Enely Guerreiro Postado 23 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Janeiro de 2023 Tenho TRPL4 e a empresa tem 26% de TAEE3 e 0% de TAEE4. Se eu aportar em TAEE4, não fico exposto em empresas correlacionadas, estou certa nesse raciocínio ou não? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 23 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Janeiro de 2023 26 minutes ago, Enely Guerreiro disse: Tenho TRPL4 e a empresa tem 26% de TAEE3 e 0% de TAEE4. Se eu aportar em TAEE4, não fico exposto em empresas correlacionadas, estou certa nesse raciocínio ou não? Bom dia Enely! Infelizmente não é por aí. TAEE3 e TAEE4 são ações da mesma empresa (ordinárias e preferenciais, respectivamente), então comprando qualquer uma das duas você estará investindo na Taesa, que possui a ISA Investimentos e Participações do Brasil (controladora da TRPL4) como um grande acionista que influencia as decisões da empresa. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Levy Anesi Py Júnior Postado 23 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Janeiro de 2023 Oi @Enely Guerreiro, empresas correlatas podem ter correlação positiva, ou seja, se uma empresa sobe a outra sobe, se uma cai a outra cai. Ou podem ter correlação negativa, se uma empresa sobe a outra cai, se uma cai a outra sobe. Como você está vendo duas empresas de energia, e que estão em sua maioria em energia elétrica elas são bem correlacionadas sim. Se por exemplo a ANEEL solta uma nova regulamentação as duas terão que seguir. Empresas não correlacionadas são empresas de setores distintos, por exemplo uma empresa de produção de gado e outra de vídeo games, se tiver uma seca e os gados morrerem não vai afetar os vídeo games. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Douglas Quintanilha Miranda De Souza Postado 24 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Janeiro de 2023 Os controladores da TAESA são CEMIG e ISA. Por isso a TAESA tem uma politica de distribuição de dividendos perenes, não é para beneficiar o investidor, é para repassar dinheiro para CEMIG e ISA Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts