Jump to content
  • 0

Preço TETO de uma ação


Raphael Coutinho

Pergunta

Boa noite cardume,

Na caminhada por conhecimento achei interessante a perspectiva de saber qual o valor máximo para se pagar em uma ação e cheguei ao seguinte método:

1. Analisar P/L, P/VP, DY, VM, EBICT, ROI (padrão conforme aprendemos na AUVP)

2. Lucro ou prejuízo;

3. Preço TETO (qual é o valor máximo a ser pago por uma ação).


 

CALCULANDO PREÇO TETO

Preço teto médio – preço máximo para se pagar em uma ação de forma a manter uma margem de segurança predeterminada. Assim, para calcular este seguimos a seguinte lógica:

- Lucro líquido por ação médio (LPA)

LPA = Média do Lucro líquido    Total de ações

Obs.: interessante pegar uma média que inclua os últimos 5 anos (somasse todos os lucros líquidos dos últimos 5 anos e divide por 5) e depois dividir esse valor 
 

- DPA Médio

LPA x Payout médio = DPA médio
 

- Preço Teto Médio (PTM)

                                   DPA médio                                   0,06 (6%)

Obs.: você poderá estabelecer a margem de segurança que você desejar, estipulei em 6%, seguindo o direcionamento do Barsi;

IMPORTANTE - o preço teto médio é um direcionamento, entretanto, deve ser observado de forma ponderada, pois existe situações que extrapolam está lógica. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Estou namorando a TAEE11 vamos calcular pra ver como se faz, e qual o resultado...

LPA = 24,39 / 5 = 4,878 (Media do Lucro Liquido 5 anos)

Payout Médio = 71,19% 

DPA = 4,878 * 0,7119 = 3,472

Preço Teto = 3,472 / 0,06 = 57,87

Cotação atual dela esta em 35,02 ... ou seja, ela esta custando 60% do preço teto R$ 57,87 ! (calculo 5 anos)

Por curiosidade vou calcular usando a media de 10 anos também para ver se muda muito...

LPA = 36,63 / 10 = 3,663 (Media do Lucro Liquido 10 anos)

Payout Médio = 83,93% 

DPA = 3,663 * 0,8393 = 3,074

Preço Teto = 3,074 / 0,06 = 51,24

Cotação atual dela esta em 35,02 ... ou seja, ela esta custando 68% do preço teto R$ 51,24 ! (calculo 10 anos)

Meu comentário agora com visão de engenheiro maluco 🤣🤣🤣

Comprando a Taesa por R$ 57 no longo prazo pode se esperar um DY de 6%

Comprando agora por R$ 35 ... podemos esperar um DY de 9,92%

Animei mais ainda com a Taesinha agora kkkkkk

 

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu gosto da ideia de um preço teto, até porque não adianta você comprar uma boa ação por um preço ruim.

Eu gosto de ter assinatura de casa de analises nesse sentido. Leio os relatórios, vejo o preço teto, e tomo minha própria decisão, a recomendação deles seria só um norte para não ter que começar do zero a minha pesquisa. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Qual seu preço teto em Tasa4? Eu devo entrar em Tasa4 esse ano

1 minute ago, Raphael Coutinho disse:

Exatamente,
Tava doido para pegar WEG e TAURUS, mas quando olhei vi que estava bem distante. Fiz até uma tabelinha com os principais ativos que estou acompanhando para poder ter essa referência de TETO de preço

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu gosto da ideia de um preço teto, até porque não adianta você comprar uma boa ação por um preço ruim.

Eu gosto de ter assinatura de casa de analises nesse sentido. Leio os relatórios, vejo o preço teto, e tomo minha própria decisão, a recomendação deles seria só um norte para não ter que começar do zero a minha pesquisa. 

Só tem que verificar uma coisa, preço teto / alvo / etc de casa de analise acredito que seja bem diferente desse preço teto que calculamos aqui, este é baseado em dividendos de pelo menos 6% ao ano no longo prazo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Marcelo Ribeiro disse:

Só tem que verificar uma coisa, preço teto / alvo / etc de casa de analise acredito que seja bem diferente desse preço teto que calculamos aqui, este é baseado em dividendos de pelo menos 6% ao ano no longo prazo

Sim sim, é outra formula que eles usam, é baseada em valuation. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

o DY deles esta em 12%

Tem que pegar a media do payout dos últimos 5 anos...

Pelo que estou vendo 0 / 0 / 0 / 30,21 / 0 = ou seja, payout médio = 6%

Entendendo a formula do Barsi e a logica por trás... vemos que uma empresa que distribui em media 6% dos lucros, para uma estrategia de dividendos, é complicado !

Pode estar errada minha fonte dos payouts dos últimos 5 anos, olhei rapidinho aqui na internet

Mas olha o gráfico de dividendos deles... eu ficaria longe rsrsrsrs (se a ideia é ação para dy)

image.png.f4e0b132f0500694378eb1b1514b97d6.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Essa questão do preço teto eu acho muito importante, mas também tenho uma dificuldade tremenda pra decidir se preciso aguardar um determinado preço pra realizar a compra de uma ação ou não.

Como o foco é longo prazo, estou focando em analisar bem os setores e escolher boas empresas pra fazer compra recorrente e criar um preço médio das ações.

Mas com esse tópico lembrei de uma coisa que li no livro "O mais importante para o investidor" que foca bastante nisso, o autor da bastante ênfase na questão preço, ele diz basicamente que "Uma ação considerada de risco elevado pode se tornar uma ótima compra quando comprada por um preço baixo e uma ação considerada de baixo risco pode se tornar de alto risco se comprada por um preço elevado"

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fiquei brincando aqui e pesquisando com esses dados, e encontrei uma coisa que achei muito louca, queria ver se mais alguém poderia dar uma olhada ou calcular para entendermos...

CPLE6 

Esta cotada a R$ 7,74 e o teto dela deu acima de R$ 50 !!

Com o preço atual dela, esta dando um calculo acima de 30% de DY

Mas por conta destes números acho que fiz alguma merd... não faz muito sentido isso !

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Fiquei brincando aqui e pesquisando com esses dados, e encontrei uma coisa que achei muito louca, queria ver se mais alguém poderia dar uma olhada ou calcular para entendermos...

CPLE6 

Esta cotada a R$ 7,74 e o teto dela deu acima de R$ 50 !!

Com o preço atual dela, esta dando um calculo acima de 30% de DY

Mas por conta destes números acho que fiz alguma merd... não faz muito sentido isso !

 

Tem dividendos não recorrentes, talvez seja por culpa disso

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Qual seu preço teto em Tasa4? Eu devo entrar em Tasa4 esse ano

 

Então estou analisando, os indicativos financeiros são excelentes da taurus, mas o histórico de DY é ruim. Vô entrar nela tbm, tem previsão de dividendos maiores do que do ano passado (olhei no IR da Taurus)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Sim sim, é outra formula que eles usam, é baseada em valuation. 

Acredito que não pelo que eu pesquisei,

Plataforma do Barsi utliza exatamente essa formula (o que varia é a margem de segurança de cada um), a diferença que eles tem 3 tipos de preço teto (preço teto futuro, atual...) e em regra eles utilizam menos anos de histórico para calcular a média (3 anos, aqui eu gosto de usar no mínimo 5 anos)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, Raphael Coutinho disse:

Acredito que não pelo que eu pesquisei,

Plataforma do Barsi utliza exatamente essa formula (o que varia é a margem de segurança de cada um), a diferença que eles tem 3 tipos de preço teto (preço teto futuro, atual...) e em regra eles utilizam menos anos de histórico para calcular a média (3 anos, aqui eu gosto de usar no mínimo 5 anos)

Digo as casas de analises. 

E falando no Barsi, vi que TASA4 é uma ação que ele tem comprado. Mas lembrando, não é porque ele comprou que devemos comprar, não sabemos qual é a estratégia dele, qual a parte do capital que ele esta colocando. Devemos comprar a empresa pela nossa própria avaliação!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Raphael Coutinho disse:

Boa noite cardume,

Na caminhada por conhecimento achei interessante a perspectiva de saber qual o valor máximo para se pagar em uma ação e cheguei ao seguinte método:

1. Analisar P/L, P/VP, DY, VM, EBICT, ROI (padrão conforme aprendemos na AUVP)

2. Lucro ou prejuízo;

3. Preço TETO (qual é o valor máximo a ser pago por uma ação).


 

CALCULANDO PREÇO TETO

Preço teto médio – preço máximo para se pagar em uma ação de forma a manter uma margem de segurança predeterminada. Assim, para calcular este seguimos a seguinte lógica:

- Lucro líquido por ação médio (LPA)

LPA = Média do Lucro líquido    Total de ações

Obs.: interessante pegar uma média que inclua os últimos 5 anos (somasse todos os lucros líquidos dos últimos 5 anos e divide por 5) e depois dividir esse valor 
 

- DPA Médio

LPA x Payout médio = DPA médio
 

- Preço Teto Médio (PTM)

                                   DPA médio                                   0,06 (6%)

Obs.: você poderá estabelecer a margem de segurança que você desejar, estipulei em 6%, seguindo o direcionamento do Barsi;

IMPORTANTE - o preço teto médio é um direcionamento, entretanto, deve ser observado de forma ponderada, pois existe situações que extrapolam está lógica. 

Faço a mesma análise, mas uso todas as formas conhecidas para potencial (Graham), para rumo em PREÇO TETO eu dou uma diferenciada para as boas pagadoras de dividendo uso a PTM,  mas também quando a ação é boa (passada por análise) e o P/VP está abaixo de 1 e sei o que vai acontecer no ano, compro pra abaixar o PM. Mas tudo isso uso só como referência mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...