sei não há uma regra, porém o DY é calculado usando a cotação atual do papel. 

No caso do BBAS3 você poderia pegar o dividendo+JCP pagos e dividir por 0,0786 (os 7,86% informados) que o resultado será a cotação usada para calcular o DY.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa noite @Flavio Prado, agradeço a sua resposta, entretanto... devo dizer que não faz muito sentido kkkk... pois se for assim, eu posso "escolher" uma data qualquer que a cotação estava bem baixa no ano passado, para então dizer que o D.Y. foi super alto, ou uma super alta, para dizer que o D.Y. foi baixo. Em resumo, dependendo do dia que eu quiser, posso dizer que a empresa pagou bons dividendos ou não.

Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Maurício Plentz até onde eu sei não há uma regra, porém o DY é calculado usando a cotação atual do papel. 

No caso do BBAS3 você poderia pegar o dividendo+JCP pagos e dividir por 0,0786 (os 7,86% informados) que o resultado será a cotação usada para calcular o DY.

@Raul Sena, desculpe-me incomodar, mas eu já fiz esta pergunta para várias pessoas diferentes, em vários cursos e/ou ferramentas... mas até agora não consegui obter uma resposta concreta. Vc poderia me ajudar?

Link para compartilhar

• 0
On 12/01/2023 at 17:35, Maurício Plentz disse:

Não sei te garantir como cada site faz calculo, mas na minha opinião, o que faz mas sentido e o valor do dia da data com. Igual acontece nesse exemplo com os FIIs. 

E tem muita gente que prefere utilizar para calcular o próprio DY, pelo DY on cost

Captura de Tela 2023-01-16 às 08.53.48.png

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 16/01/2023 at 09:55, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Não sei te garantir como cada site faz calculo, mas na minha opinião, o que faz mas sentido e o valor do dia da data com. Igual acontece nesse exemplo com os FIIs. 

E tem muita gente que prefere utilizar para calcular o próprio DY, pelo DY on cost

Captura de Tela 2023-01-16 às 08.53.48.png

Obrigado Danilo, faz muito mais sentido a forma como vc comentou. 

Link para compartilhar

• Criar novo...