Jump to content
  • 0

Comparandos CRI's e CRA's com outra renda fixa.

Fernando Mietto Indalecio Loterio

Pergunta

Fala sardinhas, beleza?

Galera, estou no módulo 3, na aula 12 o Raul acaba dando um exemplo de como calcular para verificar se vale a pena investir nos CRI's CRA's ou CDB's e/ou Tesouro.
Para início, só posso comparar Pré fixados com Pré fixados e pós com pós, certo?
Outra coisa, o ideal é apenas comparar títulos com a mesma data de resgate ou posso comparar com tempos diferentes?

Exemplo: CRA rendendo CDI+3% (16,65 hoje) resgate em 2028 / CDB rendendo 130% CDI (17,745 hoje) resgate em 2026

Posso fazer a conta (usando a calculadora de juros compostos do site) desses 2 títulos ambos com vencimento em 2026 para ver qual renderia mais no mesmo período (descontando IR do CDB), ou o ideal é fazer o calculo pra vencimento em 1 ano, independente do resgate, já que o CDI é variável??

O mesmo se fosse um exemplo de rendimento fixo, o ideal é sempre comparar títulos com o mesmo período para resgate?

Valeeeeu

Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Para ter uma ideia você consegue sim comparar pos fixado com pre fixado. Acho só dificil comparar eles com títulos atrelado a IPCA.

Só tem que lembrar que no pre fixado você vai levar essa taxa até o final e no pos ela pode tanto subir como cair.

Eu quando vou comparar renda fixa, gosto de usar uma calculadora da valor, você pode por as informações e ve o que acha que faz mais sentido 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 31/01/2023 at 22:21, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa precisamos tomar cuidado com cálculos desta forma apresentada na calculadora, pois a inflação é imprevisível e a partir do momento que você define um percentual fixo para ela, você está dizendo que terá aquela inflação no período, porém qualquer percentual diferente irá distorcer completamente os cálculos.

Quando consideramos, por exemplo, uma rentabilidade de 8%aa líquida (já descontada a inflação), independente de qual seja a inflação ao longo do tempo, os cálculos são apresentados em valores com poder de compra similares aos atuais, o que é diferente de dizermos que a inflação em 30 anos será de 6%aa. A distorção nos cálculos será muito grande.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Danilo Alves Silva Spinola Barbosa precisamos tomar cuidado com cálculos desta forma apresentada na calculadora, pois a inflação é imprevisível e a partir do momento que você define um percentual fixo para ela, você está dizendo que terá aquela inflação no período, porém qualquer percentual diferente irá distorcer completamente os cálculos.

Quando consideramos, por exemplo, uma rentabilidade de 8%aa líquida (já descontada a inflação), independente de qual seja a inflação ao longo do tempo, os cálculos são apresentados em valores com poder de compra similares aos atuais, o que é diferente de dizermos que a inflação em 30 anos será de 6%aa. A distorção nos cálculos será muito grande.

Sim sim, é só para ter uma ideia, geralmente acabo até desconsiderando a inflação, já que ela vai agir igual em todos os títulos 

Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Sim sim, é só para ter uma ideia, geralmente acabo até desconsiderando a inflação, já que ela vai agir igual em todos os títulos 

Exato. Eu também faço simulações com rentabilidade real para não perder o parâmetro "poder de compra" do resultado da simulação. E eu sou bem conservador neste quesito, faço 3 simulações usando 6%aa, 7%aa e 8%aa para no futuro ter uma boa surpresa rsrsrsrs

Link para compartilhar

• Criar novo...