Jump to content

DY de Ações maior que 15% ao ano, sem ser golpe? Será??


Recommended Posts

Olá S@rdinhas, 

Vejam se essa matemática faz sentido e me digam o que acham....

Você investe 10 mil reais em uma carteira de ações de boas empresas, pagadoras de dividendos, esperando receber um DY médio de 6% ao ano.

Considerando que as empresas são boas, o preço das ações tende a se valorizar, cobrindo a inflação e crescendo um pouco.  Vamos considerar um aumento médio de 10% ao ano no preço da ação, ao longo de 5 anos.

Assim sendo 10 mil reais X 1,1 (equivalente ao 10%) x 1,1 x 1,1 x 1,1 x 1,1 equivalerão a R$ 16.105,10 dentro de 5 anos e a R$ 25.937,42 dentro de 10 anos.  Isso tudo sem reinvestir nada, apenas os 10 mil originais.

E a rentabilidade?  em 5 anos, 6% de 16.105,10 = R$ 966,31.  Sobre o seu custo, os 10k, são 9,66% aa.  Em 10 anos, 6% de 25.937,42 = 1556,22 = 15,6% aa.  Isso sem reinvestir nada, gastando todos os proventos.  Com reinvestimento dos proventos, os números melhoram muito!!

Se você (como eu) duvidar desse crescimento de 10% aa no valor das ações, pegue as suas ações de empresas boas pagadoras de dividendos e olha o gráfico da cotação de 5 anos e veja quanto os ativos se valorizaram.  Acho que vocês terão uma supresa bem agradável!!

Me contem aí se eu estou "vendo coisas" ou se essa minha matemática faz sentido...

 

Abraços!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

35 minutes ago, William Redig disse:

Olá S@rdinhas, 

Vejam se essa matemática faz sentido e me digam o que acham....

Você investe 10 mil reais em uma carteira de ações de boas empresas, pagadoras de dividendos, esperando receber um DY médio de 6% ao ano.

Considerando que as empresas são boas, o preço das ações tende a se valorizar, cobrindo a inflação e crescendo um pouco.  Vamos considerar um aumento médio de 10% ao ano no preço da ação, ao longo de 5 anos.

Assim sendo 10 mil reais X 1,1 (equivalente ao 10%) x 1,1 x 1,1 x 1,1 x 1,1 equivalerão a R$ 16.105,10 dentro de 5 anos e a R$ 25.937,42 dentro de 10 anos.  Isso tudo sem reinvestir nada, apenas os 10 mil originais.

E a rentabilidade?  em 5 anos, 6% de 16.105,10 = R$ 966,31.  Sobre o seu custo, os 10k, são 9,66% aa.  Em 10 anos, 6% de 25.937,42 = 1556,22 = 15,6% aa.  Isso sem reinvestir nada, gastando todos os proventos.  Com reinvestimento dos proventos, os números melhoram muito!!

Se você (como eu) duvidar desse crescimento de 10% aa no valor das ações, pegue as suas ações de empresas boas pagadoras de dividendos e olha o gráfico da cotação de 5 anos e veja quanto os ativos se valorizaram.  Acho que vocês terão uma supresa bem agradável!!

Me contem aí se eu estou "vendo coisas" ou se essa minha matemática faz sentido...

 

Abraços!

Fala William,

Acredito que só tenha uma coisa que passou batido talvez...

Quando você calcula o dividendo no preço de custo tem que descontar a inflação eu acho

Tipo no exemplo, os 6% de hoje são so mesmos 9% por exemplo sobre o custo, pois se aplicar a inflação no custo chegaria nos mesmo 6% ou algo parecido...

Mas o que o pessoal sempre acaba dizendo é que existe a proteção da inflação, pois os 6% continuam chegando... pois o ativo vai se valorizando

Mas ai tem os casos que os ativos se valorizam mais que a inflação, nestes casos a diferença aparece

Posso estar falando uma grande besteria, então leiam com cautela 😄

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, William Redig disse:

Olá S@rdinhas, 

Vejam se essa matemática faz sentido e me digam o que acham....

Você investe 10 mil reais em uma carteira de ações de boas empresas, pagadoras de dividendos, esperando receber um DY médio de 6% ao ano.

Considerando que as empresas são boas, o preço das ações tende a se valorizar, cobrindo a inflação e crescendo um pouco.  Vamos considerar um aumento médio de 10% ao ano no preço da ação, ao longo de 5 anos.

Assim sendo 10 mil reais X 1,1 (equivalente ao 10%) x 1,1 x 1,1 x 1,1 x 1,1 equivalerão a R$ 16.105,10 dentro de 5 anos e a R$ 25.937,42 dentro de 10 anos.  Isso tudo sem reinvestir nada, apenas os 10 mil originais.

E a rentabilidade?  em 5 anos, 6% de 16.105,10 = R$ 966,31.  Sobre o seu custo, os 10k, são 9,66% aa.  Em 10 anos, 6% de 25.937,42 = 1556,22 = 15,6% aa.  Isso sem reinvestir nada, gastando todos os proventos.  Com reinvestimento dos proventos, os números melhoram muito!!

Se você (como eu) duvidar desse crescimento de 10% aa no valor das ações, pegue as suas ações de empresas boas pagadoras de dividendos e olha o gráfico da cotação de 5 anos e veja quanto os ativos se valorizaram.  Acho que vocês terão uma supresa bem agradável!!

Me contem aí se eu estou "vendo coisas" ou se essa minha matemática faz sentido...

 

Abraços!

Bom dia William!

De fato, as pagadoras de dividendos (no geral) conseguem gerar muito valor ao acionista. Algum tempo atrás vi um estudo que separou as empresas por faixas de payout e retornos anualizados - o retorno era uma reta crescente conforme o payout aumentava. Porém, os dividendos não são uma consequência direta disso: empresas com um payout mais elevado geralmente são mais sólidas, por isso entregam um bom retorno e o dividendo é apenas outra consequência.

Em relação ao gráfico da cotação de 5 anos, é um período muito curto... A bolsa ficou 6 anos lateralizada, de 2010 até 2016, mas de 2016 até 2021 subiu quase 240%, simplesmente por conta do cenário econômico no pais. Não foram só as empresas que pagam dividendos, quase todas subiram.

Mas os números não mentem, empresas que pagam dividendos entregam um ótimo retorno, mas não é diretamente por causa deles. Inclusive, é fundamental reinvestir os proventos!

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, William Redig disse:

Olá S@rdinhas, 

Vejam se essa matemática faz sentido e me digam o que acham....

Você investe 10 mil reais em uma carteira de ações de boas empresas, pagadoras de dividendos, esperando receber um DY médio de 6% ao ano.

Considerando que as empresas são boas, o preço das ações tende a se valorizar, cobrindo a inflação e crescendo um pouco.  Vamos considerar um aumento médio de 10% ao ano no preço da ação, ao longo de 5 anos.

Assim sendo 10 mil reais X 1,1 (equivalente ao 10%) x 1,1 x 1,1 x 1,1 x 1,1 equivalerão a R$ 16.105,10 dentro de 5 anos e a R$ 25.937,42 dentro de 10 anos.  Isso tudo sem reinvestir nada, apenas os 10 mil originais.

E a rentabilidade?  em 5 anos, 6% de 16.105,10 = R$ 966,31.  Sobre o seu custo, os 10k, são 9,66% aa.  Em 10 anos, 6% de 25.937,42 = 1556,22 = 15,6% aa.  Isso sem reinvestir nada, gastando todos os proventos.  Com reinvestimento dos proventos, os números melhoram muito!!

Se você (como eu) duvidar desse crescimento de 10% aa no valor das ações, pegue as suas ações de empresas boas pagadoras de dividendos e olha o gráfico da cotação de 5 anos e veja quanto os ativos se valorizaram.  Acho que vocês terão uma supresa bem agradável!!

Me contem aí se eu estou "vendo coisas" ou se essa minha matemática faz sentido...

 

Abraços!

Pensando mais um pouco sobre a ideia (depois quero testar numa planilha)

Mas acho que deveríamos aplicar a inflação do período quando pegamos um custo antigo, ou seja,

Custo de 5 anos atras, pagou sobre ele 20% de DY ... porem nestes 5 anos teve 15% de IPCA, ai o ganho real mesmo desse dividend on cost seria de 5% , faz sentido ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Pensando mais um pouco sobre a ideia (depois quero testar numa planilha)

Mas acho que deveríamos aplicar a inflação do período quando pegamos um custo antigo, ou seja,

Custo de 5 anos atras, pagou sobre ele 20% de DY ... porem nestes 5 anos teve 15% de IPCA, ai o ganho real mesmo desse dividend on cost seria de 5% , faz sentido ?

 

Oi Marcelo ,

Te confesso que eu não fiz contas profundas, mas ao invés disso, eu peguei a lista dos meus ativos da lista de pagadores de dividendos e olhei o gráfico de 5 anos do ativo, vendo quanto era o preço lá atrás e preço de hoje.  Constatei que alguns ativos tiveram uma valorização grande:

Taesa, passou de 20,xx para os atuais 37,xx que dá 85%

Vale passou de 40 para 94 - 135%

Enauta de 10 para 15 - 50%

CSN de 10 para 18 - 80%

Não são todos os ativos, alguns subiram muito mais e outros muito menos, da mesma forma que alguns pagaram mais de 6% e outros menos.

Isso foi considerando um periodo de 5 anos, dos quais 3 a bolsa andou de lado como o @Matheus Malheiros Pinto mencionou.  Quanto maior a janela de tempo, mais promissor parece o cenário, mesmo considerando a inflação acumulada (IPCA) de 32,5% entre 12/2017 e 12/2022.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, William Redig disse:

Oi Marcelo ,

Te confesso que eu não fiz contas profundas, mas ao invés disso, eu peguei a lista dos meus ativos da lista de pagadores de dividendos e olhei o gráfico de 5 anos do ativo, vendo quanto era o preço lá atrás e preço de hoje.  Constatei que alguns ativos tiveram uma valorização grande:

Taesa, passou de 20,xx para os atuais 37,xx que dá 85%

Vale passou de 40 para 94 - 135%

Enauta de 10 para 15 - 50%

CSN de 10 para 18 - 80%

Não são todos os ativos, alguns subiram muito mais e outros muito menos, da mesma forma que alguns pagaram mais de 6% e outros menos.

Isso foi considerando um periodo de 5 anos, dos quais 3 a bolsa andou de lado como o @Matheus Malheiros Pinto mencionou.  Quanto maior a janela de tempo, mais promissor parece o cenário, mesmo considerando a inflação acumulada (IPCA) de 32,5% entre 12/2017 e 12/2022.

 

Exato… normalmente os ativos sobem mais que a inflação, pois as empresas repassam isso para os produtos e serviços, mas é que as vezes o YOC engana um pouco… vamos pegar um exemplo que você citou, Enauta

vamos supor que ela vai pagar 1,00

temos 3 formas de olhar isso

1 em 15 DY = 6,66%

1 em 10 YOC = 10%

1 em 13,25 YOC + IPCA = 7,54%
 

veja que como o papel subiu mais que o ipca o YOC corrigido entregou mais mesmo… e veja que o YOC simples deixa a gente meio “enganado” e feliz kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pensando mais um pouco sobre a ideia (depois quero testar numa planilha)

Mas acho que deveríamos aplicar a inflação do período quando pegamos um custo antigo, ou seja,

Custo de 5 anos atras, pagou sobre ele 20% de DY ... porem nestes 5 anos teve 15% de IPCA, ai o ganho real mesmo desse dividend on cost seria de 5% , faz sentido ?

 

Só uma pequena correção: para corrigir os valores, na realidade deve ser dividido, não subtraído: 

Ganhos de 20% ao ano - R$100 pagam R$20

Inflação de 15% - R$100 custam R$115

Seu ganho real não foi 5%, mas sim 120/115 (só fazer uma regra de 3), o que resulta em 4,34%.

Com porcentagens mais alta isso realmente faz diferença, pense em um ganho de 100% e inflação de 50%. Seu ganho real não foi 50% mas sim 33,34%

Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Só uma pequena correção: para corrigir os valores, na realidade deve ser dividido, não subtraído: 

Ganhos de 20% ao ano - R$100 pagam R$20

Inflação de 15% - R$100 custam R$115

Seu ganho real não foi 5%, mas sim 120/115 (só fazer uma regra de 3), o que resulta em 4,34%.

Com porcentagens mais alta isso realmente faz diferença, pense em um ganho de 100% e inflação de 50%. Seu ganho real não foi 50% mas sim 33,34%

Entendi, e obrigado!  eu vou submeter todos os meus ativo pagadores de dividendos a um estudo considerando o preço há 5 anos, preço a 10 anos.  Vou ver ainda se consigo o DY real dos últimos 5 ou 10 anos para fazer uma média.  Isso vai levar tempo...  Depois eu atualizo vocês com os meus achados, mas estou achando que isso vai ficar para o próximo final de semana, pois esse agora tem encontro em Goiânia!! :-)

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, William Redig disse:

Entendi, e obrigado!  eu vou submeter todos os meus ativo pagadores de dividendos a um estudo considerando o preço há 5 anos, preço a 10 anos.  Vou ver ainda se consigo o DY real dos últimos 5 ou 10 anos para fazer uma média.  Isso vai levar tempo...  Depois eu atualizo vocês com os meus achados, mas estou achando que isso vai ficar para o próximo final de semana, pois esse agora tem encontro em Goiânia!! :-)

Aeee FDS da Baguncinha geral ! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, William Redig disse:

Entendi, e obrigado!  eu vou submeter todos os meus ativo pagadores de dividendos a um estudo considerando o preço há 5 anos, preço a 10 anos.  Vou ver ainda se consigo o DY real dos últimos 5 ou 10 anos para fazer uma média.  Isso vai levar tempo...  Depois eu atualizo vocês com os meus achados, mas estou achando que isso vai ficar para o próximo final de semana, pois esse agora tem encontro em Goiânia!! :-)

Eu tenho na minha planilha de controle, o YOC de todos os ativos, a planilha já faz o calculo somando o valor total que paguei pelo ativo e dividi pelo total já recebido de dividendos, o resultado em alguns ativos é impressionante mas em outros, principalmente de empresa de crescimento, chega a doer os olhos, mesmo sabendo que o foco daquele ativo não seja o dividendo em si....

Na ilustração abaixo é o ativo, quanto já recebi e YOC. 

image.png.8732377c4aed5cdaa9ea9070988ba6e0.png

Link para compartilhar
Share on other sites

42 minutes ago, JACKSON FERREIRA disse:

Eu tenho na minha planilha de controle, o YOC de todos os ativos, a planilha já faz o calculo somando o valor total que paguei pelo ativo e dividi pelo total já recebido de dividendos, o resultado em alguns ativos é impressionante mas em outros, principalmente de empresa de crescimento, chega a doer os olhos, mesmo sabendo que o foco daquele ativo não seja o dividendo em si....

Na ilustração abaixo é o ativo, quanto já recebi e YOC. 

image.png.8732377c4aed5cdaa9ea9070988ba6e0.png

Oi Jackson, obrigado por compartilhar.  Essa conta que eu estou tentando fazer é apenas das ações que pagam bons dividendos.  Pelo que entendi, você somou os proventos todos que recebeu, certo?  Se for isso, a conta que eu estou querendo fazer é diferente:  Quanto eu vou receber daqui a 5 anos e daqui a 10 anos pelos R$ 10.000,00 que aportei hoje.  Não é o DY acumulado e sim o DY do ano 5 e ano 10.  Quantos % ele vai ser dos 10 mil?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, William Redig disse:

Oi Jackson, obrigado por compartilhar.  Essa conta que eu estou tentando fazer é apenas das ações que pagam bons dividendos.  Pelo que entendi, você somou os proventos todos que recebeu, certo?  Se for isso, a conta que eu estou querendo fazer é diferente:  Quanto eu vou receber daqui a 5 anos e daqui a 10 anos pelos R$ 10.000,00 que aportei hoje.  Não é o DY acumulado e sim o DY do ano 5 e ano 10.  Quantos % ele vai ser dos 10 mil?

Ahh, entendi William, foi equivocado meu comentário mesmo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...