Jump to content

Dúvida: TAEE4 e TRPL4


Recommended Posts

26 minutes ago, Enely Guerreiro disse:

Tenho TRPL4 e a empresa tem 26% de TAEE3 e 0% de TAEE4. Se eu aportar em TAEE4, não fico exposto em empresas correlacionadas, estou certa nesse raciocínio ou não?

Bom dia Enely!

Infelizmente não é por aí. TAEE3 e TAEE4 são ações da mesma empresa (ordinárias e preferenciais, respectivamente), então comprando qualquer uma das duas você estará investindo na Taesa, que possui a ISA Investimentos e Participações do Brasil (controladora da TRPL4) como um grande acionista que influencia as decisões da empresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Enely Guerreiro, empresas correlatas podem ter correlação positiva, ou seja, se uma empresa sobe a outra sobe, se uma cai a outra cai. Ou podem ter correlação negativa, se uma empresa sobe a outra cai, se uma cai a outra sobe.

 

Como você está vendo duas empresas de energia, e que estão em sua maioria em energia elétrica elas são bem correlacionadas sim. Se por exemplo a ANEEL solta uma nova regulamentação as duas terão que seguir.

 

Empresas não correlacionadas são empresas de setores distintos, por exemplo uma empresa de produção de gado e outra de vídeo games, se tiver uma seca e os gados morrerem não vai afetar os vídeo games.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...