Matheus Tavares Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás Sabe quando você vê tantos caminhos que não sabe mais oq fazer? Pandemia, situação financeira meio esquisita, comecei Direito por achar que seria útil e abriria algumas portas. Nessa mesma época a família reabriu uma empreiteira, e eu ja com 18 comecei a organizar tudo, financeiro, documentação, sempre tive muita educação financeira então chegou um ponto que eu cuidava do dinheiro de todo mundo da casa. 4 anos se passaram, último ano de Direito, passei na oab agora no início do ano, nesse tempo a Empreteira cresceu e ta faturando bem, e nesse meio adquirimos uma fazenda, gado, terrenos, e virei o "faz tudo" da família, analiso contratos, faço planejamento, faço todo o balanço financeiro da empresa, sempre na parte mais administrativa ou envolvendo dinheiro, não sou a palavra final mas tenho certa influência. A questão é. eu sempre fui mt fascinado por dinheiro, e como economizar ele KKKKK ent comecei ano passado a estudar tanto AUVP quanto direito tributário, fiz diversos cursos, livros, e estou sempre me atualizando. E agora estou no meio de uma loucura, eu não sei se dedico meu tempo só pra empresa e "aprendo" a advogar resolvendo os problemas dela, se tento juntar isso a criar meu escritório que sempre quis, se tento arrumar a fazenda pra virar um negócio de vdd (tem uns 150 gado nelore). Enfim, é um monte de opção e não sei exatamente no que focar. Penso que deveria focar na empreteira que é oq ta dando certo, mesmo sabendo nada de engenharia, e nos meus tempos vagos, tentando pegar algum caso ali mas sem me comprometer a um escritório agora, só ter umas IA boa pra manejar os casos e fé. E gostaria de ouvir sobre a experiências de vcs, já se viram nessa indecisão com vários caminhos ? como saber oq dar prioridade, e pra quem é de direito, mt loucura tentar montar um escritório agora, com pouca experiência ?
Felipe Ribeiro Dias Postado 8 horas atrás Postado 8 horas atrás Bom dia, Matheus. Interessante o cenário em que você se encontra. Você tem em mãos: 1 - Uma empreiteira da sua família, que parece estar operando bem; 2 - Uma fazenda da sua família, que ainda não está 100% operacional; 3 - Uma carteira da OAB, com um projeto de abrir seu próprio escritório. Para qualquer pessoa, conciliar essas três coisas parece difícil. Se eu fosse fazer isso, procuraria transferir algumas das minhas responsabilidades relacionadas à empreiteira e à fazenda a outras pessoas de confiança (afinal, são negócios familiares, não exclusivamente seus) e iniciaria o escritório com sócios que poderiam te ajudar tanto na atuação como jurídico da empreiteira e da fazenda quanto na prospecção e no atendimento a outros clientes. (Sendo eu mesmo advogado, acho que seria bastante difícil para você estabelecer um escritório de advocacia sozinho sem ter tempo para se dedicar a ele.) Enfim, não é impossível atuar nas três frentes. O que eu acho é que, sem ajuda de gente competente, as chances de você se atrapalhar são grandes.
Rafael Mançano Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás Cara, me identifico muito com isso também tenho interesses diversos e gosto de aprender coisas novas. Eu levaria a questão para o lado daquilo que te fosse mais rentável, o que te proporcionaria maior retorno em cima do seu tempo gasto. O escritório de advocacia começaria do zero, levaria um tempo até se consolidar, enquanto isso os outros negócios (empreiteira e fazenda) já estão rodando.
Gabriel De Carvalho Marroquim Medeiros Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás Bom dia, Matheus! Tudo certo? Fui lendo o teu relato e fiquei rindo comigo mesmo, pois aconteceram umas coisas parecidas comigo. Parece que os pais só mudam o endereço kkkkk. Eu também sou advogado - inclusive, parabéns pela aprovação no exame de ordem - e meu pai é advogado de carreira. Ele nunca quis que eu fosse advogado e vivia insistindo para que eu fizesse concurso, mas preferi seguir pela advocacia e vou te falar um pouco do que rolou. Além disso, meu pai participa de negócios em diferentes frentes, energia solar, empreiteira e outras coisas. Por isso achei a história parecida. Quando me formei segui tomando conta do escritório e meu pai está progressivamente se aposentando. Acho que foi uma decisão acertada, até porque vejo o escritório como uma empresa, não como uma simples banca jurídica. Mesmo eu já tendo uma base de clientes, quando comecei a advogar levou cerca de 3 anos para que a rentabilidade ficasse realmente interessante, pois os processos andam em ritmo lento. O que eu te diria hoje, já com a cabeça de quem fez uma dessas escolhas, é o seguinte: Veja qual dos 3 caminhos te traria mais satisfação profissional (satisfação profissional é um misto de pessoal e financeira) e veja onde você tem maior potencial de crescimento. Feito isso é interessante continuar como "faz tudo" por um tempo, mas progressivamente ir migrando para o caminho que você escolheu. Te digo isso porque começar um negócio do zero é algo que demanda tempo e esforço, e o resultado (principalmente na área jurídica) nem sempre é rápido. Concordo com @Felipe Ribeiro Dias quando ele diz que conciliar tudo parece difícil... e é! No entanto, acho que com paciencia e foco no longo prazo dá pra ir longe em qualquer das frentes que você escolher.
Recommended Posts