Jump to content
  • 0

TESOURO SELIC


Maiara Anger

Pergunta

Oi Pessoal! Estou começando aqui do 0.

Acabei de assistir a aula de Tesouro Selic e fui no site do Tesouro fazer algumas simulações. 

Não entendi como é calculada a rentabilidade bruta destes investimentos abaixo (Tesouro SELIC 2029 teria uma rentabilidade estimada de 8,94):

 

Alguém saberia me explicar?

Obrigada!!

TESOURO SELIC.png

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Maiara Anger disse:

Oi Pessoal! Estou começando aqui do 0.

Acabei de assistir a aula de Tesouro Selic e fui no site do Tesouro fazer algumas simulações. 

Não entendi como é calculada a rentabilidade bruta destes investimentos abaixo (Tesouro SELIC 2029 teria uma rentabilidade estimada de 8,94):

 

Alguém saberia me explicar?

Obrigada!!

TESOURO SELIC.png

@Maiara Anger os títulos pós-fixados, ou seja, que são corrigidos por Selic, CDI, IPCA, IGPM etc, tanto o Tesouro Direto, quanto as Corretoras, se utilizam de previsões destes índices para calcular a rentabilidade anual dos títulos. Por esse motivo a rentabilidade está menor que os atuais 13,75% da Selic, pois a previsão da Selic até 2029 está um percentual menor.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Maiara Anger os títulos pós-fixados, ou seja, que são corrigidos por Selic, CDI, IPCA, IGPM etc, tanto o Tesouro Direto, quanto as Corretoras, se utilizam de previsões destes índices para calcular a rentabilidade anual dos títulos. Por esse motivo a rentabilidade está menor que os atuais 13,75% da Selic, pois a previsão da Selic até 2029 está um percentual menor.

Espero ter ajudado.

Flavio, aproveitando faz ideia porque existem 2 tesouros Selic ? Com prêmios diferentes ?

Que sentido faria comprar o que tem prêmio menor ? Não consigo entender isso…

por exemplo Tesouro Selic 2025

Selic + 0,05% 

Tesouro Selic 2029

Selic + 0,17%
 

Que sentido faz comprar o 2025 ??

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Flavio, aproveitando faz ideia porque existem 2 tesouros Selic ? Com prêmios diferentes ?

Que sentido faria comprar o que tem prêmio menor ? Não consigo entender isso…

por exemplo Tesouro Selic 2025

Selic + 0,05% 

Tesouro Selic 2029

Selic + 0,17%
 

Que sentido faz comprar o 2025 ??

@Marcelo Ribeiro eu entendo que há pessoas que se houvesse somente o 2025 não investiriam, pois o vencimento é muito curto, na outra ponta, se houvesse somente o 2029, haveriam pessoas que não investiriam, pois entendem que o prazo é muito longo.

Vale lembrar que apesar do Tesouro Selic ter baixa volatilidade de preço a mercado, em alguns momentos pode haver uma variação negativa, apesar que em poucas semanas o preço volta a normalidade. Pode ser algo que influencie também nessa questão de haverem pelo menos dois vencimentos em cada tipo de Tesouro. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...